Calendário de conteúdo para Redes Sociais: entenda os benefícios e como criar o seu
Estar presente diariamente nas redes sociais é super importante para o sucesso do seu negócio. Entretanto, você não pode fazer isso de qualquer jeito. Contar com um calendário de conteúdo para redes sociais vai ajudar a profissionalizar o seu trabalho, entregando aos clientes mais do que eles esperam. Mas, o que exatamente é um calendário de conteúdo para redes sociais? É um planejamento onde você vai organizar todas as suas produções e publicações para as mídias digitais, incluindo e-mail marketing e blog. Neste cronograma, organizado por você para o seu público-alvo, você deverá inserir os conteúdos que serão trabalhados e os objetivos a serem alcançados através de cada um deles.
Conhecer a importância das novas formas de comunicação e entender a necessidade de montar um calendário de conteúdo para redes sociais é de fundamental importância se você deseja estar onde os consumidores dos seus produtos e/ou serviços estão.
Foi-se o tempo em que os clientes procuravam pelo contato da sua empresa nas páginas amarelas dos guias telefônicos. Aliás, se você pedir aos mais novos sobre essa ferramenta, certamente eles não conhecerão.
Neste cenário, as redes sociais – Instagram, Facebook, TikTok e tantas outras – se mostram como a melhor forma de comunicação entre cliente e empresa. E engana-se quem pensa que as mídias digitais são apenas passageiras. Há anos no mercado, elas vieram para ficar. São atualizadas constantemente pelos criadores, trocam de nome, agregam novas ferramentas… E nunca saem de moda.
Anualmente, a agência We Are Social divulga um estudo com os principais números sobre as redes sociais. De acordo com o relatório apresentado em janeiro de 2021, mais de 4,6 bilhões de pessoas (o equivalente a 59,5% da população mundial), utilizam a internet. Destes, 4,2 bilhões de usuários estão nas redes sociais.
Ainda conforme o estudo realizado pela We Are Social, durante o ano de 2020, auge da pandemia de coronavírus em todo o mundo, as redes sociais receberam 1,3 milhões de novas pessoas. Este número corresponde a aproximadamente 15 novos usuários diariamente durante os 365 dias do ano.
Uau! As pessoas parecem realmente estar usando as redes sociais, não é mesmo? Basta olhar para o lado: quantos familiares e amigos que você convive diariamente estão inseridos neste mundo digital? E, mesmo assim, você ainda acha que uma presença marcante nas redes sociais não é importante? Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre o assunto!
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O que é um Calendário de conteúdo para Redes Sociais?
Estar presente diariamente nas redes sociais é super importante para o sucesso do seu negócio. Entretanto, você não pode fazer isso de qualquer jeito. Contar com um calendário de conteúdo para redes sociais vai ajudar a profissionalizar o seu trabalho, entregando aos clientes mais do que eles esperam.
Mas, o que exatamente é um calendário de conteúdo para redes sociais? É um planejamento onde você vai organizar todas as suas produções e publicações para as mídias digitais, incluindo e-mail marketing e blog.
Neste cronograma, organizado por você para o seu público-alvo, você deverá inserir os conteúdos que serão trabalhados e os objetivos a serem alcançados através de cada um deles. É importante que você elabore palavras-chave, títulos, textos e artes para cada um dos conteúdos, além de estipular datas e horários para as publicações.
Com a ajuda do calendário de conteúdo para redes sociais você conseguirá se posicionar no mercado de forma profissional e com materiais que estejam de acordo com o público que acompanha a sua página.
Benefícios de se utilizar um Calendário de conteúdo para Redes Sociais
Usar o calendário de conteúdo para redes sociais trará muitas vantagens para a sua marca, além de mudar completamente a forma como os clientes percebem a sua atuação nas mídias. Dá só uma olhada em três benefícios de se tornar usuário ativo deste tipo de cronograma:
1. Melhora a qualidade dos seus posts
Com o calendário de conteúdo para redes sociais você conseguirá uma mudança significativa na qualidade dos seus posts. Isso acontece porque você estará trabalhando a partir de um cronograma com datas e horários definidos para conteúdos específicos.
Desta forma, você não corre o risco de publicar o mesmo conteúdo duas vezes ou de ter que fazer uma arte “na corrida” apenas para não deixar o dia passar em branco.
2. Reduz o tempo de criação e execução da estratégia
O calendário de conteúdo para redes sociais permite que você gaste menos tempo com estratégia e entregue um conteúdo de maior qualidade para os usuários das mídias. Com um planejamento bem alicerçado, você tem tempo suficiente para procurar imagens e referências, criar artes, produzir textos fluídos e agendar as publicações.
O tempo que você irá direcionar para o trabalho com as redes sociais será utilizado da melhor forma possível e você terá em mãos um material de qualidade.
3. Otimiza sua agenda de publicações
- O que você vai publicar hoje?
- E para amanhã… Já tem conteúdo?
- Ixi.. Você vende presentes e esqueceu de fazer uma publicação para o Dia das Mães. E agora?
Em algum momento você deve ter passado por ao menos uma dessas situações. E nada pior do que perder uma data especial para o seu nicho, não é? Com o calendário de conteúdo para redes sociais você conseguirá otimizar a sua agenda de publicações sem esquecer as comemorações mais importantes.
Como montar o seu próprio Calendário de Conteúdo?
Agora que você já entendeu a importância do calendário de conteúdo para redes sociais, que tal aprender a montar o seu próprio? E o melhor: sem precisar pagar nada por isso, basta continuar a leitura!
Conheça o seu público
Entender quem está acompanhando a sua página é de fundamental importância para quem quer realizar um trabalho de sucesso nas redes sociais. Se você usa o Instagram, por exemplo, entre nas métricas e conheça o gênero, a faixa etária e a localidade dos seus seguidores.
Outra dica importante para conhecer o público-alvo é entrar nas páginas dos concorrentes. Veja o que eles publicam e preste bastante atenção nos comentários dos usuários para entender quem está ali.
Defina o ritmo de publicações
Você precisa entender quando o seu público está online e, com essa informação em mãos, definir a periodicidade das publicações. Você pode publicar todos os dias ou, então, de duas a 4 vezes na semana. Logo de início, poste os conteúdos em dias e horários diversificados e veja quais têm mais interações dos usuários.
Crie o seu Calendário de Conteúdo
Depois de entender o seu público-alvo, é hora de criar o seu próprio calendário de conteúdo para redes sociais. Faça as publicações normais que se espera de uma marca como a sua, mas também inove e ofereça conteúdos diferentes. Dê asas à criatividade!
Monitore a execução e gere relatórios
Monitorar é a palavra-chave quando você investe tempo e dinheiro nas redes sociais. Por isso, ao final de cada mês, analise todas as publicações e o número de interações que elas tiveram (curtidas, comentários, compartilhamentos e quantas foram salvas).
Somente desta forma você conseguirá entender onde está acertando e o que precisa modificar para buscar ainda mais interações. Sem os relatórios, você continuará com as mesmas ações sem saber se elas são realmente eficazes.
👍 Curtida não é uma boa métrica para Redes Sociais
Curtidas não pagam boletos e sua estratégia nas redes sociais precisa gerar resultados consistentes em termos de vendas para justificar todo esforço empregado nestes canais. O engajamento nas publicações do seu perfil é fundamental para o crescimento da sua audiência, todavia, as ações devem estar sempre voltadas para vendas, relacionamento e branding.
Para alcançar resultados expressivos em suas redes sociais, com melhor direcionamento dessa linha tênue entre engajamento e retorno sobre investimento (ROI), agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento da sua audiência.