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Marketing Digital segue em franco crescimento no Brasil e no mundo

A constante expansão da internet e dos negócios online tem movimentado o mercado de marketing digital no Brasil e no mundo. Empresas de diferentes portes e segmentos vêm investindo massivamente em estratégias de comunicação e vendas para atrair e fidelizar clientes. Conforme o relatório Cenp-Meios, realizado pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário e publicado anualmente, o crescimento no investimento em mídia foi de 38,8% em 2021, num total de 19,7 bilhões de reais.

reunião em ambiente empresarial - marketing digital

Estratégias de marketing digital seguem dando excelentes resultados e devem estar entre os investimentos de empresas que buscam destaque no mercado.

Quantos negócios você conhece que começaram no formato 100% digital ou migraram para a internet nos últimos anos? Esta é uma tendência crescente, principalmente quando falamos de Pequenas e Médias Empresas (PMEs). E assim como os negócios são feitos no ambiente online, nada mais justo que o marketing digital seja a maneira mais inteligente de comunicação encontrada para divulgar uma empresa.

Afinal, se os consumidores buscam um produto ou serviço na internet, é assim que as marcas devem se comunicar: de forma online, direta e personalizada. E para não restar dúvida de que o ambiente online é o mais propício para negócios, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2014) mostram que mais da metade dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet. O que representa mais de 95,4 milhões de pessoas conectadas.

Isso demonstra que é praticamente impossível uma empresa se sustentar fora da internet. E, estando nela, é imprescindível investir em marketing digital. Do contrário, estará deixando de lado a maior fatia do faturamento

E mesmo as empresas que trabalham com vendas ou serviços prestados presencialmente precisam se preocupar em atingir seu público virtualmente. Por que? Uma pesquisa feita pela Hubspot aponta que, a cada minuto, cerca de 34 mil pesquisas são feitas no Google. E que quase 80% dos consumidores passam metade da sua jornada de compra pesquisando os produtos de seu interesse na internet.

Esses números descrevem bem a importância do investimento em marketing digital. E para quem ainda não está convencido, trouxemos mais alguns dados sobre o mercado e as perspectivas em torno do marketing digital para os próximos anos. Acompanhe!

Quanto o marketing digital movimentou nos últimos anos?

A constante expansão da internet e dos negócios online tem movimentado o mercado de marketing digital no Brasil e no mundo. Empresas de diferentes portes e segmentos vêm investindo massivamente em estratégias de comunicação e vendas para atrair e fidelizar clientes.

Conforme o relatório Cenp-Meios, realizado pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário e publicado anualmente, o crescimento no investimento em mídia foi de 38,8% em 2021, num total de 19,7 bilhões de reais.

O destaque do relatório é para o meio internet, que representa as diversas formas de investimentos em marketing digital. No Brasil, o crescimento de aporte em mídia nesse meio foi de 74,2% comparado a 2020.

Esses dados demonstram a necessidade que as PMEs tiveram – sobretudo a partir da pandemia, que fez crescer substancialmente os negócios online – de investir em marketing digital para garantir sua relevância no mercado.

Os resultados também demonstram que o Brasil segue a tendência do mercado externo, onde também houve aumento nos investimentos em mídias digitais. Nos Estados Unidos, por exemplo, em 2021, 72% dos investimentos em mídia já foram destinados ao meio digital.

Por que houve um aumento dos investimentos em Marketing Digital?

Entre tantos motivos para que os investimentos em marketing digital sigam crescendo, especialistas apontam a capacidade de mensurar dados como o principal fator. Ou seja, tudo que é feito no marketing digital pode ser medido e analisado através das métricas. Desse modo, é possível direcionar os investimentos da forma correta. 

Por exemplo, se uma determinada campanha de Google Ads obteve um bom Retorno sobre o Investimento (ROI), é possível a partir daí manter a estratégia ou aumentar o valor da campanha. Mas caso não tenha gerado leads satisfatórios, os dados coletados podem indicar qual o melhor caminho para o redirecionamento da campanha.

Assim, diferente de mídias tradicionais, como rádio, TV ou revistas, onde não se pode medir precisamente o alcance da audiência, o marketing digital possibilita a mensuração dos resultados de modo eficiente, fazendo com que seja muito mais vantajoso alocar recursos financeiros nesse tipo de estratégia.

Perspectivas do Marketing Digital para os próximos anos

O universo do marketing digital está em constante movimento. Frequentemente vemos mudanças nos algoritmos das redes sociais e na forma como os buscadores avaliam os conteúdos para que apareceram nos primeiros resultados das pesquisas orgânicas. 

Até mesmo o surgimento de novas plataformas e de novas funções entre as já existentes exigem das empresas um olhar inovador, buscando alternativas para não perder espaço frente à concorrência. Ao mesmo tempo, profissionais da área devem estar sempre atualizados para entregar aos clientes as melhores soluções. 

Afinal, o topo é sempre o lugar mais disputado e onde todos desejam estar! E mesmo que alcançá-lo seja uma tarefa difícil, buscar por ele é essencial para o crescimento dos negócios na internet. Não existe a possibilidade de estagnação. A palavra de ordem é movimento!

