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Churn Rate: o que significa, como calcular e reduzir este indicador?

Churn Rate (taxa de cancelamento ou de rotatividade) é o indicador utilizado para mensurar os impactos causados com a perda de clientes (e de receita por este motivo) durante um determinado período. Na prática, o Churn Rate demonstra o número de clientes que cancelaram durante uma faixa de tempo, como 17 cancelamentos na semana, 24 no mês ou 76 no trimestre, por exemplo.

Churn Rate - Empresários modernos

Entenda porque monitorar o Churn Rate é decisivo à sobrevivência do negócio, aprenda como calcular esta taxa e confira dicas práticas para mantê-la sempre baixa. 

Assim como uma empresa deve tomar medidas para reduzir o turnover e reter seus talentos, ela também precisa dar atenção especial aos clientes, a fim de evitar que Churn Rate suba demais e prejudique suas finanças. 

Além disso, todo mundo sabe que oferecer produtos de qualidade, serviços personalizados e fazer atendimentos com excelência, são requisitos fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio, ainda mais hoje, neste mundo completamente digitalizado e com a concorrência sem barreiras para manter a competitividade.

Se você analisar com calma, perceberá que os dois parágrafos anteriores tem uma coisa em comum: o foco no cliente como prioridade máxima. Com isso, é possível atender as necessidades e expectativas distintas de cada cliente e gerar uma grande carteira de consumidores para a marca.

Mais importante que ter uma ampla carteira de clientes, é conseguir fidelizá-los para que sejam recorrentes e ainda se tornem propagadores da marca, indicando os produtos e serviços oferecidos por ela para outras pessoas.

Um Churn Rate muito alto, inverte totalmente este cenário ideal. Quando essa taxa é muito elevada, se torna crítica a necessidade de tomar iniciativas para reter mais clientes, trabalhar melhor o customer service e experience. 

Caso contrário, muito provavelmente a empresa estará fadada ao fracasso, já que gasta uma fortuna na aquisição de clientes, na disponibilização de serviços, produção, logística e muitos outros pontos e os consumidores não param de “fugir” dela.  

Continue a leitura para entender melhor sobre o Churn Rate, sua utilidade para as empresas, importância e possíveis causas da elevação desta taxa. No final, você encontrará algumas ideias práticas para reduzir este indicador tão decisivo.

O que é e para que serve o Churn Rate?

Churn Rate (taxa de cancelamento ou de rotatividade) é o indicador utilizado para mensurar os impactos causados com a perda de clientes (e de receita por este motivo) durante um determinado período.

Na prática, o Churn Rate demonstra o número de clientes que cancelaram durante uma faixa de tempo, como 17 cancelamentos na semana, 24 no mês ou 76 no trimestre, por exemplo.

Ao monitorar sua churn rate, a empresa tem a capacidade de entender se sua base de clientes está expandindo ou retraindo, avaliar se a qualidade do atendimento está sendo mantida, detectar a existência de possíveis problemas a serem observados nos produtos e serviços, identificar se há sustentabilidade no desenvolvimento do negócio e se existe algum tipo de vantagem perante a concorrência.

Como o Churn Rate é calculado?

O cálculo utilizado para identificar a taxa de cancelamento é bem simples, uma operação básica que divide o número de clientes fidelizados por clientes perdidos dentro de um período específico.

Exemplo: Período de 1 mês – 200 clientes fidelizados, 20 perdidos (200/20=10).

Neste caso, o churn rate da empresa usada no exemplo foi de 10% no período de 30 dias.

Além de calcular o Churn Rate relacionado ao cancelamento de clientes, também é preciso identificar o churn de receita usando o ticket médio de cada cliente desistente, ou seja, encontrar o valor total que seria pago pelos clientes que cancelaram.

A operação é a mesma, o que muda são somente os fatores, confira:

Churn de receita = soma do valor total dos cancelados durante um determinado período / receita total durante esse mesmo período.

Para você entender melhor, vamos dar continuidade no exemplo anterior, que mostra o churn rate de uma empresa que conquistou 200 clientes e perdeu 20 durante 1 mês.

Exemplo:

  • Churn de receita = 20 (clientes perdidos) x 100 (valor da mensalidade de cada cliente) / 20000 (receita total do mês)
  • Churn de receita = 20 x R$ 100 / R$ 20.000
  • Churn de receita = R$ 2.000 / R$ 20.000
  • Churn de receita = 0,1%

Como você pode observar, essa empresa tem churn rate e de receita baixíssimos, um cenário perfeito para qualquer organização, porém pouco realista. Utilizamos esses valores para simplificar o entendimento do cálculo.

