O que é CRM e como utilizá-lo para vender mais?
Os tempos mudam, novas formas de fechar negócio surgem mas, independentemente do segmento da sua empresa, existe algo que não se altera: o relacionamento com o cliente continua sendo a peça-chave de qualquer empreendimento bem-sucedido.
Sendo assim, cabe a cada gestor estar a par das melhores ferramentas disponíveis para otimizar a relação entre o seu negócio e os seus clientes (sejam eles leads ou consumidores que já efetuaram uma compra anteriormente). A satisfação gerada é garantia de fidelização e ainda impulsiona o referral marketing.
Por isso, esqueça o registro de dados dos seus leads em planilhas desconexas que em nada colaboram para uma visão global do seu potencial: para explorar ao máximo todas as informações que você deseja ter sobre o seu cliente e o que elas têm a oferecer, é preciso concentrá-las em apenas um lugar: um CRM.
Mas o que é CRM? Trata-se da sigla em inglês para Customer Relationship Management. Em português, seria algo como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O nome é intuitivo, não é mesmo? Estamos falando sobre um software capaz de gerenciar o relacionamento entre a empresa e os seus clientes, com o objetivo de otimizá-lo e promover uma verdadeira revolução no dia a dia das suas equipes.
A grande vantagem da utilização de um CRM está na organização, em um só lugar, de todas as informações do relacionamento de um cliente com a empresa através da anotação estratégica dos pontos de contato já realizados previamente.
Conforme a empresa cresce, o desafio de oferecer um atendimento personalizado para cada cliente sem se esquecer de nada parece ser cada vez maior. Portanto, a organização de informações com fácil acesso e segurança é de suma importância. Dessa maneira, será possível planejar abordagens mais inteligentes para a concretização de novas vendas, além de resolver problemas em menos tempo e com mais eficiência.
O CRM permite abordagens mais eficientes ao armazenar todo o histórico da empresa com os seus clientes em potencial ou mesmo daqueles que já fecharam negócio e precisam de suporte na utilização do seu produto, por exemplo.
Os impactos serão sentidos nos diversos setores do negócio, como marketing, vendas, suporte etc., haja vista que todos eles estabelecem, em algum nível, uma relação com os clientes.
E não pense que o CRM é uma ferramenta de que apenas grandes empresas se beneficiam e podem custear: existem os CRMs que operam tanto no modelo Enterprise, com foco na personalização da ferramenta, cujo público-alvo são empresas maiores, quanto os CRMs PME, que são ideais para times enxutos e costumam ser mais acessíveis nos valores. Dessa forma, a sua escolha deverá levar em consideração as características da sua empresa e os seus objetivos específicos.
Vamos conferir o que faz uma ferramenta de CRM, mais detalhes de suas vantagens, a relação da ferramenta com o Inbound Marketing da sua empresa e como escolher o CRM perfeito para você? Continue a leitura! 🤓
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O que faz uma ferramenta de CRM?
Cada CRM tem as suas particularidades. Entre elas, podemos listar sua forma de operação: na própria máquina ou na nuvem. No entanto, a essência de todas as ferramentas pode ser resumida no cadastro dos clientes e no registro das suas informações, de maneira integrada a outros softwares já utilizados pela empresa.
No que tange ao cadastro, este pode ser feito manualmente (um por um) ou, se você já tiver um arquivo com esses dados, é possível importá-los de uma só vez para o CRM.
O registro de informações, por sua vez, permite a qualquer colaborador da empresa fazer anotações sobre determinado cliente. À medida que as anotações são feitas, o sistema armazena esses dados e exibe informações completas sobre os consumidores, como canais de atendimento preferidos, estágio na jornada do cliente e eventuais problemas relatados com algum produto.
Os dados dos leads que podem ser armazenados no CRM vão desde os mais simples como nome, endereço e telefone até informações mais refinadas como visitas ao site e descrição minuciosa das interações do usuário com a empresa.
