Social Commerce: Entenda como as Redes Sociais podem Alavancar suas Vendas
Social Commerce é um termo que vem do inglês e significa comércio social. É uma estratégia onde os empreendedores utilizam as redes sociais para vender mais e alcançar novos clientes. Para se obter sucesso com o Social Commerce é preciso que haja uma grande interação entre o público-alvo, ou seja, os atuais e futuros clientes da loja e o perfil. Curtidas, comentários e compartilhamentos são as formas de interação mais conhecidas.
Você já pensou em utilizar as suas redes sociais para vender um produto ou serviço? Com o passar do tempo, as redes sociais se tornaram parte da vida do ser humano. Através delas é possível manter contato com os amigos e familiares, encontrar receitas fáceis de reproduzir, navegar pelos conteúdos de entretenimento e, é claro, comprar.
É difícil encontrar uma pessoa que não tenha conta em alguma rede social, seja Instagram, Facebook, Youtube ou TikTok. É mais raro ainda encontrar alguém que nunca tenha feito ao menos uma compra através das redes sociais. Este tipo de comércio tem um nome específico: Social Commerce.
A cada dia que passa, mais e mais pessoas se tornam usuárias ativas das redes sociais: de acordo com dados divulgados pela Resultados Digitais, os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos navegando por elas.
Ainda conforme a mesma pesquisa, o WhatsApp aparece como a maior rede social em número de usuários no Brasil. São mais de 165 milhões de internautas que utilizam a plataforma. Em seguida estão YouTube (138 milhões de usuários no Brasil), Instagram (122 milhões), Facebook (116 milhões) e TikTok (73,5 milhões).
Ao considerar o número de usuários e o tempo que passam nas redes sociais, é possível concluir que este é o lugar para quem tem uma marca e quer divulgá-la. De acordo com dados divulgados pela NuvemCommerce, as vendas através das redes sociais somaram 34% em 2020, tendo um crescimento de 12% se comparadas ao ano anterior. Neste mercado, o Instagram é a rede social onde acontecem o maior número de transações comerciais (87%).
Contudo, engana-se quem pensa que Social Commerce é apenas criar uma loja no Instagram e anunciar uma série de produtos. A seguir, você vai entender o que é exatamente o Social Commerce, quais os tipos existentes, como esta estratégia pode ajudar o seu negócio e formas de produzir conteúdos para as redes sociais. Continue conosco e boa leitura!
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O que é Social Commerce?
Social Commerce é um termo que vem do inglês e significa comércio social. É uma estratégia onde os empreendedores utilizam as redes sociais para vender mais e alcançar novos clientes.
Para se obter sucesso com o Social Commerce é preciso que haja uma grande interação entre o público-alvo, ou seja, os atuais e futuros clientes da loja e o perfil. Curtidas, comentários e compartilhamentos são as formas de interação mais conhecidas.
Pode-se definir Social Commerce como um local onde se encontram o comércio e as redes sociais, além de ser uma forma de agilizar e facilitar a vida do cliente. Afinal, quem não gosta de comprar sem sair do conforto de casa?
Como funciona o Social Commerce?
O Social Commerce tem como base as interações entre os clientes e a empresa que está oferecendo os produtos ou serviços. Nos comentários, o consumidor pode dar opiniões e avaliar o item que comprou e o atendimento que recebeu.
É comum encontrar lojas que bloqueiam os comentários nas redes sociais. Se você é empreendedor, não faça isso. Se você é do time dos consumidores, fique atento, pois a empresa deixa a desejar em algum quesito (qualidade, atendimento, entrega, entre outros).
Bloquear comentários é o oposto do que se deve fazer no Social Commerce. O objetivo desta estratégia é utilizar as interações dos consumidores como forma de produzir conteúdo e gerar cada vez mais engajamento.
Quais são os tipos de Social Commerce?
O Social Commerce é dividido em quatro tipos diferentes. Continue conosco para entender melhor cada um deles:
Entre pessoas
O Social Commerce entre pessoas acontece quando existe a possibilidade de diálogo entre o vendedor e o cliente. Este tipo de estratégia faz com que os consumidores tenham acesso a uma gama muito maior de produtos e uma logística rápida. Amazon, Americanas e Mercado Livre são exemplos de empresas que praticam o Social Commerce entre pessoas.
Compras coletivas
Sites como Groupon e Peixe Urbano ficaram famosos há alguns anos com a premissa de promover compras coletivas. Ou seja, os preços eram menores, uma vez que os produtos ou serviços eram adquiridos ou contratados por vários consumidores ao mesmo tempo.
Compras colaborativas
Este tipo de Social Commerce funciona quando as pessoas se unem para colaborar em uma compra ou produção específica de um produto. Alguns exemplos de sites colaborativos são: Vakinha, APOIA.se e Catarse.
Vendas em redes sociais
Esta é uma das formas mais conhecidas do Social Commerce. São lojas criadas nas redes sociais para vendas de produtos. Atualmente, é possível criar estes espaços no Instagram e no Facebook. Nesta loja virtual, o vendedor coloca fotos dos produtos, descrições e pode utilizar um link próprio para pagamento.
Como o Social Commerce pode ajudar seu negócio?
Depois de saber o que é Social Commerce e como funciona, você deve estar se perguntando: “como esta estratégia pode ajudar efetivamente o meu negócio?”. A vantagem mais evidente é a relação de confiança que você estará criando com o público-alvo.
A partir do momento em que o empreendedor está mais próximo dos clientes e já estabeleceu uma relação de intimidade, as vendas ficam muito mais fáceis e naturais de acontecer.
De acordo com uma pesquisa sobre varejo realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), 77% dos consumidores disseram que as informações obtidas através das redes sociais têm impacto direto nas compras que fazem.
Como produzir conteúdo para Social Commerce?
Para ter um bom engajamento dos clientes, é preciso que o empreendedor produza conteúdos de qualidade, ou seja, que agregue algo à vida dos consumidores. Vamos conhecer algumas das principais formas de gerar conteúdo:
Capriche nas imagens
Quantas vezes você estava rolando para baixo no Instagram até que uma imagem chamou a sua atenção? E com certeza você voltou para conferir. Uma imagem bem feita, chamativa e que acompanhe alguma tendência vai fazer com que o cliente leia o seu conteúdo. Pronto! É o que você precisava.
Use textos simples e com parágrafos curtos
Na hora de oferecer um conteúdo de qualidade, seja direto. Use textos simples e parágrafos curtos. É preciso ter em mente que o usuário de redes sociais é imediatista e se você enrolar demais ele vai partir para outra página.
Faça parcerias com influencers
Junto com as redes sociais, apareceram os influenciadores digitais. São pessoas famosas (atletas, cantores, ex-Big Brothers, por exemplo) que possuem um número grande de seguidores e usam da sua influência para divulgar produtos ou serviços. Se você tiver como investir, faça parcerias com alguns influencers e observe o crescimento da sua marca.
Produza conteúdo em vídeo
Vídeos também são importantes para atrair a atenção do público nas redes sociais. O reels do Instagram, por exemplo, comporta vídeos de até 60 segundos. É uma forma de passar a mensagem que o empreendedor deseja de forma sucinta e rápida.
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