Como fazer o onboarding de clientes em cursos EaD?
De forma breve, onboarding de clientes em cursos EaD é o nome dado ao processo de integração de novos alunos ao novo curso adquirido, de forma a explicar o funcionamento da plataforma EaD, o formato em que as aulas serão ministradas, as métricas de acompanhamento da sua evolução no curso e como ele faz para enviar as atividades desenvolvidas ao longo da sua formação, por exemplo.
Pense em um hipermercado. Você chega e logo visualiza uma mensagem de “Seja bem-vindo(a)”, entra nele e recebe a devida orientação sobre qual caminho seguir para encontrar o que procura: os corredores são amplos e as placas identificam as mercadorias e os departamentos. Também é fácil identificar a lanchonete, o açougue, os caixas, a saída…
O onboarding de clientes possui finalidade parecida, é nele que a empresa vai informar ao seu cliente qual caminho seguir após a inscrição no Cursos EaD escolhido.
Você já tinha ouvido esse termo antes? Continue a leitura e confira as dicas para você fazer onboarding de clientes em cursos EaD.
Conteúdo deste Post
Introdução
Com um conteúdo educativo, o onboarding serve como um guia, isto é, um tutorial do produto, garantindo que o(a) cliente aprenda a usá-lo do jeito certo e, assim, atinja os seus objetivos.
Hoje, uma das maneiras utilizadas para cursos é a modalidade EAD. Portanto, cada cliente deseja ter uma boa experiência de compra.
Nesse sentido, para garantir o sucesso do cliente, é preciso uma equipe dedicada a essa importante missão. Aqui entra o profissional de “Customer Success”, é ele que faz o elo entre a empresa e o cliente.
O que é onboarding de clientes em cursos EaD?
É bem provável que os seus novos clientes ainda não estejam habituados ao curso adquirido e, por tal motivo, é preciso que ele seja acompanhado logo no início para garantir a sua satisfação com o produto.
De forma breve, onboarding de clientes em cursos EaD é o nome dado ao processo de integração de novos alunos ao novo curso adquirido, de forma a explicar o funcionamento da plataforma EaD, o formato em que as aulas serão ministradas, as métricas de acompanhamento da sua evolução no curso e como ele faz para enviar as atividades desenvolvidas ao longo da sua formação, por exemplo.
É uma maneira eficiente para garantir que o aluno consiga consumir todo o conteúdo que compõe o curso e alcance os objetivos desejados através da formação.
Quando utilizar o onboarding?
Em um mercado cada vez mais competitivo, como é o caso do setor educacional, não é suficiente ter os melhores professores. Então, o que mostrará a diferença do seu produto em relação ao de outras empresas é a forma que você se relaciona com seus alunos.
É fundamental que o cliente alcance os objetivos almejados através da formação contratada e mantenha-se satisfeito. Não adianta orientar o foco da sua equipe somente em matrículas e esquecer dos seus clientes depois da inscrição realizada.
O onboarding de clientes em cursos EaD é o primeiro passo depois da venda, indicando o roteiro que deve ser seguido pelo aluno durante sua formação.
Como fazer o onboarding de clientes em cursos EaD?
Se a sua instituição de ensino deseja construir uma boa relação com seus alunos no pós-venda, o onboarding pode ser um excelente primeiro passo. Confira alguns pontos importantes para implementar essa estratégia.
1. Valorize seus alunos
Segundo um ditado popular, “a primeira impressão é a que fica”. O onboarding de clientes em cursos EaD é o momento ideal para causar uma boa impressão e mostrar a importância que sua empresa atribui à satisfação dos seus alunos. Para superar as expectativas, o indicado é estabelecer uma estratégia com a equipe de marketing e desenvolver materiais com a finalidade de explicar ao seu cliente todos os detalhes do curso recém adquirido. Procure renovar os conteúdos com frequência para assegurar que eles estejam sempre atualizados.
2. Explore diferentes formatos de conteúdos
Você deve mostrar empatia por seus alunos e identificar suas principais dificuldades. Para isso, analise as principais dúvidas recebidas por e-mail, redes sociais e demais canais de atendimento ao cliente. Depois disso, elabore materiais em diferentes formatos para sanar as dúvidas mais recorrentes. Montar uma “Central de Ajuda” com vídeos, textos explicativos e captura das telas da plataforma EaD pode ser um excelente ponto de partida.
Aposte na inovação e na criatividade para a produção destes materiais de ajuda. Algumas informações são indispensáveis, como: canais de atendimento, procedimentos para recuperação de senha e como fazer o primeiro acesso nas aulas do curso. Se o valor do curso permitir, o melhor dos cenários seria ter alguém responsável por realizar vídeo chamadas com os novos alunos para realizar o onboarding do curso, seguindo um roteiro estruturado de apresentação. Como nem sempre é possível, os demais formatos também são muito válidos.
3. Não exagere no volume de conteúdo
Conteúdo extenso e “pesado” não é sinônimo de eficácia, pelo contrário, por ser cansativo ele pode incentivar o abandono do onboarding e todo o seu trabalho pode ser perdido. A dica é apostar na efetividade por meio de um onboarding que não seja cansativo e foque nas informações mais relevantes.
4. Comece por conceitos mais fáceis
Conforme estudos da neurociência, para assimilar novos conteúdos, o cérebro precisa “recordar ativamente” as ideias-chave. Dito isso, de nada adianta o exagero de novos e complexos conteúdos no onboarding. Dê preferência por iniciar com o que é essencial e de fácil compreensão. Depois desse primeiro momento, é possível aprofundar no tema para garantir a construção do entendimento e consolidar o aprendizado.
5. Familiarize seus alunos com todas as ferramentas utilizadas
Esse é o momento para apresentar aos alunos todas as ferramentas didáticas utilizadas no decorrer do curso. Se ao longo da formação você demandar do aluno a resolução de um quiz, explique os motivos para o emprego desta ferramenta, como ele faz para tirar o melhor proveito dela e qual o resultado esperado, por exemplo. O mesmo é válido para testes de aprendizagem e/ou flashcards, apenas para citar alguns formatos de conteúdos comumente utilizados.
6. Foque em garantir o “primeiro valor” ao seu cliente
Vamos supor que você comprou um tênis de corrida novo, pois o par antigo estava velho e desconfortável. Na primeira vez que você sair para correr e não sentir o desconforto, você percebe o primeiro valor da sua compra. Ou seja, quando o produto soluciona seu problema, chamamos esse momento de entrega do “primeiro valor”.
No onboarding com seus alunos, garantir o primeiro valor é prioridade, pois isso confirma que a matrícula no seu curso foi uma boa decisão tomada. Quando você entrega o primeiro valor, ele se torna um cliente ativado, que já está na jornada certa para sanar suas dores. É importante comemorar o primeiro valor e outros marcos menores para motivar seu aluno a completar o curso inteiro.
Considerações finais
Em linha com os modernos conceitos empresariais praticados no mundo, o onboarding de clientes em cursos EaD garante a integração dos novos alunos ao seu curso e à sua empresa. Afinal de contas, o relacionamento com o cliente não termina com a inscrição nos cursos da sua instituição de ensino.
Assegure e invista em uma relação duradoura com seus clientes, implemente uma área de “Customer Success” em sua empresa e garanta a satisfação dos seus alunos.
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Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
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