O que é Copywriting? Saiba o que é e por que usá-lo
Copywriting vem da junção de duas palavras em inglês: copy (“escrita autoral”) e writer (escritor). Trata-se de uma técnica empregada em marketing e vendas para guiar o leitor a tomar uma ação e, para isso, são utilizadas estratégias de redação que envolvem gatilhos mentais para acertar em cheio as necessidades do público-alvo.
Copywriting é um dos pilares do marketing digital e indispensável para qualquer estratégia. Acesse o conteúdo e entenda porquê você deve usá-lo.
É difícil encontrar quem não use o celular hoje em dia. Seja para se informar, se divertir ou comprar, mais de 155 milhões de brasileiros têm pelo menos um smartphone na mão, segundo dados do IBGE. Portanto, a cada ano que passa, a presença digital é ainda mais importante para as empresas, seja para divulgar produtos, serviços, valores ou ideias.
Neste aspecto, o marketing digital tem papel fundamental e, dentro dele, uma das áreas mais importantes é o copywriting.
Sabe quando você está navegando na internet e é impactado por um texto que parece que foi escrito pensando em um problema que está enfrentando? Usar técnicas de redação para guiar o leitor a uma conversão específica, que pode ser desde uma compra até assinar uma newsletter, é o chamado copywriting.
Conteúdos que encantam, cativam e educam os leitores são a base do marketing de conteúdo, pilar fundamental no marketing digital, estratégia que movimentou R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022, segundo o estudo Digital AdSpend Brasil.
Se sua empresa não investe neste recurso, já está ficando para trás.
Continue a leitura para entender a fundo sobre o que é copywriting, como esse recurso pode ajudar a alavancar as conversões em uma estratégia de marketing e o que fazer para alcançar esse objetivo.
Conteúdo deste Post
O que é Copywriting?
Copywriting vem da junção de duas palavras em inglês: copy (“escrita autoral”) e writer (escritor). Trata-se de uma técnica empregada em marketing e vendas para guiar o leitor a tomar uma ação e, para isso, são utilizadas estratégias de redação que envolvem gatilhos mentais para acertar em cheio as necessidades do público-alvo.
Engana-se quem pensa que esse termo é recente e criado com as novidades no mundo do marketing. Na verdade, em meados de 1870, jornalistas passaram a utilizar o termo copywriting para diferenciar a escrita publicitária da redação de notícias.
Portanto, a resposta para “O que é Copywriting”, lá no século XX, seria relacionada aos redatores publicitários. Atualmente, com a ascensão do marketing digital, o copywriting passou a ser utilizado em estratégias de atração, como o Inbound Marketing, e se distanciou da escrita publicitária que busca a venda direta.
Vale destacar que copywriting e redação publicitária não são distintos completamente, mas são complementares.
Entenda a relação entre Copywriting e Marketing de Conteúdo
Você viu até aqui que o copywriting tem o objetivo de levar o leitor a tomar uma ação a partir dos textos, concretizando uma conversão, seja tornando-se cliente ou um lead dentro da estratégia de Inbound Marketing.
Portanto, já deu para perceber como o conteúdo é o coração de uma estratégia de marketing digital. Ele é utilizado para atrair, encantar e educar a audiência ao longo do trajeto até tornar-se um cliente e propagador da marca. Para isso, são adotados copies estratégicos, ricos e relevantes para o público.
Essa é a construção de uma relação de longo prazo entre marcas e audiência, uma forma de oferecer conteúdo de qualidade, tornando-se autoridade no assunto e, assim, converter em vendas.
Ou seja, o marketing de conteúdo rompeu com a velha publicidade invasiva para tornar-se educadora sobre o seu mercado, aumentando sua autoridade e reconhecimento, consequentemente, atraindo novos clientes e favorecendo os negócios. E o copywriting tem tudo a ver com isso!
O que é copywriting no marketing de conteúdo?
Com o marketing de conteúdo, o ato de vender não é mais apenas a comercialização de produtos. As novas estratégias de marketing digital não buscam a venda direta, mas percorrem todo esse trajeto de educar a audiência até o momento da conversão em vendas.
Neste percurso, o copywriting é fundamental. É esse tipo de texto que vai preparar e guiar, etapa por etapa, a persona até o momento ideal de ofertar a venda de algum produto ou serviço.
Com um copywriting efetivo, o usuário vai avançar na jornada de compra, do descobrimento até a conversão.
