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Aprenda como vender cursos online e fature muito com o mercado digital

Por se tratar de um mercado muito concorrido, as instituições de ensino brasileiras precisam de excelentes estratégias de vendas e campanhas de matrículas efetivas para alcançarem suas metas. Encontrar o cliente ideal para os seus cursos e conseguir conduzi-lo em sua jornada de compra é imprescindível para ter sucesso.

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Por Fernando Barcellos
em 30/07/21

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Vender Cursos Online - pessoa segurando cartão de crédito e celular

O mercado de infoprodutos é um segmento em franco crescimento no Brasil. Uma área que se renova a cada ano que passa e envolve expertises do varejo digital, empreendedorismo e educação à distância.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que, de 2009 a 2019, o número de estudantes matriculados em cursos à distância de ensino superior cresceu mais de 370% no Brasil. 

Entretanto, é importante destacar que o ensino superior é apenas uma das modalidades disponíveis no mercado educacional digital. Existem outros formatos, como é o caso dos cursos profissionalizantes (livres), por exemplo, que inclusive conseguem atrair uma quantidade maior de alunos por serem de curta duração e mais acessíveis ao bolso dos brasileiros. Logo, se o ensino superior à distância percebe um crescimento tão expressivo, já é de se esperar que o mercado de cursos online no Brasil como um todo também esteja muito aquecido.

Atualmente, existem cursos online para as mais variadas áreas do conhecimento. A popularidade desta modalidade de ensino se dá, principalmente, pela flexibilidade de horários para acessar os conteúdos das aulas e o investimento significativamente menor quando comparado à educação presencial.

O que grande parte dos empreendedores digitais se pergunta é qual o futuro da educação no Brasil? A forte tendência de migração para plataformas online de ensino se manterá nos próximos anos? O ensino híbrido (semipresencial) manterá sua aceitação mesmo após o término da pandemia de COVID-19? Como serão as coisas daqui para frente?

Estes questionamentos não são fáceis de serem respondidos. Apesar disso, uma coisa é certa: as tecnologias digitais de ensino-aprendizagem apresentam-se como fortes candidatas para assumir a liderança no mercado educacional brasileiro, estando presentes na modalidade online de ensino, híbrida ou presencial, através da utilização de dispositivos tecnológicos em sala de aula. 

Nas palavras de Albert Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Após esse período de confinamento proporcionado pela COVID-19, o mercado de ensino à distância cresceu exponencialmente e ganhou muitos adeptos. Dificilmente voltaremos ao formato tradicional de educação. Muitas das evoluções percebidas nos últimos meses vieram para ficar.

Neste artigo, vamos conversar sobre técnicas para vender cursos online e faturar muito com o mercado digital.

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Conteúdo deste Post

  • Como vender cursos online?
    • 1) Escolha o segmento de mercado e pesquise sobre seu público-alvo
    • 2) Defina o formato do seu curso
    • 3) Invista na produção do seu curso
    • 4) Defina o plano de marketing e vendas do seu curso
    • 5) Crie uma página para Vender Cursos Online
    • 6) Invista em marketing digital para vender mais

Como vender cursos online?

Por se tratar de um mercado muito concorrido, as instituições de ensino brasileiras precisam de excelentes estratégias de vendas e campanhas de matrículas efetivas para alcançarem suas metas. Encontrar o cliente ideal para os seus cursos e conseguir conduzi-lo em sua jornada de compra é imprescindível para ter sucesso. 

Para ajudar a melhorar os seus resultados, separamos 6 dicas importantes que vão colocar o seu negócio em destaque no mercado de cursos online. Ao colocar em prática cada uma dessas recomendações, sua instituição estará muito mais preparada para faturar com o mercado digital. 

1) Escolha o segmento de mercado e pesquise sobre seu público-alvo

Um dos primeiros passos para lançar um curso, ou até mesmo começar um novo negócio, é entender como funciona o segmento de mercado escolhido e conhecer o público-alvo dos seus produtos ou serviços. Para realizar essa análise, você precisará fazer um estudo sobre os seus concorrentes, diferenciais dos seus cursos, precificação, condições de pagamento, canais de vendas e perfil de cliente ideal para o curso que você deseja lançar.

Ao elaborar esse estudo de mercado, fica mais fácil identificar se é uma boa ideia investir no segmento escolhido, se a competição já está muito acirrada (saturação do mercado) e se o público-alvo tem interesse no lançamento de novos cursos na área.

Afinal, de nada adianta criar lançar seu curso online, com todo trabalho de produção das videoaulas e lançamento da plataforma EaD, sendo que não tem ninguém interessado em comprá-lo, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de problema, busque uma resposta para tais questionamentos:

  • Quem são os meus futuros concorrentes?
    • Quais são os diferenciais dos seus cursos?
    • Como eles precificam e quais condições de pagamento oferecem?
    • Quais canais de venda utilizam?
  • Quem é e como o público-alvo se comporta?
    • O que eles veem? 
    • O que eles ouvem?
    • O que eles pensam e sentem?
    • O que eles falam e fazem?
    • Quais são suas dores?
    • Quais são suas necessidades?
  • O que você precisa fazer para lançar seu curso?
    • Elaborar planos de negócios, de marketing e de ação
    • Produção das videoaulas e materiais de apoio
    • Escolha da plataforma EaD e organização dos conteúdos
    • Criação das plataformas de relacionamento com seu público-alvo (redes sociais e demais canais de atendimento)
    • Lançamento das campanhas de matrículas

Em outras palavras, o estudo de mercado é a primeira etapa, pois ele possibilita compreender a lógica de atuação e quem é o seu público-alvo. Apesar disso, há muitas outras tarefas a serem cumpridas para que o seu curso seja um sucesso de vendas.


