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Página Inicial > Blog > Como definir um orçamento de Marketing Digital para sua empresa?
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Como definir um orçamento de Marketing Digital para sua empresa?

Qual é a importância que o setor de marketing tem dentro da sua empresa? A resposta para essa pergunta é decisiva para pensar em como definir um orçamento de marketing digital na sua organização.

image author
Por Gabriel Walter Fuchsberger
em 16/01/21
Assistente de Marketing

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Como definir um orçamento de Marketing Digital para sua empresa?

Algumas empresas, infelizmente, são relutantes em destinar uma quantia da sua receita para o marketing. Isso acontece quando os resultados desse investimento não são claros, o que pode ocorrer, por exemplo, quando não existem métricas bem definidas para esse setor sendo acompanhadas pela equipe responsável.

Entretanto, uma análise minuciosa do investimento em marketing mostra que ele é essencial para o sucesso de qualquer negócio. O marketing digital, foco do nosso post, tem sua importância demonstrada por várias pesquisas. Para se ter uma ideia, o Marketing de Conteúdo, uma das estratégias de Marketing Digital, junto ao E-mail Marketing, Redes Sociais, Otimização de Conversão e Marketing de Busca, é 62% mais barato que as mídias tradicionais (TV, rádio, outdoor, etc.) e gera aproximadamente 3 vezes mais leads, de acordo com uma pesquisa realizada pela Demand Metric. 

Sendo assim, vale a pena dedicar uma atenção especial à definição do orçamento de Marketing Digital para a sua empresa.

Ao definir o orçamento destinado ao marketing digital, será possível comparar aquilo que você planejou com os gastos que serão efetivamente realizados e, assim, ter uma noção real da situação para o período seguinte. Além disso, será possível evitar desperdícios com atividades cujo retorno não é perceptível e com opções mais caras sem um motivo plausível. Dessa forma, você garante que os seus recursos estejam sendo bem empregados e de acordo com os planos e as perspectivas da empresa.

Quer saber quais são os gastos, como estimar valores, quais são as metas do marketing e os tipos de orçamento de Marketing Digital? Continue a leitura! 🤓

Conteúdo deste Post

  • Quais são os gastos de marketing digital?
  • Como estimar valores?
  • Qual é a meta do marketing?
  • Tipos de orçamento de Marketing Digital
    • Como a diretoria deve definir o orçamento de Marketing Digital
    • Como a diretoria deve avaliar o orçamento requisitado pelo Marketing

Quais são os gastos de marketing digital?

Empresas diferentes, dependendo do setor em que atuam, do tempo em que já se encontram estabelecidas (ou não) e dos objetivos previstos no seu planejamento estratégico, terão diferentes gastos com marketing. No entanto, para todas elas, o fato é que esse gasto deve ser o mais detalhado e realista possível. A primeira pergunta a ser respondida é: sua empresa tem um time de marketing próprio, que dá conta de todo o serviço, ou terceiriza boa parte dessas atividades para agências ou prestadores de serviços externos? Caso a resposta seja afirmativa, os valores dos contratos devem ser postos na ponta do lápis. 

Ao trabalhar com marketing digital, o investimento em anúncios (como o Google Ads e Facebook Ads) é quase sempre uma constante, pois são plataformas importantes para que a sua marca e os seus produtos sejam percebidos pelos usuários da internet. Quanto mais alto o valor investido, mais frequente é a exibição dos seus anúncios. Além disso, caso você tenha uma equipe que trabalhe com redação e produção de arte (designers), saiba que o valor das licenças dos softwares requeridos para esse tipo de trabalho não deve ser subestimado. Por fim, um adendo: se a sua empresa ainda conquista bons resultados com o marketing em material impresso, como cartões e flyers, por exemplo, seus custos devem ser levados em consideração. 🤑

Como estimar valores?

Para estimar os valores ao definir um orçamento de Marketing Digital para a sua empresa, investigue se a categoria de gasto em questão já foi utilizada antes. Assim, será possível basear-se nessas referências anteriores para ter uma estimativa de valores. Caso você não possa contar com experiências prévias, não há problema nenhum: entre em contato com alguns fornecedores pedindo que realizem cotações dos gastos com o serviço de que você precisa. Dessa maneira, você já terá uma ideia dos valores praticados no mercado. 

