Fatores de ranqueamento orgânico em buscadores: aprendizados com o vazamento do Yandex
Yandex é o nome da principal ferramenta de busca utilizada na Rússia. Pode-se, inclusive, dizer que ela seja tão conhecida por lá quanto o Google é no Brasil. A empresa foi fundada em 1997 e disponibiliza atualmente diferentes serviços aos usuários, incluindo busca por imagens, webmail, rastreamento de desempenho e tantos outros. Mas, o que tornou o Yandex conhecido mundialmente? Em janeiro deste ano, o buscador sofreu um ataque cibernético onde foram vazados exatos 1.922 fatores de ranqueamento orgânico da ferramenta. Para os profissionais que trabalham com SEO, este foi um grande acontecimento para que se possa entender como o algoritmo trabalha.
Com certeza você já parou para pensar sobre os principais fatores de ranqueamento orgânico no Google. Afinal, o que faz com que determinada empresa apareça entre os primeiros resultados? Saber a resposta para essa pergunta é muito importante se você quer figurar na primeira página quando alguém busca pelo seu serviço e/ou produto.
Agora outra pergunta pode estar surgindo: por que é tão importante estar na primeira página de resultados? Faça esse questionamento a si mesmo ou aos seus conhecidos. Ao procurar por algo no Google, quantos deles passaram para as páginas seguintes de resultados? Aí está a sua resposta.
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência de marketing californiana ImFORZA, 75% dos usuários nunca passam para a segunda página de resultados ao buscar algo na internet. Logo, entender quais são os principais fatores de ranqueamento orgânico é fundamental para que você esteja entre os primeiros.
Recentemente, em janeiro deste ano, um grande vazamento de dados de um buscador acabou virando o centro das atenções. Mais de 1.900 fatores de ranqueamento orgânico foram divulgados, o que fez com que muitas empresas começassem a estudar e colocar em prática novas técnicas de Search Engine Optimization (SEO).
Ao longo deste artigo, vamos conhecer o que é o Yandex e o que realmente aconteceu com o buscador, quais os fatores de ranqueamento orgânico desta ferramenta e o que eles podem nos indicar sobre o Google, principal buscador usado pelos brasileiros. Boa leitura!
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Contextualização: o que é Yandex e o que ocorreu com o buscador?
Yandex é o nome da principal ferramenta de busca utilizada na Rússia. Pode-se, inclusive, dizer que ela seja tão conhecida por lá quanto o Google é no Brasil. A empresa foi fundada em 1997 e disponibiliza atualmente diferentes serviços aos usuários, incluindo busca por imagens, webmail, rastreamento de desempenho e tantos outros.
Mas, o que tornou o Yandex conhecido mundialmente? Em janeiro deste ano, o buscador sofreu um ataque cibernético onde foram vazados exatos 1.922 fatores de ranqueamento orgânico da ferramenta. Para os profissionais que trabalham com SEO, este foi um grande acontecimento para que se possa entender como o algoritmo trabalha.
Apesar de ser um buscador independente e diferente do Google, estima-se que os fatores de ranqueamento orgânico de ambos possua uma similaridade de cerca de 70%. Então, se você quer entender como aparecer na primeira página de resultados do Google, uma boa dica é começar conhecendo os dados do Yandex que foram divulgados.
Quais são os fatores de ranqueamento orgânico do Yandex?
Entre os 1.922 fatores de ranqueamento orgânico do Yandex que foram divulgados recentemente, nem todos podem ser aproveitados. Da totalidade, 988 estão obsoletos, ou seja, são tão antigos que não correspondem à realidade atual e 244 não são mais utilizados.
Logo, sobraram 690 fatores de ranqueamento orgânico que podem realmente ensinar algo para quem trabalha com SEO. Você pode acessá-los na totalidade ou, então, baixar a lista para consultar posteriormente. Este, aliás, é o mais indicado, pois não se sabe por quanto tempo o Yandex deixará esses dados disponíveis.
