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O que é um Gestor de Tráfego Pago e qual sua importância no marketing digital?

O Gestor de Tráfego Pago é o profissional responsável pelo gerenciamento das plataformas e respectivas campanhas de anúncios. Ele coordena todas as campanhas de um negócio digital; é o encarregado de orçar, criar as campanhas, coletar e analisar os dados, além de aperfeiçoar os anúncios com base nos resultados obtidos.

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Por Ester Raquel de Sousa
em 17/08/21

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Pessoa em frente ao laptop com gráficos - Gestor de Tráfego Pago

O tráfego pago é resultante do investimento em plataformas de anúncios para impulsionar conteúdos e ações promocionais. Seja por meio de redes sociais ou de mecanismos de busca, essa forma de gerar tráfego qualificado costuma ser bastante eficaz.

O Gestor de Tráfego Pago é o profissional responsável pelo gerenciamento das plataformas e respectivas campanhas de anúncios. Mas você sabe o que faz esse profissional?

Ele coordena todas as campanhas de um negócio digital; é o encarregado de orçar, criar as campanhas, coletar e analisar os dados, além de aperfeiçoar os anúncios com base nos resultados obtidos.

Agora que você já sabe o que é e o que faz um Gestor de Tráfego Pago, chegou a hora de conhecer o seu trabalho, algo que poderá otimizar os resultados da sua marca no universo online. Quer saber mais? Então confira o conteúdo que preparamos para você.

Conteúdo deste Post

  • Principais Plataformas utilizadas pelo Gestor de Tráfego Pago
    • Google Ads
    • Facebook Ads
    • Instagram Ads
    • LinkedIn Ads
    • TikTok for Business
    • Taboola
    • Outbrain
    • Google Tag Manager
    • Google Analytics
    • Google Data Studio
    • Google Search Console
  • Principais Atribuições do Gestor de Tráfego Pago
    • Acompanhamento das taxas de conversão e realização de testes para otimização das Campanhas de Anúncios
    • Apresentação de relatórios sobre o andamento das campanhas
  • Como contratar um gestor de tráfego pago?

Principais Plataformas utilizadas pelo Gestor de Tráfego Pago

Um dos motivos que justifica a contratação de um Gestor de Tráfego Pago experiente é a quantidade de plataformas nas quais o profissional se especializou ao longo da sua trajetória profissional. 

São muitas as ferramentas disponíveis no mercado e, para conseguir entregar bons resultados, é preciso ser expert em cada uma das que deseja utilizar em sua campanha.

Abaixo listamos as principais plataformas utilizadas pelo Gestor de Tráfego Pago. Será sempre importante que ele tenha o domínio dessas ferramentas. Por isso, na hora de contratar um especialista da área, não se esqueça de conferir sua experiência com as ferramentas listadas abaixo:

Google Ads

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Por meio dele, é possível colocar anúncios nas redes de pesquisa e de display, aparecendo para os usuários interessados em seu segmento, onde quer que eles estejam. Por meio dele, é possível conferir quais buscas levam os usuários a seu site e também em que posição seus anúncios são apresentados no buscador.

Facebook Ads

Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook. Com cerca de 1.84 bilhões de usuários ativos diariamente segundo o Web Site Hosting Rating (WSHR), o tem um grande potencial no que tange a tráfego pago.

Instagram Ads

Instagram Ads

Também pertencente ao Facebook, o Instagram Ads é a plataforma de gerenciamento de anúncios dentro do Instagram. Conforme diz o WSHR, com 500 milhões de usuários ativos diariamente, essa rede social possui 58 vezes mais engajamento por seguidor que o pai, Facebook, mostrando-se também uma mídia onde vale a pena investir.

Linkedin Ads

LinkedIn Ads

Plataforma de gestão de campanhas do Linkedin, o Linkedin Ads possibilita o gerenciamento de campanhas nessa mídia social. Atualmente, segundo dados do próprio LinkedIn, a rede social possui cerca de 756 milhões de usuários. Por ser uma rede profissional, a segmentação costuma ser mais acertada pois os dados dos usuários tendem a ser mais exatos.

TikTok for Business

TikTok for Business

O TikTok está presente em 154 países, disponível em 39 idiomas diferentes e tem, atualmente, 800 milhões de usuários ativos. Qualquer rede social que tenha números tão expressivos quanto estes merece atenção da equipe de Marketing das empresas. Conforme estatísticas oficiais divulgadas pela rede, um quarto dos usuários (25,8%) é formado por jovens entre 18 e 24 anos, outro quarto (24,5%) é formado por adultos entre 25 e 34 anos e a metade que sobra (49,7%) é formada por adolescentes menores de 18 anos.

