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Metaverso: saiba o que é, como participar e o impacto nas estratégias de marketing

O Metaverso é uma transformação digital que consiste em um conjunto de diversas tecnologias. É um mundo virtual que existe em paralelo ao real. Para os adolescentes dos anos 2000, o entendimento é mais fácil: imagine o Metaverso como algo parecido com o The Sims, jogo de videogame e computador que simula a vida real. No Metaverso, você consegue criar um personagem virtual que tenha vida no mundo real e que transite entre ambos os espaços. Este “novo cidadão” do Metaverso tem o poder de acessar páginas na internet e visitar as mais diversas plataformas.

Jovem usando óculos vr com efeito de glitch -Metaverso: saiba o que é e o impacto no marketing digital

É inegável: os hábitos de consumo das pessoas mudaram (e muito!) ao longo dos anos. Para acompanhar essa mudança, as empresas modificaram a forma como vendem os produtos e serviços. Antes de falar sobre a mudança nos hábitos de quem compra, vamos falar um pouco sobre consumo. Desde o início de nossa vida, estamos ligados ao consumo, pois ele está integrado à sociedade. Durante a Revolução Industrial (entre 1760 e 1840) houve o crescimento exponencial da produção em massa e, consequentemente, do consumo pela sociedade.

A partir daí, o consumo acompanhou o crescimento da sociedade e atualmente é uma das atividades de lazer favoritas da população – de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 36% dos consumidores compram como forma de aliviar o estresse e 3 em cada 10 destas pessoas fazem a aquisição de produtos sem precisar. 

Com a chegada da pandemia causada pelo Covid-19, novamente os hábitos de consumo mudaram drasticamente. Saindo menos de casa devido ao distanciamento social, as compras online atingiram marco recorde: no Brasil, o e-commerce somou mais de R$ 161 bilhões em vendas em 2021, o que representa um crescimento de 26,9% em comparação ao ano anterior.

Neste sentido, a criação do Metaverso surge como uma nova oportunidade para o marketing das empresas interagir com o público, criando um novo mundo de novas possibilidades. A seguir, vamos entender o que é Metaverso, características principais, impacto para as empresas e alguns exemplos de ações de marketing. Continue conosco e boa leitura!

O que é o Metaverso?

O Metaverso é uma transformação digital que consiste em um conjunto de diversas tecnologias. É um mundo virtual que existe em paralelo ao real. Para os adolescentes dos anos 2000, o entendimento é mais fácil: imagine o Metaverso como algo parecido com o The Sims, jogo de videogame e computador que simula a vida real.

No Metaverso, você consegue criar um personagem virtual que tenha vida no mundo real e que transite entre ambos os espaços. Este “novo cidadão” do Metaverso tem o poder de acessar páginas na internet e visitar as mais diversas plataformas.  

Características fundamentais do Metaverso

O Metaverso possui uma série de características essenciais que precisam ser conhecidas pelos analistas de marketing que desejam entender o novo comportamento dos consumidores e ampliar as vendas. Vamos conhecer algumas delas:

Sempre em atividade

O Metaverso não desliga quando o usuário dá uma pausa e resolve sair da plataforma virtual. Esteja presente ou não, o tempo no Metaverso está sempre correndo.

Tempo real

Uma vez que o Metaverso acompanha a contagem temporal do mundo real, os analistas de marketing podem usar estratégias pensando no tempo disponível que o usuário tem no mundo real, levando em consideração momentos de sono, trabalho, estudo, alimentação, etc..

Agências individuais

Outra característica similar ao mundo real, é a existência de agências individuais para que os usuários possam realizar as atividades que desejam, no momento em que querem, sem depender de outras pessoas.

Universo funcional

O mundo do Metaverso possui regras semelhantes às do mundo real. Os usuários podem vender, criar, comprar, aprender, investir, jogar e adquirir. Inclusive, o usuário pode garantir reconhecimento pelo trabalho que realiza neste universo paralelo.

Plataformas independentes

O Metaverso é um conjunto de diferentes plataformas que podem trabalhar juntas ou, então, de forma separada. Assim, os usuários podem, por exemplo, trazer aquisições de um jogo para outro ou dividir mensagens em mais de uma plataforma.

Geração de conteúdo

Outra novidade do Metaverso é que os usuários podem criar e compartilhar conteúdos. Esta ideia é ótima para quem deseja divulgar uma marca, assim como acontece em redes sociais de grande alcance, como o Instagram e o TikTok

Marketing Digital no Metaverso: qual é o impacto para as empresas?

Você sabia que o conceito de Metaverso tem 30 anos? Pois é! Ele surgiu pela primeira vez no ano de 1992 no livro Snow Crash, escrito por Neal Stephenson. Apesar disso, há poucos anos ele vem realmente ganhando notoriedade, principalmente no Brasil.

No que tange o marketing digital, especialistas acreditam que o impacto do Metaverso nas empresas é extremamente positivo, pois por meio dele é possível criar diversas formas de aumentar a conversão.

Empresas, por meio do Metaverso, conseguem construir laços mais fortes com o seu público-alvo, deixar a sua marca ainda mais visível para um número maior de usuários, mirar no marketing de relacionamento, ampliar a renda e coletar dados.

Contudo, assim como toda tecnologia, as empresas podem encontrar alguns desafios no campo do marketing digital no Metaverso. Entre as principais dificuldades estão:

  • Caso o criador de conteúdo seja uma Inteligência Artificial (IA), a empresa não conseguirá registrar a propriedade intelectual e os direitos dos trabalhos realizados;
  • A segurança do Metaverso ainda precisa melhorar para que as empresas estejam seguras quanto ao uso de dados dos usuários;
  • Comprovar a propriedade dos ganhos no meio digital também ainda é um grande desafio, tanto para as empresas quanto para os usuários.

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Exemplos de Ações de Marketing realizadas no Metaverso

Como o Metaverso vem sendo muito comentado não apenas entre os internautas, mas entre o público geral, muitas empresas querem se fazer presente neste ambiente. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Em dezembro do ano passado, a Adidas arrecadou mais de US$ 22 milhões em NFTs – token não fungível que tem uma representação única. Quando você adquire um NFT, apenas você o tem. Vamos conhecer algumas ações de marketing que foram realizadas no Metaverso e ganham notoriedade:

Gucci, Zara e Adidas

Um exemplo de ação de marketing realizada no Metaverso engloba grandes marcas internacionais, como Gucci, Zara e Adidas. Elas criaram coleções únicas de roupas que só podem ser usadas por avatares, ou seja, no mundo virtual. Logo, quem consome os produtos na vida real, também quer que o seu usuário online vista a marca.

Vans e Stella Artois

A Vans criou a campanha “Vans World” onde os usuários conseguem customizar os tênis da marca no jogo. Enquanto isso, a Stella Artois, patrocinadora de corrida de cavalos no mundo real, levou os seus anúncios para os mesmos tipos de jogos no Metaverso com a Zed Run.

Renner 

A Renner, por sua vez, marca parceira do Fornite, criou uma loja dentro do game. Para atrair a atenção do público, criou uma enquete para decidir as opções de estampas que estariam à venda no jogo.

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