Algoritmo de recomendação do Twitter é revelado: o que podemos aprender com ele?
O algoritmo de recomendação do Twitter foi criado com o objetivo de descobrir quais conteúdos são interessantes e relevantes para cada um dos usuários da rede. Utilizando a inteligência artificial (IA), a plataforma consegue analisar tudo o que você tweeta, os tweets que recebe e as contas que segue. Além disso, o algoritmo de recomendação do Twitter é capaz de considerar o que os outros estão falando na rede e as formas de interação entre você e outros usuários.
Se você está presente nas redes sociais ou ao menos conhece um pouco sobre o assunto, já deve ter ouvido falar sobre o algoritmo de recomendação do Twitter. Assim como em outras plataformas de interação social, ele é essencial para garantir que o conteúdo que você está postando seja realmente relevante aos usuários.
E já que estamos falando sobre relevância, estar presente nas redes sociais, hoje em dia, é super importante para empresas que querem se destacar no mercado. As redes sociais são uma maneira de se fazer presente na vida dos seus clientes. Estima-se, atualmente, que os brasileiros passem até 9 horas na internet, sendo 3 delas diretamente nas redes sociais. Uns minutos ao acordar, mais um tempinho durante o horário do almoço e outro tanto enquanto descansa no sofá, faz com que esse número pareça absurdamente alto. Mas ele não é.
Atualmente, as redes sociais são usadas para fazer networking, comunicar-se, comprar e se informar. Portanto, é natural que as pessoas queiram estar conectadas. WhatsApp, Facebook, YouTube, Twitter e Instagram seguem entre as redes sociais mais usadas no país e isso tem uma razão: hoje em dia todos querem estar conectados.
Logo, se você quer vender mais, você precisa estar nas redes sociais. Contudo, mais do que isso, você precisa oferecer conteúdo relevante para que os usuários consumam e continuem recebendo o que você posta. Afinal, você não quer fazer apenas uma venda única, não é verdade?
Ao longo deste artigo, vamos falar especificamente sobre a rede social do passarinho, entender o que é o algoritmo de recomendação do Twitter, o que se pode aprender com ele e quais fatores afetam a visibilidade de uma postagem neste tipo de mídia. Boa leitura!
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O que é o Algoritmo de recomendação do Twitter?
O algoritmo de recomendação do Twitter foi criado com o objetivo de descobrir quais conteúdos são interessantes e relevantes para cada um dos usuários da rede. Utilizando a inteligência artificial (IA), a plataforma consegue analisar tudo o que você tweeta, os tweets que recebe e as contas que segue.
Além disso, o algoritmo de recomendação do Twitter é capaz de considerar o que os outros estão falando na rede e as formas de interação entre você e outros usuários.
Com todas essas informações, o algoritmo do Twitter cria uma lista de recomendações pensadas exclusivamente para você. Neste espaço aparecem contas que talvez você gostaria de seguir, tweets que pode querer ler e outros elementos possivelmente interessantes. Tudo com base no que você já faz na rede do passarinho.
O algoritmo de recomendação do Twitter é usado pela plataforma para monitorar e dar mais ou menos visibilidade aos seus tweets. Outras redes sociais, como Facebook e Instagram possuem os seus próprios algoritmos com a mesma finalidade, ou seja, dar visibilidade ao conteúdo que é postado.
Ao analisar o Algoritmo de recomendação do Twitter, o que pudemos aprender com ele?
O algoritmo de recomendação do Twitter que foi divulgado e, ao contrário do que muitos pensam, não traz muitas informações novas sobre o funcionamento da plataforma em si. Ele é focado, como o próprio nome já diz, na aba de recomendações (que no feed recebe o nome de “Para Você”) e na visibilidade dos tweets.
Conforme o que foi divulgado sobre o algoritmo de recomendação do Twitter, é possível chegar a 3 conclusões importantes e que podem ajudar quem trabalha com marketing para redes sociais ou quer engajar mais o seu conteúdo.
1. Sobre os usuários
O algoritmo de recomendação do Twitter leva em consideração o número de seguidores “importantes” que uma conta tem. Se você é seguido por pessoas que têm grande visualização em seus conteúdos e são consideradas influentes, logo os seus tweets também serão mais visualizados.
2. Sobre a classificação
A inteligência artificial classifica os tweets conforme o valor percebido de cada um. Assim, cada usuário tem acesso àqueles que são mais interessantes e relevantes para si.
