Verificação de Perfil nas Redes Sociais: saiba a importância e a transição para uma funcionalidade paga
Nos últimos tempos, a internet ficou repleta de dicas para evitar golpes virtuais. Com cibercriminosos cada vez mais empenhados em tirar dinheiro das vítimas, é importante estar atento a tudo que pode ser feito para não cair em armadilhas. Uma delas, é conferir a veracidade dos perfis que entram em contato com você. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre a história por trás das contas verificadas, os benefícios de possuir a verificação de perfil nas redes sociais, o modelo de assinatura para contratar os selos e a estratégia Twitter Blue.
Se você tem uma conta no Instagram, Facebook ou Twitter, com certeza o selo de verificação de perfil nas redes sociais – aquele símbolo branco com fundo azul – já chamou a sua atenção. E, seja sincero: mesmo que por um breve instante você desejou ter este ícone também em suas contas, não é mesmo?
Muitas pessoas com pouca experiência no ramo das redes sociais acabam criando e divulgando uma ideia falsa de que a verificação de perfil nas redes sociais não tem importância. Muito pelo contrário: este selo garante aos usuários que as contas em questão são verdadeiras e que se pode confiar no conteúdo ali divulgado.
Nos últimos tempos, a internet ficou repleta de dicas para evitar golpes virtuais. Com cibercriminosos cada vez mais empenhados em tirar dinheiro das vítimas, é importante estar atento a tudo que pode ser feito para não cair em armadilhas. Uma delas, é conferir a veracidade dos perfis que entram em contato com você.
A seguir, vamos entender um pouco mais sobre a história por trás das contas verificadas, os benefícios de possuir a verificação de perfil nas redes sociais, o modelo de assinatura para contratar os selos e a estratégia Twitter Blue.
Se você é empresário de um pequeno ou médio negócio ou trabalha como assistente de marketing, este artigo tem muito a contribuir para a sua trajetória profissional. Portanto, olhos na tela para acompanhar tudo o que você precisa saber!
Conteúdo deste Post
A história por trás das contas verificadas
A história por trás das contas verificadas remonta ao ano de 2009. Tudo teve início em uma briga judicial disputada entre o Twitter e um jogador de beisebol. Na época, Tony La Russa tinha um perfil na rede do passarinho e, navegando por ela encontrou outro perfil feito por uma pessoa aleatória que se fazia passar por ele.
Pensando na melhor forma de responder ao processo que corria na justiça, o Twitter informou aos seus usuários que seria criado um selo de verificação (marca azul) para os perfis que fossem oficiais.
Segundo a mesma linha de pensamento, em 2014 o Instagram trouxe para a sua própria plataforma o sistema de verificação. O objetivo de ambos, tanto do Twitter quanto do Instagram, era manter os impostores, contas falsas e spams longe dos usuários verdadeiros.
Twitter Blue
Em 2022, o Twitter passou por um processo de transição e o empresário Elon Musk assumiu o comando da rede. Em uma atitude um tanto quanto impensada, lançou o Twitter Blue – um serviço de assinatura onde o usuário precisaria pagar apenas US$ 8 (pouco mais de R$ 40) mensais para ter a sua conta verificada.
Você já pode ter imaginado o que aconteceu. Muitas contas falsas começaram a pagar o Twitter Blue para receber o selo de verificação. Poucas horas depois do lançamento, a novidade foi tirada do ar e voltou um mês depois com novos critérios pré-estabelecidos.
Para ter acesso ao Twitter Blue, o usuário precisa atender a determinados critérios elencados pela plataforma. E, ao que tudo indica, o verificado pago no Twitter veio mesmo para ficar!
Meta Verified
Seguindo os passos do Twitter, a Meta (empresa resultante da aquisição do Instagram pelo Facebook) anunciou as fases de testes para o Meta Verified. O valor a ser pago é de US$ 11,99 (pouco mais de R$ 60) mensais.
