Melhore a Conversão de suas Landing Pages: confira as melhores práticas
Não existe uma porcentagem de conversão pré-estabelecida como uma boa taxa. Quando o ticket de vendas é alto, como venda de automóveis, 5% pode ser considerado uma excelente taxa. No entanto, se o ticket for baixo, como roupas ou acessórios de smartphones, por exemplo, essa taxa poderia ser avaliada de forma negativa. Na primeira situação, a taxa é boa pois a venda de um único produto traz um grande retorno. No segundo caso, seria preciso ter um volume de vendas muito maior para trazer um retorno significativo. Por isso, para uma empresa a taxa de conversão em 5% pode ser ótima e, para outras, péssima.
Veja quais ações são fundamentais para que você melhore a conversão de suas landing pages e consiga fazer os usuários progredirem no seu funil de vendas.
Página de aterrissagem ou página de pouso, essas são as traduções literais de landing page. Pode até parecer não haver algum sentido no termo, mas na realidade ele se encaixa perfeitamente à essa potente ferramenta de conversão.
Isto porque, uma landing page é utilizada para captar os clientes que estão “voando” pela web e os fazer pousar no seu site ou na sua lista de contatos, por exemplo. Apesar da simplicidade do termo que a descreve tão bem, na realidade a ferramenta faz parte de estratégias de marketing digital mais abrangentes.
Este tipo de página é utilizada para coletar informações de seus visitantes e convertê-los. Ou seja, sua função é transformar uma visita em um determinado tipo de conversão, como um cadastro, assinatura, venda, pesquisa, etc.
São páginas independentes, separadas do site da sua empresa e criadas com foco único, para atender necessidades específicas de uma determinada campanha.
Obviamente, sua eficácia é mensurada numa relação entre número de visitantes e clientes convertidos (que avançaram no funil de vendas). Por isso é tão comum escutar consultores e gestores de marketing dizendo: “Quer aumentar as vendas? Melhore a conversão de suas landing pages”.
Mas, como fazer isso? Quer saber?
Continue a leitura e aprenda!
Conteúdo deste Post
O que é uma boa taxa de conversão?
Como finalizamos a introdução com “melhore a conversão de suas landing pages”, nada mais justo do que prosseguir explicando o que é uma boa taxa de conversão na prática.
Não é mesmo!?
Na realidade, não existe uma porcentagem de conversão pré-estabelecida como uma boa taxa.
Quando o ticket de vendas é alto, como venda de automóveis, 5% pode ser considerado uma excelente taxa. No entanto, se o ticket for baixo, como roupas ou acessórios de smartphones, por exemplo, essa taxa poderia ser avaliada de forma negativa.
Na primeira situação, a taxa é boa pois a venda de um único produto traz um grande retorno. No segundo caso, seria preciso ter um volume de vendas muito maior para trazer um retorno significativo.
Por isso, para uma empresa a taxa de conversão em 5% pode ser ótima e, para outras, péssima.
Como você pode ver, na prática não existe um número mágico, visto que a taxa de conversão flutua de acordo com o ticket médio, estágio da jornada de compra, a oferta disponibilizada na landing page e o que a sua empresa quer em troca das conversões buscadas com a ferramenta.
Para conseguir que a equipe de marketing melhore a conversão de suas landing pages, o correto é fazer testes e mais testes para se orientar sobre o andamento das estratégias e a eficácia das ações e materiais utilizados na página para conversão.
Portanto, não precisa se apegar a números pré-estabelecidos, o que importa é conseguir alcançar uma taxa de conversão que entregue resultados satisfatórios para seu negócio.
Melhore a Conversão de suas Landing Pages: como atingir taxa de conversão satisfatória para seu negócio?
Pode não haver um número específico para uma taxa de conversão ser considerada satisfatória, no entanto, existem práticas eficazes para garantir que você melhore a conversão de suas landing pages e consiga excelentes resultados.
Veja o que é preciso levar em consideração na hora de criar uma landing page que entrega os resultados positivos para suas estratégias.
Cada Landing Page precisa ter um objetivo claro
Pode até ser “batido”, mas como em qualquer outra estratégia de marketing digital, para uma landing page entregar o esperado é preciso que antes um objetivo claro seja estabelecido. Ou seja, você precisa entender o que deseja antes de seguir um rumo, caso contrário, o destino será lugar nenhum.
Isto porque, as landing pages estão necessariamente atreladas a um estágio específico do funil de vendas e, em cada um deles, é desejada uma conversão específica. Afinal, você não pretende captar dados de um cliente quase fechando negócio ou oferecer um cupom de alto desconto para um visitante que ainda nem tem seus dados registrados em sua lista.
