Google Analytics 4: o que mudou e como fazer a migração
O Google Analytics 4 é a nova versão do Analytics. Ele representa o futuro da análise de dados, pois, por meio dele, é possível obter uma série de informações até então desconhecidas. Comparado com as versões anteriores, o GA4 oferece aos proprietários de sites/aplicativos e profissionais que trabalham com Marketing uma série de recursos avançados de análise e insights, incluindo a integração com recursos do Google Cloud e a coleta de dados em tempo real.
A atualização para o Google Analytics 4.0 – versão GA4 – trouxe novas funcionalidades, tornando a contagem de conversões muito mais inteligente e flexível. Para quem trabalha com Marketing, essa mudança foi muito bem-vinda.
Se você está um pouco perdido e não sabe realmente qual a importância do Google Analytics na mensuração de dados no universo digital, nós explicamos: com essa ferramenta gratuita, é possível rastrear as interações e engajamento dos usuários nos seus sites e/ou aplicativos.
Ou seja, utilizando o Google Analytics 4.0 você consegue monitorar o comportamento dos usuários na sua página da web e, a partir disso, coletar informações sobre essa interação, incluindo tempo de permanência, número de visualizações da página, localização geográfica, dispositivo utilizado, entre tantas outras.
A análise realizada a partir dos dados do Google Analytics permite a tomada de decisões estratégicas e o aprimoramento da experiência do usuário no site, por isso essa ferramenta é tão valorizada por quem trabalha no ramo de Marketing. O estudo a partir dos dados coletados com o GA4 pode contribuir significativamente para o aumento do tráfego, das conversões e, consequentemente, dos resultados.
Ao longo deste artigo, vamos entender o que é o Google Analytics 4.0, quais as principais diferenças entre esta nova versão e o Google Universal, como migrar para o GA4 e o que deve acontecer com as contas universais. Continue conosco para saber mais. Boa leitura!
Conteúdo deste Post
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é a nova versão do Analytics. Ele representa o futuro da análise de dados, pois, por meio dele, é possível obter uma série de informações até então desconhecidas.
Comparado com as versões anteriores, o GA4 oferece aos proprietários de sites/aplicativos e profissionais que trabalham com Marketing uma série de recursos avançados de análise e insights, incluindo a integração com recursos do Google Cloud e a coleta de dados em tempo real.
O GA4 foi lançado, em versão de testes, em outubro de 2020 com o objetivo de substituir a versão Universal Analytics. Ele apresenta uma nova interface de usuário que é mais fácil de navegar e oferece uma visualização mais clara dos dados. Além disso, a nova versão da ferramenta permite a integração de dados do aplicativo móvel e o rastreamento de eventos.
Embora o GA4 seja uma atualização significativa em relação às anteriores, a transição é opcional e as versões anteriores do Google Analytics ainda são válidas – mas não por muito tempo.
No entanto, usar o Google Analytics 4 pode oferecer vantagens competitivas para as empresas e organizações que desejam conhecer mais sobre o comportamento dos usuários e, desta forma, tomar melhores decisões estratégicas.
A nova versão traz algumas modificações que incluem:
- Possibilidade de saber mais sobre a jornada cliente por meio da coleta de dados em aplicativos e sites que este visita;
- Dados baseados em eventos ao invés de sessões;
- Controles de privacidade: modelagem comportamental, medição sem cookies e estimativa de conversão;
- Recursos preditivos;
- Integrações com plataformas de mídia de forma direta para ajudar a promover ações em seu app ou site.
Quais as principais diferenças do GA4 para o Google Universal?
O Google Analytics 4 traz mudanças significativas em comparação ao Google Universal (versão GA3) que vinha sendo usado desde 2012. A migração, inclusive, pode gerar algum desconforto no início, principalmente levando em consideração algumas diferenças já na interface. Mas nada que você não se habitue logo nas primeiras semanas de uso.
As principais diferenças entre as duas versões do Google Analytics incluem:
Jornada do cliente medida em diferentes dispositivos
Com o Google Analytics 4, você poderá acompanhar e metrificar a jornada do cliente por vários dispositivos. Por meio dos recursos Relatórios e Exploração, disponíveis na nova versão, você conseguirá analisar os dados de forma muito mais inteligente e eficaz.
GA4 oferece Medição Aprimorada
Por meio do GA4, o Google traz ferramentas de análise de público muito mais eficazes. Agora, você conseguirá analisar diferentes dados, como cliques externos, rolagem, engajamento em vídeo e outras interações até então desconhecidas.
Machine Learning
A captura de informações no GA4 é feita por meio de Machine Learning. Desta forma, a versão não depende dos cookies para fazer a análise do comportamento dos usuários dentro do site. O GA4 faz isso de forma totalmente independente, utilizando recursos de inteligência artificial.
Como migrar para o Google Analytics 4?
Migrar do Google Universal para o Google Analytics 4 é bastante simples. No início, é importante manter as duas contas em atividade até que a nova versão comece a gerar os dados.
Confira o passo a passo para migrar para o Google Analytics 4:
- Primeiramente, você precisará acessar a área administrativa do GA Universal;
- Em seguida, deve clicar em Administrador;
- Agora é hora de acessar a propriedade em Assistente de Configuração do GA4;
- Ao clicar no botão Primeiros Passos você criará uma conta do GA4. Em seguida, surgirá uma nova tela com algumas observações que você deve avaliar. Se em algum momento do passado você personalizou a Tag, você deve saber que ela não será válida e você precisará, necessariamente, criar novos eventos;
- O passo seguinte é clicar em Criar Propriedade.
- Se tudo estiver certo, aparecerá um sinal de conectado mostrando que a sua conta GA4 e o seu site estão conectados.
O que acontecerá com as contas do GA Universal?
Apesar de não ser obrigatória a migração para o Google Analytics 4, é preciso saber que, conforme o que já divulgou o Google, a partir do próximo dia 1º de julho de 2023 as contas do GA Universal não vão mais avaliar os dados.
Ou seja, você vai acessar o Google Universal e não haverá novas informações para serem analisadas. Você poderá até fazer um teste e entrar no seu site ou aplicativo em tempo real e vai perceber que o Analytics continuará mostrando nenhum acesso. Por isso, é muito importante que você comece a trabalhar imediatamente na migração para a versão GA4.
Sobre os dados anteriores que estão registrados nas contas do GA Universal, o Google ainda não divulgou se estes serão extintos com a atualização para a nova versão. O que se sabe, até então, é que você poderá acessá-los, mas não poderá migrá-los para o GA4.
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