Posicionamento de Marca: o que é e como usá-lo para Vender mais e melhor?
A construção de uma marca tem como pilares os serviços prestados e todos os valores que são agregados à ela, afinal, o consumidor não está interessado somente na aquisição de algo, mas sim, em sanar suas dores e ter uma boa experiência de compra. Por isso, o posicionamento de marca foca na união entre diferenciais, vantagens e valores que uma empresa pode oferecer ao seu público. E essa estratégia tem como objetivo destacar os diferenciais no produto, no modo de agir da empresa e, com isso, entregar pontos determinantes que farão o consumidor optar por um produto/serviço seu em vez de adquirir o que é oferecido pela concorrência.
Entenda como o posicionamento de marca é decisivo no resultado das vendas e veja o que é preciso para colocar essa estratégia em prática.
A forma como os consumidores veem uma marca, seus produtos e a impressão que é transmitida por ela, impacta diretamente nos resultados da empresa, podendo ser excelentes ou péssimos para as vendas do negócio.
O posicionamento de marca é a estratégia que utiliza diversos canais de comunicação para modelar a forma como o produto e a imagem de uma empresa é visto por seus diferentes públicos e o mercado como um todo.
Isto é posto em prática com o objetivo de fazer os clientes terem associações positivas da marca, um fator extremamente benéfico, que pode fazê-los comprar repetidas vezes e ainda indicarem a sua marca para outras pessoas.
Para controlar a forma como os consumidores visualizam sua empresa, além de ter ações que condizem com o que é transmitido pela marca, é indispensável uma estratégia forte de posicionamento.
Além disso, um bom posicionamento de marca também influencia positivamente na tomada de decisões em diferentes setores, como marketing, vendas e desenvolvimento de produtos, por exemplo.
Quer aprofundar no assunto? Continue a leitura para entender o que é posicionamento, a relevância da identidade de marca, quais empresas podem investir nessa estratégia e como desenvolvê-la em sua empresa.
Conteúdo deste Post
O que é uma Estratégia de Posicionamento de Marca?
Produtos e serviços são a ponte para o faturamento, no entanto, uma empresa é mais do que aquilo que ela vende.
A construção de uma marca tem como pilares os serviços prestados e todos os valores que são agregados à ela, afinal, o consumidor não está interessado somente na aquisição de algo, mas sim, em sanar suas dores e ter uma boa experiência de compra.
Por isso, o posicionamento de marca foca na união entre diferenciais, vantagens e valores que uma empresa pode oferecer ao seu público. E essa estratégia tem como objetivo destacar os diferenciais no produto, no modo de agir da empresa e, com isso, entregar pontos determinantes que farão o consumidor optar por um produto/serviço seu em vez de adquirir o que é oferecido pela concorrência.
Devido a esses fatores, o posicionamento de marca engloba aspectos que vão além da estética e identidade visual, já que usa como estrutura o “desenho” da oferta comercial oferecida por uma empresa e dos fundamentos que guiam a relação entre ela e seu público.
Assim, é possível modelar a forma como seus diferentes públicos percebem a marca e idealizar qual como sua empresa será reconhecida.
Um bom exemplo é a marca da maçã mordida, que quando uma pessoa pensa em smartphones e gadgets de ponta imediatamente lembra dela. Outro, é quando você quer tomar algo gelado e vem na mente a bebida preta de rótulo vermelho ou a cerveja da garrafa verde.
Para a Apple, a Coca Cola e a Heineken chegarem neste ponto, foram décadas de posicionamento de marca muito bem estruturado, envolvendo não só o marketing do negócio, mas também as vendas, o atendimento ao cliente, diferenciais do produto, redesenvolvimento dos produtos, além do relacionamento com seu público e toda a sociedade.
Obviamente, este é o resultado de todo um caminho percorrido. Para as empresas que querem engajar numa estratégia de posicionamento, antes de serem reconhecidas de imediato por uma característica específica, podem usufruir dos seguintes resultados:
- Modelar a experiência do cliente;
- Alinhar visão e objetivos do negócio com o conteúdo, produtos e serviços oferecidos;
- Estabelecer uma base para o reconhecimento da marca;
- Refinar as estratégias de marketing e vendas;
- Comercializar não só produtos e serviços, mas também a marca;
- Identificar os melhores nichos de atuação;
- Criar uma presença pública reconhecível e inconfundível; e
- Demonstrar seus diferenciais competitivos.
Assim, é possível transmitir com mais clareza o “quem somos” (missão) e “o que fazemos” (posicionamento) de sua empresa.