Confira 5 Boas práticas de copywriting
Agora que você já sabe o que é copywriting e como ele pode fazer a diferença na sua estratégia de marketing digital, confira algumas dicas para colocar em prática copies que convertem de verdade!
Direcione o conteúdo para suas personas
O principal segredo de uma copy atrativa é conhecer bem as dores, necessidades e perfil da sua persona, que nada mais é do que um perfil elaborado com todos os detalhes da audiência que você deseja impactar.
O conteúdo deve ser direcionado como uma conversa, como se tivesse sido escrito para quem está lendo do outro lado.
Uma boa pesquisa prévia, com dados e informações precisas sobre o perfil do consumidor e os motivos que podem levá-lo a consumir da sua marca, vão deixar o texto com mais personalidade e trazer melhores resultados.
Demonstre como os leitores podem sanar suas dores
Ao ter acesso a informações reais sobre as necessidades da sua persona, construa textos que demonstrem – direto ao ponto – como sua solução pode resolver os entraves que estão enfrentando. Um texto com empatia e que se coloca no lugar do leitor tem muito mais chances de conversão. Demonstre que conhece a dor da persona e apresente a solução.
Utilize gatilhos mentais
Gatilhos mentais são estratégias de texto para torná-lo mais atrativo, ativando alguns aspectos inerentes do cérebro humano. Por exemplo, os gatilhos mais utilizados são de prova social, escassez, urgência e reciprocidade. Eles podem ser empregados em diferentes contextos para ativar uma emoção e direcionar quem está lendo para executar a ação proposta pelo copy.
Exemplos de copies com gatilhos mentais:
- Quer aprender a fazer copies que vendem? Últimos dias para baixar o ebook gratuitamente. Acesse agora! (gatinho de urgência);
- “O aplicativo é realmente muito bom, atendeu minhas necessidades no dia a dia e consegui adotar o exercício físico na minha rotina.” (Depoimento do usuário – gatilho de prova social).
Utilize CTAs
O grande diferencial da copy efetiva está no CTA – chamada para ação. Todo conteúdo trabalhado nos moldes de o que é copywriting deve chamar atenção para o call to action, afinal, nosso objetivo é fazer o leitor converter em algo, seja continuar a leitura no blog ou fazer uma assinatura paga, por exemplo.
Para isso, o mais indicado é utilizar verbos de ação, sendo bem claro quanto ao que se espera que o usuário faça na sequência. Por exemplo, se deseja que o leitor baixe um app, use CTAs como: “Baixe agora!” ou “Faça o download aqui!”.
É importante que essa informação seja simples e direta para facilitar a interpretação e aumentar as conversões.
Seja persuasivo ao escrever
Para saber o que é copywriting que converte, use a empatia. Um bom copy sempre vai oferecer a solução para o leitor, deixando claro quanto ele está perdendo se não der o próximo passo sugerido pelo CTA.
Cuidado com o exagero no uso dos gatilhos mentais, pois o texto pode ficar muito engessado e o leitor percebe quando eles são utilizados apenas para forçar vendas e não refletem a realidade.
Quando o assunto é técnica, algumas dicas são válidas, como:
- Use sempre a voz ativa nas estruturas de texto;
- Demonstre proximidade com quem está lendo, não seja frio;
- Crie CTAs direto ao ponto e simples de entender;
- Tenha a persona no foco;
- Nunca ofereça soluções irreais ou crie expectativas que sua marca não pode cumprir;
- Faça testes em anúncios, alterando o CTA ou imagens, por exemplo, e mensure os resultados.
Pronto, agora você já sabe o que é copywriting, sua função dentro do marketing digital e de conteúdo, além de dicas e estratégias para empregá-lo na sua agência e entregar resultados mais expressivos para o seu cliente.
Gostou do conteúdo? Continue explorando nosso blog para aprender muito mais sobre marketing digital e suas estratégias.
🚀 Não perca Vendas para seus Concorrentes
O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.
Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento de vendas através da internet.
Confira também:
👉 Como funciona o Algoritmo do Google? Conheça o funcionamento da ferramenta de busca mais utilizada
👉 SEO para Landing Pages: entenda a importância e como fazer do jeito certo
👉 Qualificação de Leads: o que é e como fazer do jeito certo?
👉 Script de vendas: o que é, para que serve e como criar um para seu time comercial