Taboola

Taboola

O Taboola é uma plataforma de afiliação onde blogs e sites podem monetizar seus espaços. Os Native Ads feitos por essa ferramenta são apresentados na barra lateral (sidebar) dos artigos publicados nesses sites, bem como ao final dos conteúdos. Os anúncios são impressos sempre em páginas com conteúdos relacionados ao produto ou serviço anunciado. Uma empresa muito relevante no mercado digital, não apenas no Brasil como no mundo, possui sites como Terra, Folha de São Paulo e MSN como parceiros.

Outbrain

Outbrain

O Outbrain, plataforma de Publicidade Nativa também muito utilizada no Brasil, é semelhante ao Taboola. Porém, tem como principal diferença o controle no que tange a conteúdos não relacionados e SPAM. Segundo dados da própria ferramenta, os anúncios feitos nela possuem 40% mais engajamento do que os anúncios de Display. Uma porcentagem considerável, mostrando que vale a pena investir. Em seu portfólio, apresenta diversas revistas da Editora Abril.

Google Tag Manager

Google Tag Manager

O Google Tag Manager é utilizado como um centralizador de TAGs, para que, com um único código de programação instalado no seu site e/ou aplicativo, possam ser utilizadas diversas ferramentas de análise e monitoramento das ações dos usuários.

Google Analytics

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta do atual maior motor de busca, o Google. A ferramenta é gratuita, sendo utilizada para análise de dados do seu site e aplicativo, garantindo melhor avaliação do desempenho das suas ações de marketing. Com diversas opções de relatórios, é uma ferramenta de análise de dados completa.

Google Data Studio

Google Data Studio

O Google Data Studio é um programa de criação de relatórios para apresentação gráfica dos resultados obtidos em plataformas como o Google Analytics. Ele permite a combinação de dados de fontes diversas, nas chamadas fontes de dados combinadas.

Google Search Console

Google Search Console

Antigamente chamado de Webmasters Tools, o Google Search Console é uma ferramenta para avaliação do tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site, além de ajudar na correção de problemas e no destaque de páginas dos resultados do Google.

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Principais Atribuições do Gestor de Tráfego Pago

O Gestor de Tráfego Pago possui muitas funções em sua rotina diária de trabalho. Logo abaixo, você pode conferir as principais atribuições desse profissional:

Acompanhamento das taxas de conversão e realização de testes para otimização das Campanhas de Anúncios

Como dito anteriormente, o Gestor de Tráfego pago é responsável por orçar, criar, coletar e analisar os dados, além de otimizar os resultados das campanhas. 

Dentre essas atividades, a análise de dados e a otimização das campanhas são, sem dúvida, o que diferencia um bom de um mau profissional.

Isso acontece porque a parte prática de apertar botões e colocar a campanha no ar, apesar de pouco intuitiva no começo, qualquer um consegue fazer com um pouco de estudo. 

No entanto, ter a visão necessária para analisar os dados certos e, com base neles, aperfeiçoar as campanhas para garantir a eficácia dos anúncios, somente um excelente profissional garante.

Apresentação de relatórios sobre o andamento das campanhas

Não adianta apenas fazer, um Gestor de Tráfego Pago precisa saber apresentar o que fez, como fez, porque fez e por quanto fez.

Como o tráfego pago exige investimento monetário, saber criar relatórios organizados e que mostrem o real resultado das campanhas é essencial para mostrar a efetividade do trabalho. 

Citado anteriormente, o Google Data Studio ajuda na criação de relatórios a partir dos dados coletados em outras ferramentas. Sendo uma das possíveis ferramentas a serem utilizadas pelo Gestor de Tráfego Pago.

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Como contratar um gestor de tráfego pago?

Agora você já sabe o quanto é importante o trabalho do Gestor de Tráfego Pago. Sabe também que não é qualquer profissional que será capacitado o suficiente para gerar resultados positivos levando em consideração o investimento pago.

Se você deseja obter um excelente resultado com suas campanhas, precisará investir em um excelente profissional.

Na hora da escolha, leve em consideração pontos como resultados anteriores e boa comunicação, pois são importantes indícios de que está tratando com um bom Gestor de Tráfego Pago.

Além disso, você precisará estar ciente de que o melhor profissional para a sua demanda, geralmente, não é o que faz tudo. Ou seja, você precisará investir também em um designer para criação de peças, um webdesigner para criação das landing pages promocionais, um redator para criação dos descritivos das campanhas ou, se julgar que a equipe necessária vai muito além das suas possibilidades, pode contratar apenas uma agência digital, que possui todos esses profissionais sem a necessidade de encher sua folha de pagamentos. Caso tenha interesse nesses serviços, clique aqui para mais detalhes.

O mais importante é ter o discernimento que a gestão de tráfego pago é algo de suma importância para os resultados das suas campanhas e que você precisará de uma equipe qualificada para alcançar resultados consistentes no universo digital.

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