O que é e como usar o co-marketing para aumentar a autoridade da sua marca e converter muito mais?
Co-marketing é uma estratégia de marketing colaborativo; é quando duas ou mais empresas que compartilham um público-alvo semelhante, se unem em uma ação promocional, em busca de alavancar seus resultados.
Você conhece a importância de construir parcerias estratégicas no meio empresarial? Já fez co-marketing para aumentar a autoridade da sua marca? Na verdade, sabe como funciona essa estratégia e como ela pode ajudar os seus negócios?
As parcerias empresariais são importantes pois ajudam a alavancar seus resultados. Quando pensadas de forma estratégica, a união de forças pode ajudar na conquista de interesses comuns das marcas envolvidas.
Uma forma muito utilizada de parceria estratégica é o co-marketing. Com ele, você tem investimentos de tempo e dinheiro divididos, com um potencial de resultado duas vezes maior.
Ficou interessado? Neste post, vamos trazer todas as informações que você precisa saber sobre co-marketing para aumentar a autoridade de sua marca.
Quer aprender mais sobre essa estratégia para utilizá-la no seu negócio? Então, esta leitura é para você!
Conteúdo deste Post
O que é co-marketing?
Co-marketing é uma estratégia de marketing colaborativo; é quando duas ou mais empresas que compartilham um público-alvo semelhante, se unem em uma ação promocional, em busca de alavancar seus resultados.
Um exemplo comum de co-marketing é a parceria entre cantores, os quais compõem e gravam canções em colaboração. Assim, ambos “emprestam” seus nomes para geração de engajamento junto a uma nova audiência.
Normalmente, o público-alvo das empresas que fazem o co-marketing são parecidas e, portanto, se interessarão pelo que será apresentado como resultado da parceria.
Além disso, a parceria entre duas empresas do mesmo segmento é eficaz, pois o co-marketing é excelente para aumentar a autoridade. Isso porque, quando dois negócios de renome se unem para uma ação promocional colaborativa, eles cedem suas “competências” ao parceiro.
Diferenças entre co-marketing e co-branding
Ainda que sejam parecidos e essa semelhança possa gerar confusão, co-marketing e co-branding são conceitos diferentes.
O co-branding, como o nome sugere, é a junção de marcas para criação de novos produtos e/ou negócios. Ou seja, é quando empresas se juntam na criação de um produto ou serviço que seja beneficiado com a força da marca de cada uma delas.
Para tornar mais fácil a visualização da diferença, podemos elencar o caso de parceria entre a OMO (marca de detergente para lavar roupas) e a Confort (marca de amaciante de roupas). A Unilever, dona das duas marcas, resolveu uni-las em uma linha de produtos, o que foi sucesso garantido.
Também é possível pensar na parceria entre Ovomaltine e a Bauducco, que, juntas, criaram um biscoito wafer, o qual, diga-se de passagem, é uma delícia e faz muito sucesso nas prateleiras dos supermercados Brasil afora.
Enquanto isso, por meio da união de duas ou mais empresas, na criação de uma ação promocional, acontece o co-marketing, com objetivo de aumentar a autoridade das marcas e gerar leads para ambas.
Então, como você pode ver, apesar de possuírem conceitos que podem se confundir, o co-marketing e o co-branding são ideias diferentes: a primeira se baseia numa parceria em prol da geração de autoridade por meio da realização de ações promocionais colaborativas com resultados compartilhados (autoridade, leads, etc), enquanto a segunda gera novos negócios e autoridade por meio da união de marcas em um novo produto ou serviço, também com resultados compartilhados (vendas, autoridade, etc).
Por que sua empresa deve investir em co-marketing?
Você já sabe o que é o co-marketing e a diferença em relação ao co-branding, mas talvez ainda esteja se perguntando por que deve investir nessa estratégia. A seguir, vamos apresentar três razões. Confira:
Co-marketing para aumentar a autoridade
Já falamos para você que é importante o uso do co-marketing para aumentar sua autoridade de marca. Mas você sabe por que isso acontece?
Podemos traduzir o co-marketing para aumentar a autoridade pelo ditado popular: “Diga com quem tu andas, e eu te direi quem tu és”. Quando você faz parceria com uma marca, você é reconhecido como sendo tão bom quanto ela. Isto é, quando você faz parceria com uma empresa de grande autoridade com seu público-alvo, ela tende a ser compartilhada com a sua marca.
Apresente sua marca a uma nova audiência
Apesar de você precisar buscar um público-alvo semelhante ao seu, é importante que você busque um parceiro do qual o público ainda não se engaje com seu produto ou serviço.
Dessa forma, a sua marca será apresentada a uma nova audiência e, consequentemente, haverá geração de novos clientes.
Economia de recursos
Além de todos os outros benefícios que o co-marketing traz, ele gera também economia de recursos.
Imagine que você idealizou uma ação de marketing e vai executá-la com seus próprios recursos e esforços. Todos os investimentos em mão de obra, materiais, divulgação, atendimento e etc serão de sua exclusiva responsabilidade.
Com o co-marketing, entretanto, você pode dividir esforços e investimentos entre você e seus parceiros. Dessa maneira, cada um fica responsável por uma parte da ação promocional, recebendo a integralidade dos resultados (leads e autoridade, por exemplo).