Entre os fatores de ranqueamento orgânico que foram divulgados, alguns já eram velhos conhecidos de quem trabalha com SEO, enquanto outros realmente pegaram os espectadores de surpresa. Entre eles estão:
Utilização de PageRank
O PageRank é uma forma de mensurar a autoridade de uma página na internet. Esta ferramenta foi criada pelo cofundador do Google, Larry Page e, ao que tudo indica, é utilizada pelo Yandex. Para se chegar a um resultado, são analisadas a qualidade e a quantidade de links que são recebidos por um site.
Mensuração por meio de Cliques e Taxas de Cliques (CTR)
Outro fator de ranqueamento orgânico usado pelo Yandex, segundo as informações divulgadas, é a mensuração através de Cliques e Taxas de Cliques (CTR). São analisadas a quantidade de vezes que um anúncio foi exibido e a quantidade de cliques que ele obteve (cliques divididos por impressões).
Aparição da palavra-chave
Este é um dos fatores de ranqueamento orgânico mais conhecidos pelos estudiosos de SEO. Quanto mais a(s) palavra(s)-chave(s) aparecerem ao longo do texto e em títulos, melhor será para o conteúdo.
Priorização de certos sites
Há muito tempo se fala nos bastidores que alguns sites recebem maior atenção dos buscadores, principalmente se eles estiverem ligados à Finanças, Medicina e Direito. Inclusive, essas páginas são conhecidas como Your Money or Your Life (YMYL) que, em tradução livre, significa Seu Dinheiro ou Sua Vida. Logo, páginas como a Wikipedia, por exemplo, é comum aparecerem antes nas páginas de busca.
Saiba mais sobre: O que é EAT e como ele pode afetar o tráfego orgânico em seu site?
Criação de URL
De acordo com o que foi divulgado, a URL da página deve ter uma relação semântica com a pesquisa do usuário, ou seja, precisa ser formada por palavras que tenham o mesmo significado ou sentido. Entre outras questões que falam sobre URL, um ponto considerado negativo na hora de ranquear as páginas é o acréscimo de números.
Conteúdo relevante para o usuário
Como você deve imaginar, o conteúdo divulgado na web precisa ser relevante para o usuário que faz a busca. Portanto, a utilidade das informações também conta como um dos principais fatores de ranqueamento orgânico do Yandex.
Classificação média do domínio
Outro fator de ranqueamento orgânico do Yandex diz respeito à classificação média do domínio em todas as pesquisas. Essa questão traz novamente à tona a necessidade de realizar content pruning (poda de conteúdo), ou seja, excluir do site conteúdos que não recebem números altos de visitas durante o mês.
O que os vazamentos do Yandex podem nos indicar sobre o Algoritmo do Google?
Michael King, um nome de destaque entre os profissionais dedicados ao estudo de SEO, disse algo que pode ilustrar o que esse vazamento indica sobre os algoritmos do Google: “O Yandex não é o Google. Ainda assim, ambos são motores de pesquisa de última geração que mantêm-se na vanguarda da tecnologia”.
Apesar de aparentemente terem bastante similaridades entre si, inclusive muitos afirmam que ex-funcionários do Google atualmente trabalham para o Yandex, é impossível afirmar com certeza que os fatores de ranqueamento orgânico utilizados por um servem igualmente para o outro.
O que os vazamentos do Yandex podem trazer são diferentes ideias para os profissionais que trabalham com SEO. Além dos fatores de ranqueamento orgânico já conhecidos, é possível ver outros que são utilizados por um motor de busca tão grande quanto o Google e, a partir daí, começar a pensar “fora da caixa”.
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Você gostaria de crescer o faturamento da sua empresa sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios? Caso esse questionamento faça sentido para o seu negócio, você PRECISA ampliar as ações em otimização de SEO. Como resultado do emprego desta estratégia, o site da sua empresa passará a receber tráfego orgânico qualificado, algo que pode fazer uma verdadeira revolução em suas vendas.
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