Consultoria de Marketing Digital: funcionamento e benefícios para sua empresa
É hora de sair da sua zona de conforto e entender como funciona a Consultoria de Marketing Digital. Um passo que você dá hoje pode ser sinônimo de muitas vendas em um futuro próximo. Neste post entenda como modificar e melhorar o seu negócio.
Estamos nos encaminhando para o final de mais um ano. Como foram as vendas da sua empresa ao longo destes 12 meses? Você está feliz e satisfeito com os resultados alcançados? Se você fizer esta pergunta a 10 empresários distintos, possivelmente você receberá respostas negativas de todos.
Isso não significa que o gestor está totalmente descontente com o andamento dos negócios. Mas pode mostrar que, talvez, o setor comercial não esteja conseguindo alcançar o público-alvo como esperado.
Ao mesmo tempo em que a internet trouxe mudanças significativas na vida das pessoas, inclusive sobre a forma como os indivíduos fazem compras, quando a ferramenta não é bem explorada, ela pode afastar os consumidores do seu negócio.
Se você se identificou com este cenário, isso significa que a sua empresa está carente de uma Consultoria de Marketing Digital. Você não precisa mudar o seu produto ou serviço, mas sim a forma como chega aos consumidores.
É hora de sair da sua zona de conforto e entender como funciona a Consultoria de Marketing Digital. Um passo que você dá hoje pode ser sinônimo de muitas vendas em um futuro próximo. A seguir, entenda como modificar e melhorar o seu negócio. Boa leitura!
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O que é e como funciona a Consultoria de Marketing Digital?
Para entender o que é Consultoria de Marketing Digital, vamos, primeiramente, relembrar o conceito da palavra consultoria. Quando uma pessoa física ou jurídica busca no mercado por uma consultoria, ela está atrás de conselhos profissionais.
Portanto, podemos entender que a Consultoria de Marketing Digital consiste em um aconselhamento, onde serão apontados os erros que vêm sendo cometidos e o que pode ser modificado nos processos de marketing e vendas, levando em conta diferentes estratégias com foco no alcance das metas.
A Consultoria de Marketing Digital funciona da seguinte maneira: o profissional, após fazer uma análise minuciosa da empresa, apontará os pontos positivos e negativos do negócio, ou seja, onde estão presentes possíveis oportunidades e onde o dinheiro não está sendo aplicado como deveria. Continue conosco para entender os objetivos da contratação de um consultor.
Objetivos de uma Consultoria de Marketing Digital
Ao contratar uma Consultoria de Marketing Digital, você precisa ter em mente alguns objetivos para serem atingidos. Caso você não saiba exatamente para onde ir, o consultor também pode dar uma ajudinha na hora de compor as metas. Confira alguns objetivos simples e eficazes que servem para orientar o trabalho:
Diagnóstico de problemas e falhas nos processos comerciais
Analisar os processos comerciais e diagnosticar problemas e falhas é um dos principais objetivos da Consultoria de Marketing Digital. Todos os procedimentos de vendas e marketing passam por um pente fino rigoroso onde é mostrado o que pode ser melhorado em cada uma das etapas.
Por ser um dos objetivos mais básicos, logo as primeiras melhorias já podem ser observadas. Algo importante e que as empresas acabam não fazendo, por exemplo, é acrescentar e destacar Calls-to-Action em uma Landing Page.
Planejamento das Ações Promocionais
Você já parou para pensar em como é feita uma ação promocional na sua empresa? Ela é pensada previamente ou simplesmente “jogada no ar” sem nenhum critério? Quando se fala em marketing, a primeira palavra que deve vir à mente é planejamento.
Todas as ações promocionais precisam ser planejadas com antecedência, caso contrário, os efeitos são mínimos e você não obterá os resultados esperados.
Elaboração de um Plano de Ação
A Consultoria em Marketing Digital também tem como objetivo a criação de um plano de ação, ou seja, criar atividades que, caso realizadas corretamente, possuem grandes chances de sucesso. Essas ações são explicadas passo a passo para que a equipe consiga efetivá-las posteriormente.
Durante a elaboração do plano de ação, a consultoria também pode ensinar a equipe o que realmente significa Marketing Digital e porque certas ações precisam ser feitas de determinada forma. Assim, quando todos entendem as razões de estarem fazendo o que fazem, as chances de sucesso são muito maiores.
Conheça os benefícios da Consultoria de Marketing Digital
E então, pronto para começar uma Consultoria de Marketing Digital na sua empresa? Antes disso, entretanto, confira alguns benefícios que essa ação pode trazer ao seu negócio. Aqui vai um spoiler: Você vai se surpreender!
Especialização da Equipe
Pense no consultor como alguém que colocará a empresa no rumo correto de vendas, mas que também estará presente passando seu conhecimento à equipe. Por meio de orientação, troca de experiências e atividades, os colaboradores vão se aprofundando no tema e entendem a importância do Marketing Digital.
A especialização da equipe é muito importante por dois motivos: a partir do momento que todos entendem o que estão fazendo (1º motivo), você não estará deixando todas as ações de marketing da sua empresa na mão de uma única pessoa (2º motivo).
Agilidade para Início (Equipe Pronta)
O consultor trará muito conhecimento e contatos para a equipe de marketing da sua empresa. É como se você estivesse contratando um serviço quase pronto, o que dará agilidade para as mudanças que precisam ser feitas. Além disso, você também estará economizando na compra de materiais e na contratação de muitos colaboradores, já que o consultor consegue ter uma visão ampla e direcionar o que cada um da equipe pode fazer.
Opinião Externa
Na grande maioria das vezes, quem está mergulhado nos negócios não consegue enxergar o que deve ser feito, mesmo estando na sua frente. Por isso, a Consultoria de Marketing Digital trará este olhar de fora, o olhar de alguém que não está acostumado com o dia a dia da empresa.
Essa opinião externa é crucial para que os negócios melhorem, principalmente os processos de marketing e vendas. Por mais boa vontade que a equipe tenha, às vezes é preciso um olhar profissional que consiga identificar o que deve ser feito.
Maior Retorno sobre o Investimento
É claro que, o retorno advindo do trabalho do consultor, ou seja, a mudança no comportamento dos clientes, precisa ser maior do que o valor que o empreendedor investiu na contratação. Se isso não acontecer, o consultor será despedido.
Ao fazer esta contratação, tenha certeza que você estará investido em qualidade e o consultor, por sua vez, fará o que for preciso para que a empresa melhore seus índices de vendas. Ele sabe que o emprego dele precisa disso.
O retorno do investimento costuma, na grande maioria das empresas, acontecer rapidamente, uma vez que pequenas ações feitas logo no início da consultoria já trazem resultados significativos.
💸 Tráfego Orgânico é sempre mais Barato
Você gostaria de crescer o faturamento da sua empresa sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios? Caso esse questionamento faça sentido para o seu negócio, você PRECISA ampliar as ações em otimização de SEO. Como resultado do emprego desta estratégia, o site da sua empresa passará a receber tráfego orgânico qualificado, algo que pode fazer uma verdadeira revolução em suas vendas.
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