Passo a passo para desenvolver uma ação de co-marketing para aumentar a autoridade da sua marca
Com todas essas informações, você deve estar se perguntando como desenvolver uma ação de co-marketing. Vou apresentar um passo a passo para você colocar em prática. Confira:
Encontrar um bom parceiro
Se depois de ler este artigo você decidir que fará uma ação de co-marketing, o primeiro passo será encontrar o parceiro ideal.
Na hora da busca por um parceiro de co-marketing para aumentar a autoridade da sua marca, você precisará pensar estrategicamente. Isso porque sua escolha deverá agregar valor ao seu negócio.
Para isso, o primeiro ponto a se pensar é se o público-alvo da parceria é semelhante ao seu, pois implicará em uma audiência relevante tanto para você quanto para a outra empresa.
Ademais, você deve se perguntar: a empresa pretendida é referência no mercado? Esse ponto é fundamental, porque você deseja aumentar a autoridade da sua marca por meio do co-marketing, não é mesmo? Então, é essencial buscar um parceiro já consolidado no mercado, para que ele agregue ainda mais autoridade ao seu negócio.
Além disso, a marca que você está pensando chamar tem conhecimento de valor para compartilhar? É importante pensar nisso, afinal, vocês criarão a ação promocional em conjunto e é essencial que o material fruto dessa parceria seja valoroso para que alcance os resultados esperados.
Por último, mas não menos importante, é crucial observar se o produto ou serviço que a empresa pretendente oferece não é concorrente direto do seu. Caso seja, a ação de co-marketing pode não ser tão eficaz. Por isso, o melhor é encontrar uma empresa parceira que tenha um produto complementar ao seu, assim as estratégias tendem a alavancar os resultados de ambas as empresas.
Planejamento eficaz
O planejamento é fundamental em qualquer estratégia de marketing, com o co-marketing para aumentar a autoridade de sua marca não é diferente.
No caso desse planejamento, é preciso fazê-lo antecipadamente. Como são duas empresas envolvidas, cada uma com seus trabalhos e prazos, é muito comum demorar um pouquinho para encontrar um meio-termo que concilie as duas agendas.
O planejamento eficaz precisa seguir algumas etapas. São elas:
- Estabelecimento de objetivos;
- Definição de prazos;
- Divisão de tarefas.
É essencial que tudo seja devidamente registrado para que os dois lados tenham em mãos o planejamento quando precisar.
Divisão de tarefas
Já citada no planejamento, a divisão de tarefas é necessária em qualquer ação de co-marketing.
Uma boa estratégia é colocar no papel os pontos fortes de cada empresa para que fiquem responsáveis pelo que fazem de melhor.
Com a divisão de tarefas, ressalta uma característica importante do co-marketing: a divisão de custos. Ao delegar a responsabilidade de cada parceiro, os investimentos de tempo e dinheiro ficam divididos.
Avaliação dos resultados
A avaliação de resultados é primordial em qualquer estratégia de marketing.
No que se refere ao co-marketing, a avaliação das métricas e indicadores ajuda a visualizar os resultados e também a perceber o que pode ser mudado nas estratégias futuras.
O que pode ser produzido numa ação de co-marketing?
Blogposts
Os blogposts são os tipos mais simples de ação de co-marketing, mas isso não faz com que sejam menos importantes.
É possível criar uma série de artigos sobre um determinado assunto que podem ser publicados, alternadamente, no blog das duas empresas. Além disso, uma landing page pode ser criada para compartilhar um conteúdo mais aprofundado a quem interessar, sendo os leads gerados para ambas empresas.
E-books
Os e-books tendem a ser uma excelente forma de fazer co-marketing, pois eles viralizam com facilidade, já que são materiais de fácil compartilhamento.
Além disso, como são distribuídos gratuitamente através de uma landing page, você garante um bom número de leads para as empresas parceiras.
White papers
White papers são conteúdos mais avançados dentro do Marketing de Conteúdo do que um blogpost, por exemplo.
Eles são parecidos com os e-books, no entanto, são mais simples, curtos e específicos. Assim, são mais fáceis de serem produzidos.
Webinars
Os webinars são basicamente seminários ao vivo. Uma espécie de videoaula, onde um conteúdo importante é repassado aos espectadores.
Eles são muito eficientes para ações de co-marketing, pois, para ter uma boa audiência, o evento deve ser bastante divulgado e, geralmente, as inscrições acontecem por intermédio de uma landing page, gerando leads para as empresas parceiras.
Vídeos
Diferentemente dos webinars, os vídeos não são ao vivo. Mas funcionam perfeitamente! Não à toa, o Youtube é uma rede social tão famosa, estando em segundo lugar dentre as maiores redes sociais do planeta.
Os vídeos de conteúdo são excelentes opções para ações de co-marketing e também têm grande capacidade de geração de leads.
Eventos
Eventos também são super recomendados para fazer uma ação de co-marketing. No entanto, seus custos de tempo e recursos financeiros são grandes, o que costuma gerar apreensão na hora de tirar o projeto do papel.
Uma das maiores vantagens de fazer eventos com o co-marketing, é a divisão do investimento e esforços de produção e divulgação.
Ferramentas
Uma planilha de excel, um modelo de relatório, uma ferramenta online… As ferramentas são criadas com o objetivo de ajudar o público no seu dia-a-dia — sendo essa uma excelente forma de fazer co-marketing.
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