Todavia, por estar lidando com informações não tão específicas no momento, é recomendável trabalhar com uma margem de segurança de 15% a 20% do valor para cima. Assim, você não será negativamente surpreendido por valores muito acima dos esperados quando for fechar negócio. É claro que, para conseguir fazer tudo isso, é preciso ter sempre em mente a disponibilidade financeira da empresa. 💸

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Qual é a meta do marketing?

Definir um orçamento de Marketing Digital exige ter clara a meta do marketing da empresa. Essa meta pode ser alterada periodicamente de acordo com diversas outras demandas da organização e, por isso, deve estar em conformidade com o planejamento estratégico traçado. O alinhamento de todas as equipes, o tanto quanto for possível, fará a diferença. 

Por exemplo: uma empresa que está iniciando as suas operações e ainda não é conhecida por seu público-alvo deverá investir na promoção da imagem da própria marca, para que as personas do seu negócio tomem conhecimento da sua existência e dos produtos que você tem a oferecer. Sendo assim, o orçamento deverá contemplar investimentos consideráveis em anúncios. Por outro lado, se a empresa já tiver a sua marca consolidada no mercado e o foco for em ferramentas de suporte e no sucesso do cliente, é para essas áreas que o orçamento deve ser privilegiado. 🎯

Tipos de orçamento de Marketing Digital

Na hora de definir um orçamento de Marketing Digital para a sua empresa, isso costuma ocorrer de duas formas: na primeira, a diretoria destina uma parte do seu orçamento para o marketing digital, e a pessoa responsável pelo setor determinará o que será feito com esse dinheiro.  

Na segunda forma, temos o movimento inverso: o marketing digital, por meio da análise dos objetivos da empresa com essa ferramenta, é quem indica à diretoria o montante necessário para que esses objetivos sejam alcançados e espera pela aprovação. Vamos conferir mais detalhes de cada um dos tipos de orçamento de Marketing Digital? 🔎

Como a diretoria deve definir o orçamento de Marketing Digital

O caso mais comum é este: a diretoria estipula um orçamento para o Marketing Digital da empresa. No entanto, como defini-lo? Em primeiro lugar, a fim de traçar uma expectativa, recomenda-se analisar o histórico de vendas e crescimento em períodos anteriores. Assim, será mais fácil estipular as metas para o futuro. Em seguida, estime a receita média que a empresa tem por venda, descubra quanto você gasta, no geral, para entregar o seu produto e divida pelo número de vendas.

Dessa forma, você descobrirá quanto gasta para realizar a venda. O que sobra é a sua margem por venda. O quanto desse valor você está disposto a investir em marketing? Lembre-se de que, para ver o seu faturamento crescer, também é preciso dedicar mais recursos ao marketing e à equipe de vendas. Cruze, então, essas duas informações para determinar o seu orçamento de Marketing Digital! 

Contudo, tenha em mente que a distribuição do investimento em Marketing Digital nem sempre deve ser um reflexo direto das vendas. Ao começar um negócio e precisar investir, por exemplo, em um website para a sua empresa, é natural que esse custo seja inicialmente mais impactante. Por isso, procure avaliar se existe a possibilidade de ser flexível quanto a antecipação e ações estruturais. Além disso, não deixe de levar em consideração as metas! 🧐

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Como a diretoria deve avaliar o orçamento requisitado pelo Marketing

Aqui, trata-se justamente do contrário: em vez de propor, caberá à diretoria avaliar a viabilidade de destinar o orçamento solicitado pela equipe de marketing. É preciso levar em consideração a margem que a empresa terá ao incorporar tais custos e avaliar o quão apropriado é o modelo proposto. Se você busca um crescimento rápido, não se assuste se a margem de lucro por venda for mais baixa ou até negativa no curto prazo. Quando estiver sendo feito o setup inicial da nova estratégia, isso também pode acontecer. O aumento da margem virá mais à frente! 

Não se esqueça de incluir no plano da empresa que o Marketing Digital, de forma geral, tende a diminuir custos com aquisição de cliente, por exemplo, e aumentar os lucros do seu negócio. Vale a pena investir no orçamento de Marketing Digital, viu? 💁

E aí, gostou do nosso post contando como definir um orçamento de Marketing Digital para sua empresa? Comente abaixo e compartilhe com os colegas! 😉

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