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Ataques de SEO negativo: o que é e como proteger o site da sua empresa?

Os ataques de SEO negativo têm como objetivo utilizar técnicas desonestas para causar dano ao concorrente. Ou seja, fazer algo para que determinada empresa que chegou em certa colocação por meio de bons resultados orgânicos, perca posições nas pesquisas do buscador. Geralmente, sites de empresas que vendem produtos ou oferecem serviços que estão bem colocados nas pesquisas do Google sofrem com os ataques de SEO negativo.

Página inicial do mecanismo de pesquisa - Ataques de SEO negativo

É natural que muitos empreendedores e administradores de empresas de pequeno e médio porte, e inclusive analistas de marketing iniciantes na carreira, não compreendam tamanha a importância do SEO na estratégia de marketing de uma empresa. 

Para entender porque as estratégias de SEO são fundamentais, vamos a um exemplo prático: imaginemos que você é um dentista em Joinville e pense em quantos consultórios de Odontologia você conhece na cidade. Mais de 20? 30? 50? Digamos que uma pessoa precise deste tipo de serviço e digite no seu buscador usual: “dentista em Joinville”.

Aparecerão dezenas de profissionais e, talvez, o seu serviço esteja na terceira ou quarta página de resultados. A pessoa que está fazendo a busca terá acesso ao seu contato? Muito difícil. Com certeza ela optará por um dos primeiros resultados que o Google apresentar, sem chegar a passar sequer para a segunda página de resultados, como ocorre na maioria dos casos. E o que define se uma empresa é relevante ou não para determinada busca, neste caso de serviços odontológicos, é o SEO.

Se você desconhece o termo, SEO vem do inglês “Search Engine Optimization” que, traduzindo para o português, é a otimização para mecanismos de busca. De forma objetiva, é fazer com que os buscadores, como o Google, trabalhem para você, ou seja, que mostrem ao usuário o seu produto ou serviço nas primeiras posições de uma busca orgânica, sem a necessidade de investir em anúncios.

O desenvolvimento de um projeto de SEO não é a mais fácil das tarefas para o analista de marketing. Não bastasse os enormes desafios dos profissionais da área, ainda existem os ataques de SEO negativo. A seguir, vamos entender o que são estas investidas prejudiciais, quem as promove, formas de preveni-las e os impactos que podem gerar nos sites. Vamos aprender mais? Então, continue conosco!

O que são os ataques de SEO negativo?

Os ataques de SEO negativo têm como objetivo utilizar técnicas desonestas para causar dano ao concorrente. Ou seja, fazer algo para que determinada empresa que chegou em certa colocação por meio de bons resultados orgânicos, perca posições nas pesquisas do buscador. Geralmente, sites de empresas que vendem produtos ou oferecem serviços que estão bem colocados nas pesquisas do Google sofrem com os ataques de SEO negativo. 

Quem promove esse tipo de ação?

Hackers e indivíduos com más intenções são os responsáveis pelos ataques de SEO negativo. Fazendo uma pesquisa simples na internet, em poucos minutos você encontrará alguém com habilidade para fazer isso em troca de algum dinheiro.

Desta forma, empresários que querem crescer a todo custo e não se importam com atividades desleais, contratam estes hackers para que os seus concorrentes percam colocação nas páginas de pesquisa. O fato é: pessoas para promover ataques de SEO negativo existem em grande quantidade. O que você precisa é proteger o site da sua empresa contra estas investidas. 

Saiba como blindar seu site de ataques de SEO negativo

Apesar dos ataques de SEO negativo serem realmente ruins, não há motivos para pânico. O importante é sempre estar atento a tudo que você recebe, seja por e-mail, WhatsApp ou até mesmo na aba “Contato” do site da empresa. Confira 4 dicas essenciais para prevenir os ataques de SEO negativo em sua página:

1. Cuidado com programas maliciosos

Antes de qualquer outra preocupação, o site da sua empresa precisa estar seguro. Invista em um bom antivírus e fique de olho na presença de malwares (softwares maliciosos utilizados para causar dano) ou vírus e os exclua rapidamente. Caso o seu site comece a enviar vírus para os usuários, você terá um grande problema. A sua reputação começará a cair e você poderá sofrer as primeiras punições.

2. Evite qualquer forma de plágio  

O plágio existe e ele não está apenas nos trabalhos acadêmicos. Você pode postar conteúdos de outras pessoas em seu site, desde que diga de onde estas informações estão vindo, ou seja, dê o devido crédito. Entretanto, se você sair copiando igualmente o que está em outras páginas, os mecanismos de buscas podem interpretar como duplicidade de informações, podendo ocasionar punições por parte dos Buscadores. 

3. Monitore a sua lista de backlinks

O backlink é um link em outro site que levará o usuário até o seu. Sempre monitore as páginas que fazem menção aos seus conteúdos. Caso você esteja ligado a um tópico ruim, isso pode fazer com que o posicionamento do seu site seja prejudicado.

4. Avalie constantemente a velocidade do seu site

Com que frequência você avalia a velocidade do seu site? Monitore a agilidade de resposta da sua página e, se precisar, faça mudanças para melhorá-la. Nesta análise, procure observar se existem atividades maliciosas com objetivo de fazer com que você perca posição nos buscadores.

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Impactos de ataques de SEO negativo para os sites

Os ataques de SEO negativo são ações realmente destrutivas para a grande maioria dos sites. Por isso, é tão importante estar atento a qualquer alteração. O impacto de um ataque de SEO negativo no seu site vai depender da técnica que foi escolhida pelo hacker. Se ele carregar links de spam que direcionam o usuário para o seu site, por exemplo, você perderá o certificado de qualidade.

Em outros casos, os hackers podem alterar o robots.txt – arquivo colocado na origem do seu site e que fornece indicações aos robôs dos buscadores, como o Google, sobre o que pode ou não ser indexado. Assim, é possível fazer um ataque que solicite aos Buscadores a remoção da indexação do seu site.

Macular a política de privacidade e gerar punições

Independente do tipo de ataque de SEO negativo utilizado pelo hacker, o pior impacto que pode existir para o seu site é ele ser penalizado por parte dos buscadores. Quando alguém copia o conteúdo de outra página e posta na sua, isso macula a política de duplicidade (plágio) dos buscadores. Se for constatada a infração, o site pode sofrer punições, incluindo perda de posições nos resultados de busca.

Mantenha os ataques de SEO negativo longe do seu site

Depois de entender a importância do SEO para o site da empresa, com certeza você não quer sofrer ataques de SEO negativo, não é mesmo? Mas, como vimos, qualquer página disponível na internet está suscetível a estas investidas maldosas. Portanto, para manter os ataques de SEO negativo longe do seu site, mantenha-o sempre atualizado e com boas ferramentas. Fuja, a qualquer custo, das punições dos buscadores e multiplique as ações positivas da sua página. Ah! Não esqueça de manter a sua equipe sempre atualizada sobre as questões de SEO e de monitorá-lo com frequência.

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