7 Tendências em Blogs para Melhorar seu Posicionamento no Google
Para que um blog entregue todos esses resultados é fundamental que seus conteúdos demonstrem o quanto a empresa entende sobre seu segmento, abordando assuntos recentes, explicando novas tendências, mostrando soluções, usando as palavras chaves corretas e devidamente priorizadas nos conteúdos, além de links para aprimorar ainda mais o conhecimento do leitor e mantê-lo mais tempo navegando no site.
Conheça quais tendências em blogs estão em alta para alavancar seu posicionamento no google e melhorar a autoridade da sua marca.
Entregar conteúdos de valor aos usuários é um dos pilares que sustentam o marketing digital. Por isso, é parte fundamental de estratégias com o objetivo de aprimorar a presença digital de uma empresa.
Quem assume o papel central dessa estratégia são os blogs corporativos, pois ao mesmo tempo em que entregam conteúdos valorosos, também geram autoridade e credibilidade para a marca, melhorando seu posicionamento no Google, facilitando o processo de venda e entregando resultados contínuos.
Para que um blog entregue todos esses resultados é fundamental que seus conteúdos demonstrem o quanto a empresa entende sobre seu segmento, abordando assuntos recentes, explicando novas tendências, mostrando soluções, usando as palavras chaves corretas e devidamente priorizadas nos conteúdos, além de links para aprimorar ainda mais o conhecimento do leitor e mantê-lo mais tempo navegando no site.
É uma via de duas mãos, por um lado, soluciona dores e entrega conhecimento para o leitor, por outro, traz excelentes resultados à empresa, tanto em relação à imagem da marca quanto no número de leads convertidos em clientes.
Construir um blog é uma tarefa trabalhosa, que exige pesquisa sobre o comportamento do público alvo e para desenvolver pautas que realmente chamem atenção. Além disso, os conteúdos precisam ser postados com periodicidade.
Por isso, neste conteúdo vamos te mostrar 7 tendências em blogs para que você não perca uma quantidade enorme de tempo construindo um que não desperta interesse no público ou continue gastando esforços sem conseguir se posicionar bem no google.
Boa leitura!
Conteúdo deste Post
7 Tendências em blogs para Melhorar seu Posicionamento no Google
Foco na Experiência do Usuário
Essa é uma das tendências em blogs que se tornou top trend há alguns anos. Trata-se do foco na experiência do usuário e suas reações enquanto interage nos diferentes canais de comunicação disponíveis na web.
Para que isso seja feito, é necessário entrevistar clientes atuais e estudar o comportamento do consumidor alvo da empresa. A partir dessas informações são feitos relatórios que evidenciam os objetivos do consumidor, quais as restrições, pontos fracos e fortes das estratégias atuais da empresa. Também com esses dados são desenvolvidas personas mais detalhadas e muito semelhantes ao cliente ideal.
Além disso, outros dois pontos interessantes para construir conteúdos com foco na experiência do usuário são: ter um calendário editorial e realizar o mapeamento das intenções de pesquisa, também conhecido como search intent.
O search intent é importante porque os algoritmos utilizados pelo Google para entregar os resultados de uma pesquisa são frequentemente atualizados. O mapeamento da intenção de pesquisa, pode evidenciar pontos importantes na hora de escolher as palavras chave e as title tags que serão utilizadas para que o usuário encontre o blog quando fizer uma busca.
Apresentar a Estimativa de Tempo de Leitura
Para aprimorar ainda mais a experiência do usuário, também é muito interessante apresentar a estimativa de tempo da leitura.
Quando o leitor sabe o quanto de tempo gastará para ler um conteúdo ele se torna mais envolvido, pois ele sabe se o tempo disponível dele é o suficiente para a leitura ou não.
Além disso, a estimativa de tempo de leitura nos conteúdos também impactam no rankeamento do blog nos buscadores.
Conteúdo Visual e Escaneabilidade
Duas tendências em blogs que caminham juntas no desenvolvimento de conteúdos atrativos para os usuários são: o uso de conteúdos visuais e escaneabilidade.
Hoje, os blogs estão mais ricos e detalhados, com conteúdos mais longos e profundos. O conteúdo visual e a escaneabilidade permite que o leitor faça uma varredura rápida no conteúdo para saber se o que está procurando realmente se encontra no link que foi clicado.
O conteúdo visual sempre foi um atrativo, desde o marketing convencional até hoje nas estratégias digitais mais recentes.
Além de prenderem melhor a atenção do leitor, os conteúdos visuais (imagens demonstrativas, gráficos, fluxogramas, etc.) sintetizam informações, tornando a leitura mais dinâmica e promovendo o envolvimento do usuário com o conteúdo.
A escaneabilidade é uma técnica utilizada para otimizar o conteúdo e melhorar a experiência do usuário, a tornando mais agradável.
