O que são KPIs e como utilizá-los para melhorar a gestão da sua empresa
KPI é a sigla para Key Performance Indicator que, em tradução livre, significa Indicador-chave de Performance. Ele é utilizado para medir se as iniciativas e decisões tomadas na gestão da empresa estão dando certo e atingindo os objetivos propostos.
A gestão empresarial se faz a partir de dados concretos. Como você sabe que a sua empresa está indo bem? Como sabe que os objetivos e metas idealizados no planejamento estratégico estão sendo alcançados? Por meio de métricas específicas, ou seja, de uma boa escolha de Key Performance Indicators (KPIs).
Sem os dados e uma correta análise deles, pode-se dizer que a gestão empresarial está à deriva: os administradores podem até ter certa noção de onde vieram, mas não conhecem a realidade atual do negócio e muito menos para onde estão indo.
Se você não sabe se os seus esforços estão dando certo e o que você busca para o futuro, dificilmente conseguirá modificar o que está errado.
Ao longo deste artigo, vamos entender o que são KPIs, quais as diferenças entre KPIs e métricas, como você pode escolher bons indicadores para a sua empresa e as diferentes categorias onde eles se encaixam.
Chegou a hora de transformar a gestão do seu negócio e nós vamos colocar você no caminho certo!
Conteúdo deste Post
O que são KPIs?
KPI é a sigla para Key Performance Indicator que, em tradução livre, significa Indicador-chave de Performance. Ele é utilizado para medir se as iniciativas e decisões tomadas na gestão da empresa estão dando certo e atingindo os objetivos propostos.
O KPI pode ser apresentado em forma de número ou percentual. Uma vez que temos muitas informações e dados ao nosso alcance diariamente, é muito importante que você saiba o que são KPIs e quais deles devem ser usados para medir o fluxo do seu negócio.
Quais as diferenças entre KPIs e métricas?
Agora que você já sabe o que são KPIs, é hora de entender a diferença entre o Key Performance Indicator e as métricas. Apesar de uma métrica poder ser utilizada como Indicador-chave de Performance, eles têm significados distintos. Pode até parecer confuso em um primeiro momento, mas nós explicamos para você:
Enquanto o KPI é um critério fundamental para analisar se os objetivos propostos para o seu negócio estão dando certo, a métrica é apenas um dado que pode nos trazer informações sobre algo. Para que a métrica se torne um KPI, ela precisa ser importante na análise dos dados da sua empresa.
Para que você consiga identificar métricas e KPIs, faça uma simples pergunta a si mesmo: essa métrica servirá para me ajudar a atingir os objetivos propostos para a empresa? Se a resposta for positiva, ela é um KPI. Se for negativa, ela continua sendo apenas uma métrica. Para ilustrar, podemos citar, por exemplo, as curtidas em uma postagem nas suas redes sociais: apesar delas serem uma métrica, não são um fator chave para o seu negócio.
Como escolher bons KPIs para a sua empresa?
Saber o que são KPIs não é a única informação deste artigo, afinal, entender o significado do termo é interessante, mas o que vai mudar a gestão do seu negócio é a forma como você vai escolher estes indicadores, certo?
Um determinado KPI pode ser muito útil para quantificar uma determinada área da sua empresa, entretanto, esse mesmo indicador pode não significar muita coisa quando aplicado em outro setor. Muita atenção as formas para escolher bons KPIs:
Importância para a saúde do seu negócio
Os KPIs trazem informações importantes para a saúde do seu negócio, ou seja, para saber se ele está indo bem ou o que precisa ser melhorado. Portanto, você precisa de indicadores-chave que digam a verdade.
Se as vendas estão aumentando e o seu negócio está crescendo, você precisa que os KPIs digam isto. Por outro lado, se a realidade não está tão boa, os indicadores precisam mostrar isso para que você comece a pensar o que pode ser modificado.
Contribuição no processo decisório
Os Indicadores-chave de Performance mostram dados que irão contribuir de forma direta nas suas decisões. Você os usará como base para continuar determinadas ações ou para modificá-las radicalmente.
Deu para perceber como os KPIs influenciam o seu processo de decisão? Por isso, você precisa escolher bons indicadores.
Digamos que 90% das vendas do seu negócio são originadas na internet (site e redes sociais). Mesmo assim, você mantém uma loja física, afinal não paga aluguel, é você mesmo quem atende e você também precisa do espaço para seu estoque e para servir de escritório.
Entretanto, você começa a perceber que pouquíssimas pessoas entram no seu espaço físico no dia a dia. Você utilizaria a quantidade de visitas na sua loja física como um indicador chave para o seu negócio? Possivelmente não, afinal as suas vendas estão acontecendo em outro canal de vendas, o digital.
Se você usar o fato de receber poucos clientes na loja física como métrica, irá modificar algumas ações no seu planejamento (formas de divulgação, por exemplo) o que poderá prejudicar o foco das suas ações, que deve ser os canais digitais de aquisição de clientes.
Disponibilidade para mensuração
Para uma análise de dados bem feita, você precisa que haja disponibilidade para os indicadores trabalharem. É simples: se você vai utilizar como métrica o número de visitas no site da empresa, precisa dar um tempo para a plataforma fazer o que precisa.
Ou seja, coloque em prática a sua estratégia e deixe o site trabalhar por um determinado período (3 meses, por exemplo). Depois disso, use o número de visitas como forma de análise.
De nada adianta você colocar o site no ar hoje e na próxima semana começar a pensar em cima das informações.
Diferentes categorias de KPIs
O que são KPIs, como diferenciá-los das métricas, como escolher bons KPIs… Ufa! Parecem muitas informações, não é mesmo? Pois saiba que para fazer bom uso dos Indicadores-chave de Performance e colocá-los para trabalhar em prol do seu negócio, você precisa saber tudo sobre eles. Inclusive, que eles estão divididos em diferentes categorias.
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade servem para medir todos os recursos que são usados pela empresa – humanos, financeiros, espaciais, temporais e outros – para criar um determinado serviço ou produto. É levada em consideração a produção e tudo que é usado até que o produto seja entregue ao consumidor.
Indicadores de qualidade
Os indicadores de produtividade também influenciam os de qualidade, uma vez que as perdas que ocorrem na produção impactam diretamente. Além disso, são consideradas informações sobre a avaliação/satisfação dos clientes sobre a percepção de qualidade do seu produto ou serviço.
Indicadores de capacidade
Por meio do indicador de capacidade, é possível saber quantos serviços são realizados ou quantos produtos são fabricados em um determinado período.
Indicadores estratégicos
Os indicadores estratégicos consideram como a empresa está atualmente e o que você imagina para ela no futuro, ou seja, qual cenário ideal gostaria de atingir. A partir daí, a estratégia e os processos são modificados para chegar ao objetivo.
Entender o que são KPIs e como utilizá-los tem um impacto direto e positivo na gestão da sua empresa. Coloque-os em prática e veja a realidade mudar em um futuro próximo!
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