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2) Defina o formato do seu curso

Munido de informações relevantes sobre o mercado, você estará bem mais preparado para pensar no formato dos seus cursos. E, vale ressaltar, essa etapa é muito interessante.

Muitas instituições de ensino e produtores de conteúdo inovam justamente na definição do formato do curso. Isso porque, conhecendo as lacunas do mercado e entendendo os problemas do seu público-alvo, o formato do curso contribui muito para fechar boas vendas.

Em se tratando de ensino à distância, a primeira coisa que vem à mente são cursos com videoaulas gravadas. Apesar disso, este não seria o único formato existente para transmitir conhecimentos no meio digital. Existem diferentes formatos de conteúdo no mercado de cursos online. Confira alguns exemplos de formatos existentes:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
  • Videoaulas gravadas
  • Aulas online por vídeo
  • E-books
  • Podcasts
  • Screencasts
  • Audiobooks

São muitos formatos diferentes e o seu curso pode combinar vários deles. O que importa é conhecer bem o seu público-alvo, entender suas necessidades e entregar um conteúdo de valor que venha ajudar a sanar suas dores.

Mulher gravando Curso Online

3) Invista na produção do seu curso

Produzir um curso online exige planejamento, criatividade e conteúdo relevante. Para desenvolver um curso é preciso muita dedicação, portanto, lembre-se que esta é uma fase para investir em qualidade.

Se o curso for em formato e-book, por exemplo, é fundamental que o texto seja bem escrito e revisado, além de as imagens serem atraentes e estarem em sintonia com o texto.

Caso o curso seja em formato de vídeo, o áudio e a qualidade de imagem são vitais. Além disso, a edição do material é peça-chave para disponibilizar um conteúdo dinâmico e autêntico.

Um ponto que queremos destacar e você deve ficar sempre atento: cuidado com o plágio. A produção de conhecimento exige referências e elas são sempre bem-vindas. No entanto, o material deve ser autoral, autêntico e de produção própria. O cuidado deve se estender aos textos disponíveis, imagens e fotografias, trilhas sonoras e outras produções intelectuais. Quando for mostrar o trabalho de outra pessoa, não se esqueça de dar os créditos.

4) Defina o plano de marketing e vendas do seu curso

A definição de um plano de marketing e vendas é imprescindível para o sucesso dos seus cursos online. Existem diversas maneiras de montar um plano comercial: você pode comercializá-los em lançamentos ou optar por produtos perpétuos, podendo ainda escolher entre o modelo por assinatura ou vendas pontuais. Confira mais detalhes a seguir:

  • Lançamento: o produto fica disponível para vendas apenas durante um determinado período de tempo e, se a pessoa não realizar a compra naquele momento, terá que esperar o lançamento das próximas turmas. Os lançamentos oferecem picos de demanda e vendas, possibilitando crescimento exponencial, durante os poucos dias que o curso estiver disponível para compra. Nessa modalidade, é mais comum a utilização de aulas ao vivo e realização de eventos gratuitos para impulsionar o lançamento.
  • Produto Perpétuo: o formato perpétuo é basicamente a prática de vender seu curso todos os dias, sem fechar o carrinho. Cursos perpétuos geralmente possuem formato de aulas gravadas e costumam oferecer crescimento de vendas linear.
  • Vendas por assinatura: coloca esforços em retenção de clientes, permitindo o pagamento fixo mensal, geralmente de valor mais acessível. Essa estratégia pode ser utilizada para garantir previsibilidade de receita do seu negócio.

5) Crie uma página para Vender Cursos Online

Para comercializar seus cursos, você precisará de uma página de vendas, com conteúdos organizados e chamativos para atrair a atenção do cliente. Além de dar credibilidade para a venda dos seus cursos, permite que os futuros alunos tenham acesso a informações importantes sobre o material.

Geralmente, você cria páginas de vendas dentro da própria plataforma EaD onde seu curso está hospedado. Apesar disso, algumas plataformas são um pouco engessadas em relação a este quesito, cabendo a criação de uma landing page específica em sistemas de gestão de marketing, como é o caso do RD Station, por exemplo. 

A seguir, apresentamos três pontos essenciais para a criação da página de vendas:

  • Responsividade – acessível por dispositivos móveis e computadores;
  • Facilidade de edição dos conteúdos e personalização;
  • Otimização para buscas no Google – SEO;
  • Não utilizar muitos links externos – manter apenas o CTA de compra é o ideal.

6) Invista em marketing digital para vender mais

Assim como aconteceu com a maioria dos segmentos, a forma de conquistar novos clientes mudou para o setor educacional. Se antes o que predominava era um marketing focado em propagandas na TV e na distribuição de folhetos, hoje em dia a presença digital é muito mais relevante. 

É preciso estar onde os seus clientes estão, a fim de captá-los e retê-los de forma eficaz. Caso contrário, você jogará tempo e dinheiro fora.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Content Trends, quase 70% das instituições de ensino no Brasil contam com um blog ativo para divulgação de conteúdo, além de marcarem presença nas redes sociais. Se você ainda não está fazendo isso, saiba que está perdendo mercado!

Mas não é (só) porque os outros fazem, que você também deve fazer. Queremos que você entenda, de fato, os benefícios que o marketing digital poderá trazer para a sua instituição de ensino. Abaixo apresentamos alguns destes benefícios:

  • Torna a sua instituição de ensino referência no seu segmento de atuação;
  • Melhora a análise dos resultados de suas ações de marketing;
  • Amplia sua abrangência geográfica;
  • Aproxima e retém os alunos pelo tratamento individualizado;
  • Prolonga a apresentação de bons resultados das campanhas de matrículas.

Sobre o Autor

Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.

Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!

Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.

Bons negócios e até a próxima!

Fernando Barcellos - Gerente Projetos Marketing Digital

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