Um conteúdo com escaneabilidade é aquele que foi desenvolvido levando em consideração a qualidade, estética, divisão de capítulos e linkagem interna no artigo para facilitar, agilizar e enriquecer o momento de leitura.
Além disso, um conteúdo com capítulos bem divididos e com subtópicos, permite a inserção de um índice linkável logo após a introdução para que o usuário consiga ir direto ao ponto que procura sem ter que ficar lendo detalhes ou rolando a página para encontrar.
Investir em Pesquisas de Mercado e Divulgar Resultados nos Posts
Essa é uma das tendências em blogs utilizada para fomentar o tráfego por meio da entrega de informações muito valiosas aos potenciais prospects. É uma forma de publicar conteúdos originais com dados dificilmente encontrados em outros blogs.
Para isso, podem ser feitas análises nos dados internos e/ou pesquisas com os clientes para coletar dados concretos que evidenciam a realidade e o panorama do segmento da empresa na prática.
Um bom exemplo seria uma empresa de construção civil coletar dados de suas obras e dispô-los no blog em conteúdos com informações sobre a quantidade de matéria prima necessária para uma etapa da construção de um determinado tipo de edificação.
Independente do seu segmento, saiba que sempre há informações preciosas para seus leitores que são obtidas a partir dos dados coletados nas diferentes rotinas de trabalho e interações com os clientes.
Para encontrá-las e compartilhá-las com seu público por meio do blog, será necessário contar com uma plataforma analítica interna e um analista para interpretar os dados.
Manter uma Frequência de Postagens
Outra excelente estratégia que faz parte das tendências em blogs é ter periodicidade na postagem de conteúdos orgânicos.
De acordo com uma pesquisa feita pela Social Media Examiner, uma importante empresa americana de mídia, os blogs que tem uma frequência diária de postagens alcançam um tráfego até 5 vezes superior que aqueles que não tem uma periodicidade regular em suas postagens.
Além disso, essa mesma pesquisa também revelou que as equipes de marketing que dão prioridade para seus posts no blog têm suas chances de adquirir bons ROIs aumentadas em até 13 vezes.
Por isso, é fundamental manter uma atualização regular do blog, não precisa ser diária, mas é indispensável que tenha uma frequência regular, como a cada 5, 7 ou 10 dias entre um post e outro, por exemplo.
Incentivar o Guest Post, criar Parcerias com outras empresas e profissionais da sua área
Apesar de muitas empresas “torcerem o nariz” para os guests posts (conteúdos desenvolvidos por convidados especiais), é uma das tendências em blogs com maior ascensão nos últimos tempos, que aumenta a audiência e melhora a performance do blog nos buscadores.
Essa prática, além de melhorar a experiência dos leitores atuais, é uma excelente ponte para atrair novos usuários, entender melhor o comportamento dos consumidores, obter insights e ganhar destaque entre os blogs do mesmo segmento.
Construir o blog pensando Mobile-First
Hoje, grande parte dos leitores consomem os conteúdos por meio de seus smartphones. Por isso, outra estratégia que está entre tendências em blogs é criar posts adaptados para dispositivos móveis.
Pense na seguinte situação: Uma frase num monitor de PC pode se tornar um parágrafo enorme na tela de um celular.
Por isso, é muito importante desenvolver conteúdos com a mentalidade Mobile-First. Isso quer dizer que o post deve ser redigido com parágrafos bem divididos, com frases curtas e sem quebras de texto com imagens Tudo para facilitar a navegação e a varredura do conteúdo.
Além disso, também é essencial usar temas web adaptados para mobile a fim de garantir que o carregamento seja rápido e o layout do conteúdo não fique confuso para o leitor.
Produzir sempre Conteúdo Original e de Qualidade
Por fim, a última das 7 tendências em blogs que escolhemos para te apresentar é a produção de conteúdos originais e que tenham qualidade, tanto na pauta quanto nas informações dentro do texto.
Os usuários que consomem conteúdos de blog de um determinado segmento já conhecem outros blogs e não estão dispostos a ler reproduções de posts publicados em outros lugares, principalmente no mercado B2B, onde o público é muito mais engajado e está numa busca constante de novos conteúdos com informações únicas.
Artigos semelhantes porém com palavras diferentes também estão longe do interesse dos leitores.
A originalidade e qualidade dos conteúdos é a essência do inbound marketing. Não se esqueça disso!
Pronto, agora você conhece as 7 tendências em blogs que estão em alta na atualidade e tem as informações necessárias para melhorar o posicionamento do seu blog no Google, a autoridade de sua marca e a experiência de seus leitores.
Se quiser aprender outras estratégias eficazes no marketing digital continue navegando em nosso blog!
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