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O que é Data Driven Marketing e como esse conceito pode revolucionar sua empresa?

A cultura do Data Driven consiste, basicamente, na utilização de dados para guiar qualquer decisão dentro de uma empresa. Este tipo de conceito é totalmente oposto às decisões por instinto. O Data Driven promove a tomada de decisões a partir de dados concretos.

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Por Nathália Zanette
em 15/04/22

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Reunião de apresentação de resultados com gráficos sobre a mesa - Data Driven Marketing

“Eu vou fazer assim porque meu concorrente também está fazendo” ou “Eu vou fazer desse jeito, pois vejo que dá resultado para os outros”. Esse tipo de pensamento, apesar de errado, é comum para muitos empreendedores. Na atualidade, com um mercado cada vez mais competitivo, não há mais espaço para empresas que trabalham com informações imprecisas, ou com base em “achismos”. Todo tipo de investimento em marketing deve ser bem calculado e pensado da melhor forma para alcançar os objetivos.

Pense na seguinte situação: um empreendedor, sem dados do próprio negócio para analisar, trabalha e investe na empresa com base apenas nos seus instintos ou no que observa dos seus concorrentes. Quais as chances dessa empresa crescer?

Nos dias de hoje, para que a empresa evolua no mercado, é preciso que o gestor esteja sempre atento aos dados obtidos. Nada de se basear em achismos. O próprio negócio precisa fornecer os dados para que o empreendedor os analise antes da tomada de decisão. Somente dessa forma é possível entender o que está errado e o que vem dando certo. Com os dados, torna-se fácil saber onde está o público-alvo e criar estratégias específicas e direcionadas para alcançá-los.

Você conhece o Data Driven Marketing? Neste artigo vamos conversar sobre o conceito, entendê-lo e aprender como ele pode revolucionar a perspectiva da sua empresa. Continue conosco e boa leitura!

O que é a cultura do Data Driven?

A cultura do Data Driven consiste, basicamente, na utilização de dados para guiar qualquer decisão dentro de uma empresa. Este tipo de conceito é totalmente oposto às decisões por instinto. O Data Driven promove a tomada de decisões a partir de dados concretos. 

Muitos empreendedores pensam que entendem tudo sobre o seu negócio e que os dados servirão apenas para confirmar o que já sabem. Mas não é bem assim. Em um cenário econômico que muda constantemente, uma percepção errada pode fazer com que o gestor amargue grandes prejuízos.

É importante ressaltar que a cultura do Data Driven não serve apenas para o empreendedor, mas também para todos os colaboradores que poderão entender o que está dando certo e o que precisa ser modificado.

Por que sua empresa deve investir em Data Driven Marketing?

É comum agir através das percepções. Digamos que para o empreendedor, leitor assíduo de jornal impresso, este seja o melhor meio de comunicação para anunciar. Através do que ele gosta, ele pressupõe que os outros também pensem assim. Mas, na realidade, quantas pessoas no mundo ainda leem jornal impresso?

Trabalhar com achismos pode ser um grande erro para a sua empresa. Investir em Data Driven Marketing faz com que o seu negócio cresça mais rápido, pois você consegue, através dos dados obtidos, encurtar caminhos. Além disso, você aumentará consideravelmente os acertos e, em paralelo, diminuirá os erros. Sem falar nos vícios baseados nas percepções que serão extintos.

Vamos conhecer agora um pouco mais sobre os benefícios de investir em Data Driven Marketing.

Crie conteúdos mais relevantes para sua audiência

É muito difícil criar conteúdos relevantes se você não sabe quem é sua audiência. Através dos dados obtidos por meio do Data Driven Marketing, a empresa consegue conhecer quem é o seu público-alvo e, desta forma, pode direcionar as informações para atender às suas necessidades. Em posse dos dados, o empreendedor pode também criar uma buyer persona, ou seja, um personagem fictício que representa as características dos seus clientes e montar as estratégias pensando neles. 

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Ofereça melhores experiências para seus clientes

A experiência que o cliente tem ao comprar da sua empresa é tão importante quanto o produto e/ou serviço que ele adquire. Quando você sabe exatamente quem é o seu público-alvo, você está apto a criar estratégias específicas para melhorar o processo de compra e venda.  Com os dados obtidos pelo Data Driven Marketing, além de conhecer a audiência, o empreendedor começa a entender como funciona a jornada de compra deste público específico. Assim, é possível criar experiências e estratégias que resultarão no aumento do faturamento da sua empresa. 

Utilize campanhas mais eficientes

Nem sempre as campanhas mais caras são as mais eficientes. Na verdade, o valor que você investe não garantirá o sucesso da sua estratégia. Para criar anúncios eficazes, é preciso saber onde está o seu público-alvo. Quando o cliente acessa o site da sua empresa ou visita as redes sociais, isso gera dados. Por meio dessas informações, a equipe de marketing consegue montar estratégias mais assertivas.

Vamos a um exemplo prático: digamos que, através dos dados obtidos, fique comprovado que os clientes acessam o site e redes sociais da sua empresa com maior incidência durante o final de semana. Vai resolver criar conteúdos e divulgá-los em uma terça-feira de manhã? Não, pois a incidência de potenciais clientes neste horário é muito menor. Além do comportamento, os dados permitem que o empreendedor conheça o perfil, os interesses e os hábitos da sua audiência. 

Aumente a efetividade do seu time comercial

O Data Driven Marketing também vai proporcionar um aumento da efetividade do seu time comercial. Sabendo onde está o público-alvo e quais são os seus hábitos, fica muito mais fácil para a equipe pensar em estratégias específicas. Com um setor comercial mais efetivo, os lucros se tornarão visíveis a curto prazo. 

Melhore seus produtos e serviços

Você sabe quais as razões do cliente adquirir o seu produto ou serviço? Sabe se ele enfrenta alguma dificuldade para utilizá-lo? Sabe se eles têm sugestões? Todas essas informações podem contribuir significativamente para melhorar o seu produto ou serviço. Através do Data Driven Marketing você também vai obter estes dados e poderá aplicar mudanças eficazes.

Como as marcas estão usando o Data Driven Marketing?

As marcas estão usando o Data Driven Marketing para estar onde a audiência está. A Abreva, uma pomada para herpes labial, por exemplo, conseguiu extrair dos dados a informação de que precisava estar entre o público mais jovem. Desta forma, a marca inseriu diferentes campanhas para serem mostradas no Youtube. Com base nos dados obtidos, os anúncios foram direcionados para os vídeos assistidos por esse público específico.

Outro exemplo é a Olay, marca de produtos para a pele. Depois de analisar seus dados, a empresa percebeu que, além de conteúdo sobre cuidados com a pele, o público gostava de assistir futebol e filmes de terror. Assim, decidiu anunciar no Super Bowl uma campanha em estilo de filme de terror.

O Data Driven é uma cultura sólida e que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Isso não significa, entretanto, que você precisará deixar a sua intuição de lado. Mas, antes de investir em mudanças no produto ou em campanhas de marketing audaciosas, analise os dados que sua equipe ou agência de marketing preparou. As mudanças realmente necessárias a serem feitas no seu negócio serão visíveis junto à análise dos dados coletados.

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