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Troca de Links: o que são links recíprocos e como utilizá-los de forma agregadora?

Saiba mais sobre os links recíprocos e como eles devem ser utilizados para melhorar o posicionamento do conteúdo na busca orgânica.

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Por Kélen Oliveira
em 04/04/22

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Aperto de mãos - Troca de Links: o que são links recíprocos e como utilizá-los de forma agregadora?

Saiba mais sobre os links recíprocos e como eles devem ser utilizados para melhorar o posicionamento do conteúdo na busca orgânica.

Para alcançar o topo do ranking das pesquisas do Google, uma série de estratégias de SEO são utilizadas, especialmente na hora de produzir um conteúdo. Os links recíprocos, por exemplo, fazem parte da construção de um conteúdo relevante, pois proporcionam uma experiência melhor ao leitor, além de ajudar no rankeamento dos motores de busca.

E como um bom posicionamento orgânico nos buscadores leva ao maior número de acessos a um determinado conteúdo, gerando mais tráfego para o site, é importante ter em mente o quanto de cuidado é necessário na hora de utilizar todas as ferramentas disponíveis. 

Sabemos que a partir do investimento em marketing digital, os resultados esperados para o negócio são mais facilmente alcançados. Contudo, mais do que inserir links indiscriminadamente no seu texto, é importante compreender para que eles servem e como esta ação deve ser realizada para que não prejudique o desempenho do conteúdo frente ao algoritmo.

Neste artigo vamos entender melhor como funcionam os links recíprocos e como utilizá-los de forma agregadora, a fim de melhorar o posicionamento orgânico do seu site no Google. Confira!

Afinal, o que são links recíprocos?

Os chamados links recíprocos podem ser explicados como uma troca de links (Link Building), onde, geralmente, os proprietários de sites realizam acordos para colocarem links em seus sites ou conteúdos, que direcionem para o site parceiro. Essa troca costuma ser feita entre dois ou mais webmasters, conectando uma página à outra. Essa troca de links recíprocos pode ser feita através de uma citação no blog ou de um guest post.

Por exemplo, uma marca de roupas pode fazer parceria com uma marca de sapatos e, em seus conteúdos de blog, inserir links para um conteúdo da empresa parceira, ao citar uma tendência de moda que envolva seus produtos, criando links recíprocos. Ou ainda, solicitar para um designer de moda da empresa parceira elaborar guest posts para ser publicado no blog da marca de roupas, remetendo um link ao site da marca de sapatos.

O objetivo nessa troca é aumentar a autoridade de ambos sites envolvidos, obtendo ganhos de SEO.

Benefícios associados à utilização de links recíprocos

Os links recíprocos tendem a desempenhar um importante papel nas estratégias de SEO, desde que sejam utilizados de forma correta. Assim, eles garantem um aprimoramento da experiência do usuário, facilitando a navegação e o acesso a outros conteúdos, que complementam a pesquisa.

A seguir, listamos alguns benefícios de utilizar links recíprocos na sua estratégia de marketing e SEO:

Posicionam seu site como uma autoridade confiável

Ao utilizar links recíprocos, seu site pode atingir um nível maior de autoridade de domínio e se tornar mais confiável. Isso é possível porque essa estratégia oferece recursos adicionais aos usuários e clientes em potencial, demonstrando compreensão das necessidades e das soluções que estão sendo buscadas.

Ou seja, utilizar links recíprocos demonstra confiança no que está sendo indicado, já que estes links redirecionam o usuário para outras páginas e conteúdos que também são relevantes.

Essa ação é reconhecida pelos algoritmos dos motores de busca, que farão com que seu site suba posições na SERP (Search Engine Results Page), ou em português “página de resultados dos motores de busca”.

Aumentam significativamente o tráfego do site

Ao criar links recíprocos em sites parceiros, é possível aumentar significativamente o tráfego do seu site. E com a atração de novos usuários, é possível também alcançar mais leads, que poderão se converter em clientes. Além disso, esse aumento de tráfego sinaliza os mecanismos de busca de que seu site está recebendo mais visitas, o que também interfere n o ranking da página de resultados.