3. Sobre a filtragem
Tweets que, de acordo com o processo, não são mais interessantes vão recebendo menos divulgação conforme o tempo passa. Por isso, algo que você viu enquanto rolava o feed há algumas horas pode não aparecer mais.
Quais fatores afetam a visibilidade de um tweet?
Muitas especulações surgiram ao longo dos anos sobre o que realmente afeta a visibilidade de um tweet. Por isso, a recente revelação de Elon Musk trouxe um verdadeiro frenesi para quem usa a rede diariamente. Alguns fatores, como o uso de imagens e vídeos em um tweet, foram confirmados como ações que trazem maior visibilidade.
Vamos conferir agora o que, de acordo com a revelação do algoritmo de recomendação do Twitter, pode afetar de forma positiva ou negativa a visibilidade dos tweets.
Ser seguido por usuários de páginas importantes (com grande influência)
Se você tem uma conta com muitos seguidores importantes, ou seja, usuários com grandes visualizações, isso significa que os seus tweets serão mais recomendados se comparados a contas de usuários que não possuem seguidores com tanta influência.
Twitter Blue tem maior alcance
Recentemente, Elon Musk tornou possível a assinatura mensal para garantir o selo de verificação ao lado do nome. E também foi confirmado que usuários que possuem o Twitter Blue tem um alcance muito maior em suas postagens.
Conteúdo que gere engajamento
O Twitter gosta de conteúdos que geram engajamento. E, para isso, você precisa postar algo que agrade a sua rede de seguidores, certo?
De acordo com o algoritmo do Twitter, quando você posta algo e alguém dá um like, a sua publicação recebe um boost de 0,5. Se o tweet é retweetado, esse boost vai para 1. E, se o usuário entra na sua conta e permanece por mais de 2 minutos lendo uma thread, esse valor sobe para 11.
Confira a tabela completa com o peso das ações:
Ação do usuário | Efeito | Peso |
Curtiu seu tweet | Positivo | 0,5 |
Retweetou seu tweet | Positivo | 1 |
Clicou no seu usuário e permaneceu lendo uma thread por 2 minutos ou mais | Positivo | 11 |
Acessou seu perfil e curtiu ou respondeu seu tweet | Positivo | 12 |
Respondeu o seu tweet | Positivo | 27 |
Respondeu o seu tweet e você interagiu com sua resposta | Positivo | 75 |
Solicitou para “ver com menos frequência” seus tweets, bloqueou seu perfil ou silenciou seu perfil | Negativo | -74 |
Reportou seu tweet | Negativo | -369 |
Tweets com imagens e vídeos
Tweets com imagens e vídeos tem um alcance muito maior (4 vezes mais) do que aqueles apenas com palavras. Portanto, ao twittar sobre qualquer assunto, sempre insira uma foto ou vídeo para ilustrar o que você quer dizer.
Feedbacks negativos
Feedbacks negativos impactam diretamente na visibilidade de um tweet. Se um usuário clicar em “ver com menos frequência”, o seu tweet receberá um efeito de -74 pontos. Se alguém reportar o seu tweet, esse número é de -369, mesmo antes da plataforma realizar a avaliação.
O que isso significa para os profissionais que trabalham com marketing digital?
A divulgação do algoritmo de recomendação do Twitter foi considerada uma ação revolucionária por parte de quem trabalha com marketing. Todas as redes sociais trabalham desta forma, mas a rede do passarinho foi a única, até o momento, a ter a “coragem” de divulgar o que é considerado na hora de aumentar a visibilidade de um tweet.
Essa ação foi considerada positiva por muitos, afinal agora é possível saber como aumentar o número de visualizações de um tweet. Ao mesmo tempo, isso pode trazer muitas complicações no futuro. As fazendas de robôs, principalmente russos, são um grande risco para as contas, afinal um simples reporte em um tweet e esse mesmo tweet perderá 369 pontos.
👍 Curtida não é uma boa métrica para Redes Sociais
Curtidas não pagam boletos e sua estratégia nas redes sociais precisa gerar resultados consistentes em termos de vendas para justificar todo esforço empregado nestes canais. O engajamento nas publicações do seu perfil é fundamental para o crescimento da sua audiência, todavia, as ações devem estar sempre voltadas para vendas, relacionamento e branding.
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