E por que estamos dizendo isso? Para que você entenda e acompanhe as perspectivas que o marketing digital traz para os próximos anos – lembrando que, a qualquer momento, tudo pode mudar!

TikTok

A rede social chinesa que traz conteúdo em formato de vídeos curtos já se tornou a queridinha dos brasileiros. De tão popular, tem batido recordes de downloads no mundo todo, e em breve deve se consolidar como uma grande plataforma, atraindo cada vez mais empresas em busca de aproximação com seu público.

Além disso, o algoritmo do TikTok é mais eficiente que o de outras redes como o Instagram, superando em até quatro vezes as entregas. E como os vídeos são outra forte tendência do marketing digital, o potencial da rede se torna ainda mais relevante para os negócios.

Vídeos curtos

Os vídeos curtos já são uma tendência e devem ganhar ainda mais espaço entre as estratégias de marketing digital. Isso vai ao encontro do item anterior, onde ferramentas como o TikTok e o Reels do Instagram são os meios mais eficientes de propagação desse tipo de vídeo, que costuma gerar um ótimo engajamento com a audiência.

Vale trazer aqui um dado relevante: o uso de vídeos para a publicidade no meio digital teve um crescimento de mais de 50% em 2021, totalizando US$ 39,5 bilhões investidos.

Marketing de influência

Os influenciadores digitais têm ganhado um espaço bastante relevante entre as estratégias de marketing digital nas redes sociais. Cerca de 87% dos usuários do Instagram se inspiram em algum influenciador para escolher produtos, conforme dados da própria plataforma. Isso demonstra o poder de persuasão desses profissionais, e como o marketing de influência pode trazer ótimos resultados para empresas dos mais diversos segmentos.

Responsabilidade Social

Mais do que nunca, as empresas estão percebendo o quanto os valores de responsabilidade social são relevantes para um público cada vez mais exigente, que dá preferência a marcas que colocam a sustentabilidade e a empatia como premissas. Nesse sentido, quem ainda não evoluiu suas estratégias para essa direção, precisa ajustar o foco e assumir um compromisso, através de iniciativas baseadas em pautas que podem fazer a diferença para a sociedade.

Metaverso

A vida no metaverso já é uma realidade e as marcas devem se preparar para um mundo digital totalmente focado em experiências virtuais. Assim, será possível alcançar novos públicos e manter a conexão com os clientes mais antenados nas novidades da internet.

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Principais motivos para você investir em Marketing Digital

Toda a informação que trouxemos até aqui já seria o suficiente para justificar a necessidade de investimento em marketing digital. Afinal, não é possível que, em pleno século 21, negócios estejam fora da internet. E estando nela, se torna crucial para a sobrevivência da empresa investir em estratégias voltadas para o ambiente online.

Mas para reforçar essa importância, listamos alguns motivos que farão você entender definitivamente porque o marketing digital não é um gasto, mas um investimento com retorno certo.

Expansão

Negócios feitos no ambiente online não se limitam a um espaço-tempo. Eles ocorrem a qualquer hora do dia, de qualquer lugar, para o mundo todo! E este é um dos grandes diferenciais do marketing digital: permitir a expansão da divulgação, alcançando mais pessoas e, claro, conquistando mais clientes.

Consequentemente, o potencial de vendas é ampliado, fazendo com que o negócio deixe de ser local – ainda que seja. Por exemplo, se você tem uma fábrica de roupas com loja física na sua cidade, o e-commerce permite que sua marca vá para qualquer lugar do país, e também do exterior.

Segmentação

Diferente do marketing tradicional, onde não é possível saber exatamente quem vai receber sua mensagem, o marketing digital permite um nível de segmentação que faz com que a estratégia seja focada num público bastante específico, garantindo que a mensagem chegue com mais precisão, melhorando os resultados. 

Campanhas direcionadas

Ferramentas de tráfego pago ajudam na segmentação, com campanhas montadas para um público específico. Por exemplo, é possível que você defina uma campanha de Ads voltada para o público feminino, de 30 a 40 anos, que reside em Florianópolis.

Dessa forma, se utiliza uma comunicação com a linguagem certa, no momento certo. E as métricas permitem mensurar dados e resultados, otimizando os investimentos em campanhas futuras. Isso faz com que a proposta da empresa encontre seu público e consiga avaliar o comportamento desse consumidor de modo muito mais eficiente.

Melhor custo-benefício 

Sem dúvida, o marketing digital oferece as estratégias com melhor custo benefício, especialmente para pequenas e médias empresas que ainda estão iniciando sua atuação no ambiente online. Pois com um investimento relativamente baixo, é possível utilizar estratégias eficientes, totalmente focadas no público-alvo previamente definido e de acordo com cada etapa do funil de vendas.

O marketing digital gera leads mais qualificados, aumentando as chances de fechar uma venda. É quase como se você abrisse uma loja de bicicletas em um local onde só passam pessoas interessadas em bicicletas! Além disso, com o marketing digital você não faz apenas anúncios, você entrega soluções ao seu público. Com ferramentas de inbound marketing, por exemplo, é possível atrair, engajar e converter, gerando valor para sua marca e fidelizando clientes realmente interessados no que você tem a oferecer.

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