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O que é Copywriting? Saiba o que é e por que usá-lo

Copywriting vem da junção de duas palavras em inglês: copy (“escrita autoral”) e writer (escritor). Trata-se de uma técnica empregada em marketing e vendas para guiar o leitor a tomar uma ação e, para isso, são utilizadas estratégias de redação que envolvem gatilhos mentais para acertar em cheio as necessidades do público-alvo. 

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Por Elisabete Alhadas
em 18/01/23

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O que é Copywriting? Saiba o que é e por que usá-lo - O redator feminino bonito no computador portátil

Copywriting é um dos pilares do marketing digital e indispensável para qualquer estratégia. Acesse o conteúdo e entenda porquê você deve usá-lo.

É difícil encontrar quem não use o celular hoje em dia. Seja para se informar, se divertir ou comprar, mais de 155 milhões de brasileiros têm pelo menos um smartphone na mão, segundo dados do IBGE. Portanto, a cada ano que passa, a presença digital é ainda mais importante para as empresas, seja para divulgar produtos, serviços, valores ou ideias. 

Neste aspecto, o marketing digital tem papel fundamental e, dentro dele, uma das áreas mais importantes é o copywriting. 

Sabe quando você está navegando na internet e é impactado por um texto que parece que foi escrito pensando em um problema que está enfrentando? Usar técnicas de redação para guiar o leitor a uma conversão específica, que pode ser desde uma compra até assinar uma newsletter, é o chamado copywriting. 

Conteúdos que encantam, cativam e educam os leitores são a base do marketing de conteúdo, pilar fundamental no marketing digital, estratégia que movimentou R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022, segundo o estudo Digital AdSpend Brasil. 

Se sua empresa não investe neste recurso, já está ficando para trás. 

Continue a leitura para entender a fundo sobre o que é copywriting, como esse recurso pode ajudar a alavancar as conversões em uma estratégia de marketing e o que fazer para alcançar esse objetivo. 

Conteúdo deste Post

  • O que é Copywriting?
  • Entenda a relação entre Copywriting e Marketing de Conteúdo
    • O que é copywriting no marketing de conteúdo? 
  • Confira 5 Boas práticas de copywriting
    • Direcione o conteúdo para suas personas
    • Demonstre como os leitores podem sanar suas dores
    • Utilize gatilhos mentais
    • Utilize CTAs
    • Seja persuasivo ao escrever

O que é Copywriting?

Copywriting vem da junção de duas palavras em inglês: copy (“escrita autoral”) e writer (escritor). Trata-se de uma técnica empregada em marketing e vendas para guiar o leitor a tomar uma ação e, para isso, são utilizadas estratégias de redação que envolvem gatilhos mentais para acertar em cheio as necessidades do público-alvo. 

Engana-se quem pensa que esse termo é recente e criado com as novidades no mundo do marketing. Na verdade, em meados de 1870, jornalistas passaram a utilizar o termo copywriting para diferenciar a escrita publicitária da redação de notícias. 

Portanto, a resposta para “O que é Copywriting”, lá no século XX, seria relacionada aos redatores publicitários. Atualmente, com a ascensão do marketing digital, o copywriting passou a ser utilizado em estratégias de atração, como o Inbound Marketing, e se distanciou da escrita publicitária que busca a venda direta. 

Vale destacar que copywriting e redação publicitária não são distintos completamente, mas são complementares. 

Entenda a relação entre Copywriting e Marketing de Conteúdo

Você viu até aqui que o copywriting tem o objetivo de levar o leitor a tomar uma ação a partir dos textos, concretizando uma conversão, seja tornando-se cliente ou um lead dentro da estratégia de Inbound Marketing. 

Portanto, já deu para perceber como o conteúdo é o coração de uma estratégia de marketing digital. Ele é utilizado para atrair, encantar e educar a audiência ao longo do trajeto até tornar-se um cliente e propagador da marca. Para isso, são adotados copies estratégicos, ricos e relevantes para o público.  

Essa é a construção de uma relação de longo prazo entre marcas e audiência, uma forma de oferecer conteúdo de qualidade, tornando-se autoridade no assunto e, assim, converter em vendas. 

Ou seja, o marketing de conteúdo rompeu com a velha publicidade invasiva para tornar-se educadora sobre o seu mercado, aumentando sua autoridade e reconhecimento, consequentemente, atraindo novos clientes e favorecendo os negócios. E o copywriting tem tudo a ver com isso! 