Identidade de Marca: o Coração do Posicionamento de Marca
Todo o posicionamento da marca é feito em volta de sua identidade. Isto porque, como dito anteriormente, o que vai determinar a escolha do cliente por um produto ou serviço, não são apenas seus atributos, e sim toda a experiência proporcionada.
Essa experiência está diretamente vinculada às características da essência da marca, ou seja, quem ela é genuinamente e sua verdade. Isto é a identidade da marca e, a partir dela, são expressados e comunicados os seguintes pontos:
- Visão;
- Missão;
- Valores;
- Características próprias e únicas;
- Crenças;
- Intensidade de suas ações; e
- Os “sins”, “nãos”, “faço” e “não faço” da marca.
Qualquer empresa pode usar uma Estratégia de Posicionamento de Marca?
Não existe um prazo final para o posicionamento da marca. Essa é uma estratégia vitalícia que tem como objetivo criar relações com o público e acompanhar suas mudanças de comportamento com o passar dos anos.
Podemos dizer que esses dois pontos são uma constante num posicionamento de marca competente, pois andar ao lado das movimentações e evoluções do mercado, estar atento e entender a necessidade desse acompanhamento, são pontos fundamentais para a eficácia da estratégia e a perpetuação do negócio.
Como se trata de um esforço contínuo, que depende de recursos e trabalho estruturado, muitas vezes o posicionamento de marca é visto como uma estratégia tangível apenas às grandes marcas.
Apesar de demandar muita coisa, o posicionamento de marca não é exclusivo para os grandes players do mercado. Isto porque, o principal investimento necessário para efetivá-lo é direcionado ao tempo e estudo, não para o capital necessariamente.
Por isso, o posicionamento de marca é aplicável sim às pequenas organizações, visto que o tamanho do desafio e quantidade de pessoas envolvidas está diretamente relacionado ao porte da empresa e do tamanho de sua audiência nos canais de comunicação.
Aliás, este é um trabalho menos árduo para as pequenas empresas, visto que o esforço para o posicionamento e suas diretrizes permearem na cultura organizacional é menor, afinal, são muito menos pessoas envolvidas.
Sendo assim, podemos afirmar que o posicionamento de marca é aplicável para empresas de todos os tamanhos e segmentos. O que vai mudar entre uma grande e uma pequena, é a quantidade de tempo e recursos necessários para defini-lo e colocá-lo em prática.
Como desenvolver o Posicionamento de Marca da minha Empresa?
Como você viu, seja uma empresa grande ou pequena, o caminho a seguir para efetivar o posicionamento de marca e ter eficácia na estratégia é estudo e investigação.
Isso quer dizer que tudo começa com um diagnóstico robusto, que estuda o comportamento dos líderes, clientes, escritórios e pontos de vendas, e investiga a história da marca, o propósito de seus idealizadores, o cenário atual e os objetivos da empresa no mercado que atua.
Depois disso, é preciso de ainda mais estudos, só que nessa segunda etapa de levantamento de informações o objetivo é compreender o público, seu comportamento de consumo e perguntar aos clientes quais as vivências com a marca que os fizeram escolhê-la.
Essas informações são como os “ingredientes” necessários para fazer a “receita” do posicionamento de marca dar certo. Com elas, é possível mapear uma jornada de experiência, observar e avaliar quais pontos de contato são decisivos para a aquisição dos produtos e serviços.
Ou seja, é uma forma de responder às questões:
- Como os clientes chegam até o produto?
- O que despertou o interesse do público?
- Quais foram os fatores decisivos que influenciam as compras?
Confrontar tantas informações para encontrar os melhores caminhos ao cliente, sem dúvidas, é um trabalho que requer análises, feeling, talento, tempo e muito esforço.
No entanto, com um processo sólido de diagnóstico e descoberta acompanhado do estudo das diferentes literaturas disponíveis sobre posicionamento, é possível efetivar a estratégia e ter bons resultados. Na prática, isso significa conseguir transmitir a sintonia entre o que a marca expressa e a empresa realmente é.
Além disso, para as marcas em ascensão, é fundamental contar com o suporte e expertise de uma agência de marketing digital, que tenha bons cases de sucesso e que também dê todo o suporte necessário durante seu andamento.
Gostou do conteúdo? Para aprender sobre diferentes estratégias de marketing digital continue navegando no blog.
🚀 Não perca Vendas para seus Concorrentes
O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.
Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento de vendas através da internet.
Confira também:
👉 Taxa de Conversão: o que é e como utilizá-la pode Aumentar as Vendas da sua Empresa?
👉 Metaverso: saiba o que é, como participar e o impacto nas estratégias de marketing
👉 Ataques de SEO negativo: o que é e como proteger o site da sua empresa?
👉 7 Tendências em Blogs para Melhorar seu Posicionamento no Google