Portanto, antes de qualquer coisa, você precisa determinar que tipo de conversão é adequada para o visitante/cliente que será atingido por sua landing page. Assim, é possível identificar o que será oferecido e o que será pedido em troca disso.
Com isso, você terá as diretrizes necessárias para realizar suas landing pages e garantir que entreguem resultados satisfatórios.
Minimize as opções
Como você viu, as landing pages possuem um foco único: converter os visitantes e fazê-los avançar em seu funil de vendas.
Por isso é importante que sua proposta possa ser descrita com apenas 5 palavras para que os visitantes consigam perceber logo de cara a oferta disponível na landing page.
Você precisa dar todos os indícios aos usuários de que eles estão ali para um único objetivo. No seu caso, a conversão, no deles, o “prêmio” por ter agido como proposto na página.
Desta forma, ao criar a landing page, é fundamental você minimizar o número de ações que o visitante pode realizar na página. Na prática isso quer dizer: utilizar o mínimo de botões de ação.
Papel das Landing Pages na jornada de compra
Gerar leads é um dos processos mais trabalhosos e complexos dentro de uma estratégia de marketing digital e é exatamente este o papel de uma landing page.
Ou seja, quanto mais cedo nas estratégias as páginas entrarem em ação, menor o tempo para as conversões começarem a surgir.
Por esses motivos, cada página deve ser criada de acordo com a etapa específica em que o público alvo se encontra no funil de vendas. Afinal, cada etapa tem um tipo de conversão específico para ela.
Então, não se esqueça: o papel das landing pages é sempre o de ajudar as pessoas a progredirem no funil de vendas.
Para isso, elas precisam oferecer materiais com respostas para problemas (topo de funil) ou evidenciar por quais motivos seu produto é a melhor solução entre as outras disponíveis no mercado (meio do funil) ou oferecer uma oferta irresistível (fundo do funil).
Por isso é fundamental que seus criadores conheçam gatilhos mentais e outras ferramentas de persuasão efetivas para cada estágio.
Otimize o SEO da sua Landing Page (Título e Descrição)
Assim como num site ou blog, as técnicas de SEO são fundamentais para que a landing page apareça entre os resultados de uma pesquisa relacionada ao assunto que ela trata.
Entre os principais critérios utilizados pelos motores de pesquisa para que uma landing page apareça nos resultados de uma busca está o título da página.
Para que você melhore a conversão de suas landing pages, é preciso usar um título de grande destaque e fazer uma descrição que transmita claramente e objetivamente qual é a oferta principal entregue por elas.
Quer um exemplo de como uma página bem desenvolvida apareceria nos resultados de uma pesquisa?
Título: “Landing Pages como Motor para Conversões”
Descrição: “Confira nosso guia de criação de landing pages e coloque sua taxa de conversão nas alturas. Baixe gratuitamente – Clique aqui.”
Aprimore o volume de conteúdo na Landing Page
Não é só o título que precisa utilizar técnicas de SEO, o conteúdo das páginas também precisa ser otimizado.
Para isso, determine uma palavra-chave relacionada com o que está oferecendo na landing page e faça ela aparecer pelo menos duas vezes, uma no título e outra no conteúdo.
Neste caso, o “quanto mais, melhor” não pode ser aplicado. Afinal, não podemos nos esquecer que as landing pages tem foco único, a conversão. Se usar demais, a experiência do usuário cai e as conversões também. O importante é desenvolver um conteúdo fluido e objetivo, que direcione rapidamente o usuário à ação.
Utilize os contrastes visuais nas suas páginas
O conteúdo escrito deve ser atrativo, sem dúvidas, mas a atenção do usuário não deve ser chamada só por meio dele.
Por isso, nossa última instrução para que você melhore a conversão de suas landing pages é te explicar como chamar atenção do usuário também com o conteúdo visual das páginas.
Observe como fazer isso:
- Escolha uma paleta de cores (entre 4 ou 5) que seja coerente com a marca e a oferta;
- Lembre-se que as cores no fundo devem ter alto contraste com o texto para facilitar a leitura;
- A chamada para ação (CTA) e o botão devem ter uma cor que se destaque entre as outras utilizadas no resto da landing page, assim você guiará o usuário diretamente para o lugar onde a ação deve acontecer.
Pronto! Agora, quando escutar de alguém ou pensar: “melhore a conversão de suas landing pages para vender mais”, você saberá exatamente como agir.
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