Gatilhos Mentais e o Marketing Digital
Técnicas de persuasão baseadas em padrões de comportamento humano são os chamados gatilhos mentais. Esses gatilhos costumam ser utilizados como estratégia de marketing e vendas para estimular a tomada de decisão do consumidor durante a jornada de compra. A todo momento estamos expostos aos gatilhos mentais, seja no marketing tradicional ou no digital. Mas é neste último que eles têm sido mais empregados, uma vez que as abordagens para cada estágio do funil de vendas – da atração à retenção – são diferentes.
Entenda como os gatilhos mentais podem trazer mais resultados para sua estratégia de marketing digital, atraindo e fidelizando clientes.
Dentro do marketing digital, existem ações específicas para cada etapa do funil de vendas e os gatilhos mentais são uma estratégia eficiente, tanto para atrair quanto para fidelizar um cliente. Afinal, durante a jornada de compra, o consumidor passa por diferentes sensações. E por isso, precisa de diferentes estímulos até concluir a compra.
Por isso, atrair e reter clientes são duas etapas do processo, e ambas são fundamentais dentro de uma estratégia de marketing digital. No entanto, a linguagem utilizada na comunicação deve ser específica em cada um desses estágios.
Enquanto no estágio de atração as empresas devem utilizar uma abordagem que conquiste os clientes, dando a eles motivos para considerar seu produto ou serviço, na retenção é preciso demonstrar o valor da através de vantagens e benefícios para quem “já é de casa”, evitando que esse cliente migre para a concorrência.
Portanto, não se pode dizer que atrair é mais importante que reter, ou vice-versa. É preciso encontrar um equilíbrio e algumas estratégias podem dar certo para ambas as situações. Como é o caso dos gatilhos mentais, que trazemos neste artigo. Acompanhe!
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O que são gatilhos mentais?
Técnicas de persuasão baseadas em padrões de comportamento humano são os chamados gatilhos mentais. Esses gatilhos costumam ser utilizados como estratégia de marketing e vendas para estimular a tomada de decisão do consumidor durante a jornada de compra.
A todo momento estamos expostos aos gatilhos mentais, seja no marketing tradicional ou no digital. Mas é neste último que eles têm sido mais empregados, uma vez que as abordagens para cada estágio do funil de vendas – da atração à retenção – são diferentes.
Vale ainda ressaltar que os gatilhos mentais nada tem a ver com manipulação do público. Ou seja, um determinado gatilho só será acionado quando fizer sentido para quem recebe a mensagem. E a reação a estímulos externos é algo natural do ser humano.
Ao empregá-los nas estratégias de marketing, é necessário direcionar esses gatilhos para que provoquem sensações que não sejam nocivas, fazendo com que o receptor da mensagem tenha as reações desejáveis para aquele estímulo.
Como os gatilhos mentais são acionados?
O gatilho mental de um indivíduo pode ser acionado através de seus sentidos:
- visão;
- audição;
- olfato;
- paladar;
- tato.
Ao utilizar os gatilhos dentro do marketing digital, os sentidos que costumam receber estímulos são a visão e a audição. Quando ativados, os gatilhos mentais costumam abrir uma janela de memória, fazendo com que a pessoa reviva uma experiência anterior. Um ótimo exemplo são as músicas, que muitas vezes nos trazem um sentimento de nostalgia.
Para que servem os gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são empregados dentro das estratégias de marketing com o objetivo de despertar o interesse do consumidor em um determinado produto, marca ou serviço. Na prática, o uso de gatilhos serve para estimular a tomada de decisão, seguindo os princípios do neuromarketing.
Dessa forma, dependendo do tipo de mídia e do estágio do funil de vendas, é utilizado um tipo específico de gatilho.
Quando e onde usar os gatilhos mentais nos veículos digitais?
Para utilizar corretamente os gatilhos mentais, é importante entender de que forma eles podem ser aplicados em diferentes canais. A seguir, listamos as principais formas de utilizar esse recurso para atrair mais clientes, estimular a decisão de compra e reter seu público de modo eficaz.
Conteúdos
Gerar conteúdo é um modo bastante eficiente de engajamento. Seja nas redes sociais, site ou blog, a produção de conteúdo utilizando técnicas de inbound marketing pode ser otimizada com o uso de gatilhos mentais nos textos – lembrando que recursos audiovisuais também partem de um texto, certo?
Assim, você pode trabalhar uma estratégia de copywriting e produzir conteúdos persuasivos, atraentes e, claro, ainda mais relevantes.