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O que é copywriting no marketing de conteúdo? 

Com o marketing de conteúdo, o ato de vender não é mais apenas a comercialização de produtos. As novas estratégias de marketing digital não buscam a venda direta, mas percorrem todo esse trajeto de educar a audiência até o momento da conversão em vendas. 

Neste percurso, o copywriting é fundamental. É esse tipo de texto que vai preparar e guiar, etapa por etapa, a persona até o momento ideal de ofertar a venda de algum produto ou serviço. 

Com um copywriting efetivo, o usuário vai avançar na jornada de compra, do descobrimento até a conversão.

Confira 5 Boas práticas de copywriting

Agora que você já sabe o que é copywriting e como ele pode fazer a diferença na sua estratégia de marketing digital, confira algumas dicas para colocar em prática copies que convertem de verdade! 

Direcione o conteúdo para suas personas

O principal segredo de uma copy atrativa é conhecer bem as dores, necessidades e perfil da sua persona, que nada mais é do que um perfil elaborado com todos os detalhes da audiência que você deseja impactar. 

O conteúdo deve ser direcionado como uma conversa, como se tivesse sido escrito para quem está lendo do outro lado. 

Uma boa pesquisa prévia, com dados e informações precisas sobre o perfil do consumidor e os motivos que podem levá-lo a consumir da sua marca, vão deixar o texto com mais personalidade e trazer melhores resultados. 

Demonstre como os leitores podem sanar suas dores

Ao ter acesso a informações reais sobre as necessidades da sua persona, construa textos que demonstrem – direto ao ponto – como sua solução pode resolver os entraves que estão enfrentando. Um texto com empatia e que se coloca no lugar do leitor tem muito mais chances de conversão. Demonstre que conhece a dor da persona e apresente a solução. 

Utilize gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estratégias de texto para torná-lo mais atrativo, ativando alguns aspectos inerentes do cérebro humano. Por exemplo, os gatilhos mais utilizados são de prova social, escassez, urgência e reciprocidade. Eles podem ser empregados em diferentes contextos para ativar uma emoção e direcionar quem está lendo para executar a ação proposta pelo copy. 

Exemplos de copies com gatilhos mentais:

  • Quer aprender a fazer copies que vendem? Últimos dias para baixar o ebook gratuitamente. Acesse agora! (gatinho de urgência);
  • “O aplicativo é realmente muito bom, atendeu minhas necessidades no dia a dia e consegui adotar o exercício físico na minha rotina.” (Depoimento do usuário – gatilho de prova social).

Utilize CTAs

O grande diferencial da copy efetiva está no CTA – chamada para ação. Todo conteúdo trabalhado nos moldes de o que é copywriting deve chamar atenção para o call to action, afinal, nosso objetivo é fazer o leitor converter em algo, seja continuar a leitura no blog ou fazer uma assinatura paga, por exemplo. 

Para isso, o mais indicado é utilizar verbos de ação, sendo bem claro quanto ao que se espera que o usuário faça na sequência. Por exemplo, se deseja que o leitor baixe um app, use CTAs como: “Baixe agora!” ou “Faça o download aqui!”. 

É importante que essa informação seja simples e direta para facilitar a interpretação e aumentar as conversões. 

Seja persuasivo ao escrever

Para saber o que é copywriting que converte, use a empatia. Um bom copy sempre vai oferecer a solução para o leitor, deixando claro quanto ele está perdendo se não der o próximo passo sugerido pelo CTA. 

Cuidado com o exagero no uso dos gatilhos mentais, pois o texto pode ficar muito engessado e o leitor percebe quando eles são utilizados apenas para forçar vendas e não refletem a realidade. 

Quando o assunto é técnica, algumas dicas são válidas, como: 

  • Use sempre a voz ativa nas estruturas de texto;
  • Demonstre proximidade com quem está lendo, não seja frio;
  • Crie CTAs direto ao ponto e simples de entender;
  • Tenha a persona no foco;
  • Nunca ofereça soluções irreais ou crie expectativas que sua marca não pode cumprir;
  • Faça testes em anúncios, alterando o CTA ou imagens, por exemplo, e mensure os resultados. 

Pronto, agora você já sabe o que é copywriting, sua função dentro do marketing digital e de conteúdo, além de dicas e estratégias para empregá-lo na sua agência e entregar resultados mais expressivos para o seu cliente.

Gostou do conteúdo? Continue explorando nosso blog para aprender muito mais sobre marketing digital e suas estratégias.

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