Tendo como experiência o que aconteceu com o lançamento rápido do Twitter Blue, o Meta Verified decidiu seguir por um caminho diferente e criou uma lista de espera antes de permitir que os usuários assinem o serviço.
Como faço para entrar na lista de espera do Meta Verified
O plano Meta Verified para Instagram e Facebook foi lançado no último dia 17 de março, mesmo dia em que começaram as inscrições para a lista de espera. Para tentar conseguir a verificação de perfil nas redes sociais de forma paga, você precisa:
- Ter mais de 18 anos;
- Fornecer um documento com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho, por exemplo).
É importante ressaltar que usuários assinantes do Meta Verified não poderão, posteriormente, alterar informações como foto, nome de perfil e de usuário e data de nascimento.
Benefícios de possuir a Verificação de Perfil nas Redes Sociais
O selo de verificação de perfil nas redes sociais traz muitas vantagens aos usuários, entre elas a certeza de uma maior segurança para a conta, afinal você estará separado dos perfis fakes; maior visibilidade e alcance; mais autenticidade para os conteúdos e, em caso de dificuldades, acesso direto a um suporte humano e não um bot.
Verificação de Perfil nas Redes Sociais: o modelo de assinatura veio para ficar
Com certeza você deve contar com ao menos um serviço de streaming, como a Netflix, Amazon ou HBO. Aprender a usar este mesmo formato em relação às redes sociais pode ser algo novo, mas que merece atenção. Afinal, a verificação de perfil nas redes sociais só tem a crescer e expandir.
Tanto o Twitter Blue quanto o Meta Verified prometem aos usuários assinantes experiências exclusivas – muito diferentes do que eles estão acostumados sem o selo de verificação.
E falando novamente em segurança, a proteção da conta dos assinantes será muito maior se comparada aos usuários comuns. Em tempos de aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), isso se torna ainda mais importante.
Twitter Blue prova que a estratégia de assinatura funciona
Assinar o Twitter Blue é uma ótima experiência para o usuário da rede do passarinho. Essa assinatura traz vantagens únicas para quem aceita pagar a mensalidade e se encaixa nos pré-requisitos. Com o Twitter Blue o assinante pode:
- Publicar tweets com até 4 mil caracteres;
- Realizar uploads de vídeos mais longos;
- Priorizar respostas em determinadas conversas;
- Ter acesso a outros recursos que irão melhorar a experiência do usuário.
A verificação de perfil nas redes sociais é o melhor caminho para separar “o joio do trigo”. Se você é mais velho, já deve ter ouvido essa expressão popular. Se é do time dos mais novos, nós explicamos: somente com o selo é possível saber quais contas são realmente verdadeiras.
A transição para a funcionalidade paga pode ter sido um pouco confusa logo que o Twitter Blue foi lançado, afinal não haviam pré-requisitos e qualquer um podia ser assinante. Mas com a evolução do serviço e a entrada do Meta Verified é possível perceber que esse modelo vai se expandir (e muito!) ainda neste ano de 2023.
🚀 Não perca Vendas para seus Concorrentes
O Inbound marketing veio para ficar e você não precisa perder mais nenhuma venda para seus concorrentes por conta desta nova realidade. Essa estratégia de marketing digital auxilia empresas a crescerem seu faturamento através do universo digital. De forma bem resumida, são ações com objetivo atrair visitantes qualificados ao site da empresa, por intermédio de conteúdos relevantes, que permitam a conversão de leads e criação de autoridade para sua marca. Tudo isso sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios.
Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento de vendas através da internet.
Confira também:
👉 Marketing Conversacional: saiba o que é e os benefícios ao aderir a essa tendência
👉 Youtube Shorts: o que é e como criar conteúdos de sucesso neste formato?
👉 Google lançará Chatbot com Inteligência Artificial em seu Buscador ainda em 2023
👉 Calendário de conteúdo para Redes Sociais: entenda os benefícios e como criar o seu