Landing pages
As chamadas landing pages são utilizadas para converter visitantes em leads através de uma página onde se inserem dados como nome, email e telefone em troca de algum benefício. São utilizadas por quem deseja baixar um e-book, cadastrar uma newsletter ou fazer um teste grátis de algum produto ou serviço.
Para as empresas, servem como forma de capturar dados para possíveis ações, como e-mail marketing. Desse modo, os gatilhos mentais podem ser utilizados de forma estratégica para levar o usuário a uma ação desejada e melhorar a eficiência da landing page na conversão.
Página de produto
Uma página de produto ou página de venda como também é conhecida, serve para apresentar um determinado produto ou serviço, suas características, vantagens, de modo a convencer o usuário a fazer a compra.
Nessa estratégia, os gatilhos mentais são utilizados para persuadir o consumidor, convencendo-o de que aquilo que está sendo apresentado é, de fato, necessário e relevante para ele.
E-mail marketing
Diferente do que muitos acreditam, o e-mail ainda é uma poderosa ferramenta de marketing, com resultados bastante satisfatórios. E também uma ótima forma de utilizar gatilhos mentais em diferentes estágios da mensagem:
- no título/assunto, para impactar o leitor e levá-lo a abrir o e-mail;
- no corpo da mensagem, onde é possível manter a atenção do leitor e despertar sua curiosidade para ir até o final;
- no encerramento, através de um Call-to-action (CTA) que leve a baixar materiais, assistir vídeos ou entrar em contato com a empresa.
Principais gatilhos mentais que podem ser utilizados no Marketing Digital
Agora que você já entendeu o que são os gatilhos mentais, para que eles servem e como podem ser aplicados, vamos conhecer melhor cada um dos gatilhos utilizados no marketing digital. Confira:
Gatilho Mental da Reciprocidade
O gatilho mental de reciprocidade é um tipo de técnica persuasiva que combina muito bem com o inbound marketing. Pois nesse tipo de gatilho, a sensação de que se deve ser recíproco é despertada. Assim, em ações onde algo é oferecido gratuitamente, o usuário sente-se impelido a dar algo em troca, como seus dados de contato, para ter acesso ao benefício oferecido, que pode ser um ebook, um período de teste grátis de alguma ferramenta, entre outros.
Gatilho Mental da Escassez e Urgência
Esse tipo de gatilho costuma ser bastante eficiente nas técnicas de venda, sobretudo em promoções por tempo limitado, por estar relacionado ao senso de urgência de algo que, em breve, não estará mais disponível. Essa sensação faz com que as pessoas tomem decisões mais rápidas, impulsionadas pela necessidade de obter uma vantagem que é limitada.
Gatilho Mental da Novidade
Todo mundo gosta de uma novidade, não é mesmo? E isso já foi comprovado cientificamente através de uma pesquisa realizada na Universidade UCL, no Reino Unido. O estudo feito por alunos de Neurologia demonstrou que quando somos expostos a algo novo, nosso cérebro libera dopamina, emitindo sensações de prazer e recompensa.
E por isso esse tipo de gatilho mental funciona muito bem para construir conteúdos que despertam o interesse do leitor. Além disso, como estratégia de marketing e vendas, ele pode ser aplicado no lançamento de produtos e serviços e atualizações.
Gatilho Mental da Autoridade
O gatilho mental da autoridade está diretamente relacionado com o posicionamento da marca no mercado. Como ele trabalha a confiança das pessoas, é possível utilizar esse tipo de gatilho para demonstrar liderança e autoridade, entregando ao público conteúdos e informações que mostrem que sua empresa é a melhor no seu segmento.
Portanto, é bom lembrar que só faz sentido utilizar o gatilho da autoridade quando você realmente dominar o assunto e estiver bem posicionado o suficiente para que a confiança depositada pelos consumidores não seja quebrada.
E uma boa forma de mostrar essa autoridade é através do marketing de conteúdo, com dicas e informações que ensinem e resolvam problemas, atendendo às expectativas do público.
Gatilho Mental da Prova Social
Muito utilizado através do marketing de influência, o gatilho da prova social está baseado no interesse que temos por coisas que outras pessoas gostam. É assim que os influenciadores digitais conseguem convencer sua audiência a consumir aquilo que eles consomem – seja bom ou não.
O fato é que esse tipo de gatilho mental gera um desejo de compra imediata, e por isso sua utilização se torna eficiente em divulgações que demonstrem a popularidade da marca.
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