Melhoram a experiência do usuário

Como já dissemos anteriormente, ao utilizar os links recíprocos, é possível melhorar a experiência do usuário que acessa seu site. Se, por exemplo, dentro de um post de blog, alguns termos ou ideias direcionarem para um conteúdo que explique e exemplifique um determinado assunto, seu leitor/cliente terá acesso a informações complementares que podem ajudá-lo a solucionar sua dor. Assim, o usuário terá maior confiança no seu conteúdo, o que aumenta o engajamento. 

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Links recíprocos podem ser confundidos com link farm?

O chamado link farm tem esse nome por ser considerado uma espécie de “fazenda”, onde há um cultivo de  links. Isso quer dizer que muitos links são direcionados para um mesmo site, fazendo com que uma quantidade grande de links externos seja “cultivada” dentro de um único domínio.

Apesar dessa prática melhorar o ranqueamento do site no Google, quando o link farm é detectado, a página pode sofrer penalidades, como perder posições nos resultados da busca orgânica.

Porém, apesar de serem confundidos, o link farm é diferente de links recíprocos. Estes são uma troca natural e combinada, que integram assuntos ou complementam um mesmo tema, e não deve ser vista como uma prática utilizada para burlar os algoritmos.

No entanto, é importante ficar atento para não exagerar nos links recíprocos, repetindo o direcionamento para uma mesma página ou fazendo essa linkagem em muitos sites de uma só vez. Assim como acontece em outras estratégias de SEO, é preciso ter atenção e utilizar a técnica com parcimônia.

Como utilizar links recíprocos de forma agregadora para seu site?

Como uma estratégia de SEO benéfica para melhorar o posicionamento de um site na busca orgânica, os links recíprocos devem ser utilizados respeitando algumas regras e com bastante atenção, para evitar um efeito contrário do esperado.

Veja a seguir como fazer isso de forma a obter os resultados desejados:

Certifique-se de estar linkando um conteúdo relevante

Na hora de fazer link com outros sites e conteúdos, é importante saber se eles são realmente relevantes para o seu público e se aquela informação adicional será válida para ajudar o usuário a resolver o problema. 

Ou seja, focar apenas no ranqueamento de SEO e SERP não deve ser o objetivo da estratégia. Você deve se concentrar no seu público, na dor da sua persona e melhorar a experiência com conteúdos relevantes e de qualidade.

Analise as métricas de SEO do outro site

Se você está buscando melhorar a autoridade do seu site, nada mais justo que criar links recíprocos com outro site que já possua algum nível de autoridade de domínio, certo?


Por isso, é importante analisar as métricas do site parceiro, para que a estratégia seja mais eficaz e impacte positivamente seu SEO. Para fazer essa análise, existem algumas ferramentas gratuitas disponíveis que você pode encontrar facilmente numa pesquisa pelo Google.

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Construa parcerias autênticas com outros sites

Na hora de iniciar uma estratégia de SEO com o uso de links recíprocos, é fundamental estabelecer parcerias e relacionamentos que agreguem valor ao seu conteúdo e que sejam autênticas e bem direcionadas. 

Num primeiro momento, você pode começar utilizando links que considera confiáveis e que entreguem um conteúdo relevante, sem que haja uma troca. Assim, aos poucos, o site outro pode devolver o link, tornando a relação mais consolidada.

Mantenha um bom relacionamento com blogueiros e influenciadores

Sobretudo para quem busca fortalecer sua marca ou alavancar a venda de produtos e serviços, estabelecer parcerias e relacionamento com influenciadores digitais e blogueiros pode agregar significativamente à sua estratégia de links recíprocos. Porém, isso deve ser feito de modo natural, buscando essa relação com pessoas que tenham, de fato, uma identificação com a marca ou produto, pois isso gera valor também para o seu cliente.

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Você gostaria de crescer o faturamento da sua empresa sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios? Caso esse questionamento faça sentido para o seu negócio, você PRECISA ampliar as ações em otimização de SEO. Como resultado do emprego desta estratégia, o site da sua empresa passará a receber tráfego orgânico qualificado, algo que pode fazer uma verdadeira revolução em suas vendas.

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