Assim, o CRM é uma ferramenta capaz de mostrar tudo o que você precisa saber e apontar soluções que somente por meio dele você conseguirá enxergar, incluindo uma visão ampliada de negócio, acompanhamento do desempenho das equipes em tempo real e, dessa maneira, promover um ganho de produtividade que se sustenta ao longo do tempo. 👨💻
As vantagens de usar um CRM
A centralização das informações dos clientes em uma ferramenta desenhada para organizar processos e automatizá-los é certamente a grande vantagem de adotar um CRM, já que, dessa maneira, torna-se mais fácil reduzir custos e aumentar os seus lucros. Quer saber como? Listamos algumas vantagens abaixo. 🧐
1. Organize e controle o processo comercial
Utilizar o CRM é uma ótima forma de organizar e controlar o processo comercial. É possível, por exemplo, acompanhar o funil de vendas em tempo real. Ao contrário de sistemas internos ou planilhas, que dificultam a observação atenta de oportunidades, o CRM oferece uma visão ampla das etapas de negociação. Dessa forma, você poderá direcionar os seus esforços na direção correta e concretizar mais vendas, aumentando o faturamento da sua empresa. 👩💼
2. Tenha todos os dados em um lugar só
Se cada membro da equipe atualizar somente a sua planilha, ao longo dos dias, será praticamente impossível que nenhuma informação seja perdida. Ao utilizar o CRM, por outro lado, é possível centralizar e organizar os dados em um só lugar. Dessa maneira, todos os colaboradores poderão acessar as informações necessárias na mesma plataforma, o que permite uma interação personalizada com os clientes por parte dos diversos setores da organização. 👩💻
3. Venda mais, melhor e mais rápido
De acordo com a Innopple Technologies, após adotar um CRM, as empresas perceberam um aumento de até 65% nas vendas. Mas como isso é possível? Pois a produtividade da empresa como um todo tende a crescer com uma ferramenta capaz de integrar diversas funções como e-mail, softwares de automação de marketing e calendário. Ao conduzir todo o processo de vendas do mesmo lugar, sem a necessidade de alternar entre uma ferramenta e outra, há menos desperdício de tempo, acarretando vendas mais frequentes, rápidas e inteligentes. 🤑
4. Foque nas necessidades dos clientes
Por meio da organização dos dados na mesma plataforma, torna-se mais fácil para os vendedores encontrarem as melhores oportunidades de negócio no momento mais propício. Ao aumentar o foco no cliente, a venda consegue ser mais personalizada. Além disso, o CRM também é capaz de antecipar as necessidades do seu cliente antes mesmo de elas serem verbalizadas. Assim, você estará bem mais preparado para atendê-las. 🙋
5. Fidelize seus clientes
Conquistar novos clientes é bom, mas fidelizar quem já comprou de você é melhor ainda. Para manter esse cliente na sua base, o CRM é de suma importância. Sendo ele um software com vistas a tornar o relacionamento entre o cliente e a empresa o melhor possível, possibilitará traçar o perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e saber a hora certa de estabelecer um novo contato e fazer uma oferta personalizada. Além disso, toda a equipe poderá oferecer um atendimento brilhantemente personalizado e garantir a longevidade do negócio. 🙏
6. Saiba por que está perdendo oportunidades
Uma das várias possibilidades de registro de informações no CRM permite saber os motivos pelos quais oportunidades de negócio foram perdidas. Os motivos de perda são acompanhados do registro dos pontos fracos do seu produto, em que aspectos a argumentação do time de vendas não é suficientemente convincente e quais são as qualidades dos produtos da concorrência que estão mais chamam a atenção dos consumidores. Assim, será possível repensar as suas estratégias de forma inteligente e visar à liderança no mercado. 🤔
CRM e Inbound Marketing
Você já sabe que o Inbound Marketing busca atrair clientes explorando canais como buscadores, blogs e redes sociais, por meio da oferta de conteúdo relevante para o público-alvo de determinado segmento.
Quando chega a etapa da venda, superadas as etapas de atração, conversão e relacionamento, seu cliente em potencial estará mais bem-preparado para realizar a compra devido aos conteúdos consumidos previamente.
É aí em que a integração entre Inbound Marketing e CRM entra em cena: por meio dela, torna-se possível otimizar um processo que envolve atração, conversão, retenção, monitoramento e satisfação dos leads.
Isso porque as informações ficam reunidas no mesmo lugar e são de fácil acesso, evitando a redundância de dados que ocorre quando as mesmas informações são armazenadas em locais diferentes pelas equipes de marketing e de vendas.
Ao trabalhar de maneira colaborativa utilizando a mesma plataforma, as equipes de marketing e vendas otimizam o tempo e maximizam os resultados.
Os ganhos são nítidos: produtividade, melhora na comunicação, criação de estratégias de marketing e vendas mais eficientes e direcionadas às dores de suas personas, análise de métricas e indicadores-chave e atendimento que encanta o cliente. 🥰
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