Porque é importante manter o churn baixo?

Além de evidenciar a entrada e saída de clientes e receita, o Churn Rate também indica o nível de satisfação do cliente.

Fazer o monitoramento desta métrica é fundamental para entender quais estratégias, produtos e serviços estão entregando bons resultados e quais não estão sendo eficientes.

Um Churn Rate alto, indica que os clientes não estão satisfeitos com suas soluções e atendimento, ou seja, não encontram o que procuram em sua marca e preferem desistir de você a encontrar a solução que procuram. 

Desta forma, fica óbvia a necessidade de manter a taxa de cancelamento baixa, afinal, é a receita da empresa que está em cheque quando o Churn Rate é alto demais.

Quais são as possíveis causas de um churn alto?

Como mostramos, além de evidenciar a rotatividade dos clientes, o churn também indica a receita que está sendo perdida com a desistência dos clientes.

Por isso, o primeiro grande impacto de um churn alto, e o mais direto de todos, é a pancada no fluxo de caixa, pois indica um alto escoamento de receita. Se a empresa trabalha com sistemas de assinatura, o crescimento do negócio é estagnado (se ele não morrer por isso). Isso torna imprescindível o reconhecimento das causas que elevam essa taxa.

As causas mais comuns que impactam na elevação do churn são:

  • Serviço de entrega ruim;
  • Atendimento aquém das expectativas dos clientes ou distorcido do que foi informado durante o processo de compra;
  • O serviço não agrega mais o valor que agregava anteriormente para os clientes;
  • Mudança no comportamento de consumo ou necessidades do cliente;
  • Expectativas com a solução não atendidas;
  • Preço elevado demais para o cliente;
  • Cliente com problemas financeiros;
  • Cliente faliu (no caso de B2B);
  • Crise econômica regional, nacional e/ou global;
  • Interrupções ou encerramentos na prestação de serviço;
  • Falta de atenção a detalhes que são importantes para o cliente.

Ideias para reduzir o Churn Rate da sua empresa

Bom, depois de todo esse conteúdo, chegou a hora de encontrar soluções para reduzir o Churn Rate de sua empresa e mantê-lo o mais baixo possível. Aliás, agradecemos muito por você ter lido tudo até aqui.

Para te ajudar, separamos dicas muito práticas que já foram testadas e validadas em outras organizações. Apesar de cada empresa ter suas próprias e únicas características, existe uma receitinha básica com ações efetivas na redução do churn.

Para adiantar, é importante dizer que o marketing digital é base dessa redução. Desta forma, se torna fundamental um estudo profundo sobre a realidade atual do negócio, suas necessidades, expectativas de seus clientes e, obviamente, os motivos que estão levando ao cancelamento. 

Levando isso em consideração você vai precisar dar o start com as seguintes ações:

  • Analisar profundamente quem você atende, quais as características da sua persona e quais os fatores em comum entre todos clientes que cancelaram;
  • Mapear o perfil dos consumidores fidelizados e dos desistentes;
  • Entender os reais motivos que levaram cada cliente à desistência.

A segunda etapa de redução do churn acontece após o levantamento de todos esses pontos. Com essas informações em mãos, você vai precisar:

  • Assumir os erros;
  • Fazer os ajustes necessários nos produtos, serviços e/ou atendimento;
  • Direcionar temporariamente uma equipe para manter o foco na qualificação dos seus leads e efetuar a segmentação das oportunidades;
  • Dar atenção especial para todos os leads que estão entre o meio e o fundo do funil de vendas;
  • Estabelecer um fluxo de email para nutrição desses leads, direcionado ao alinhamento e atendimento de expectativas;
  • Montar uma equipe de Customer Success, treinada especificamente para lidar com cancelamentos e para agir em cima das dores apresentadas pelos clientes;
  • Usar o pós-venda como peça chave para estratégias de retenção de clientes e crescimento do negócio.

Pronto! Chegamos ao final deste conteúdo e agora você entende sobre o Churn Rate e como ele pode ser perigoso para a sobrevivência do negócio quando está muito elevado. 

Com essas dicas práticas, bastante pesquisa, além da expertise e suporte de uma Agência de Marketing Digital, sem dúvidas sua taxa de cancelamento vai reduzir e se manter em um nível seguro.

Quer aprender muito mais sobre a influência do marketing digital nas diferentes estratégias do seu negócio? Continue navegando em nosso blog, ele está recheado de conteúdos interessantes para você!

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