Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

Fake influencers: o que são e como identificá-los

Fake influencers, apesar do nome, são pessoas reais que utilizam truques para aumentar o engajamento, ou seja, o número de seguidores e interações tendo como objetivo chamar a atenção de marcas que desejam divulgar seus produtos e/ou serviços. Os fake influencers não tem influência sobre um público real, pois muitos dos seus milhares e até mesmo milhões de seguidores simplesmente não existem.

Vista de perto das mãos das pessoas usando dados em smartphones móveis - Fake influencers

Instagram, TikTok, Twitter e LinkedIn. Essas são apenas quatro redes sociais da atualidade e aposto que você ou a sua empresa tem conta em, ao menos, uma delas. Mas se não tem, saiba que deveria. Em um mundo cada vez mais digital, os negócios que não estão presentes nas mídias sociais deixam de alcançar uma gama bastante grande de clientes.

Com certeza você já deve ter ouvido falar no termo influenciador digital. Considerado por muitos como uma profissão, os produtores de conteúdo lucram com a influência que exercem sobre o público que os acompanha. 

Quando você contrata um determinado influenciador digital, significa que milhares (ou até mesmo milhões) de pessoas terão acesso a sua marca. Muitos destes indivíduos dificilmente chegariam a sua empresa se não fosse pelas redes sociais.

Então, como forma de tentar alcançar o seu público-alvo, você investe uma fatia importante do valor que seria destinado ao marketing da sua empresa em um contrato com um influenciador digital. Com todos aqueles seguidores, você tem certeza que conseguirá um retorno financeiro rápido.

Só que nem sempre isso acontece. Sabe por quê? Talvez você tenha sido enganado por um dos muitos fake influencers (influenciadores digitais falsos) que usam números altos para chamar a atenção, mas os resultados são bem diferentes dos esperados.

A seguir, vamos entender o que são fake influencers, quais os truques mais utilizados por eles e como identificá-los na hora de fechar uma parceria. Boa leitura!  

Fake influencers: o que são?

Fake influencers, apesar do nome, são pessoas reais que utilizam truques para aumentar o engajamento, ou seja, o número de seguidores e interações tendo como objetivo chamar a atenção de marcas que desejam divulgar seus produtos e/ou serviços.

Os fake influencers não tem influência sobre um público real, pois muitos dos seus milhares e até mesmo milhões de seguidores simplesmente não existem. 

Entretanto, em meio aos fake influencers, existem influenciadores reais que são vítimas de disparos de spam ou promessas de crescimento inexistentes. Muitas vezes, mesmo sem culpa, acabam perdendo seguidores e parcerias. Por isso é tão difícil identificar quem realmente está dizendo a verdade no mundo digital.

Quais são os truques mais comuns utilizados por fake influencers

Se você quer aprender sobre como identificar os fake influencers, continue lendo este artigo. Vamos conhecer agora os truques mais comuns utilizados por eles para simular engajamento nas redes sociais. Alerta de spoiler: você vai se surpreender com tamanha criatividade usada para enganar as marcas.

Emprego de robôs para simular engajamento

A grande maioria dos fake influencers utilizam robôs para interagir com o público. Isso significa que seguidores, curtidas e comentários são falsos, pois não tem uma pessoa real por trás deles.

Uma forma fácil de perceber quando o influenciador utiliza robôs de simulação de engajamento é lendo os comentários das publicações. Geralmente eles são muito parecidos ou aparecem fora de contexto.

Digamos que o influenciador fez uma publicação no feed mostrando um carro novo que comprou. Os comentários do robô podem ser: “Você está linda!”, “Amei a roupa” ou “Quando vamos marcar um jantar?”. Ou seja, frases muito diferentes do que realmente mostra a foto.  

Pods de engajamento

Os pods de engajamento são grupos que interagem uns com os outros nas redes sociais para ajudar no crescimento das páginas. São pessoas reais, mas não significa que são indivíduos que irão comprar o seu produto após ver a publicação do influencer. 

Os pods de engajamento, na verdade, nem veem as publicações. Os fake influencers que fazem parte desses grupos apenas repassam os links das suas postagens para os amigos curtirem, comentarem e salvarem. 

Funciona de forma simples: o influencer envia o link da sua postagem e todos que estão no grupo fazem três ações – curtir, comentar e salvar. Em seguida, outro envia uma nova postagem e todos fazem a mesma coisa. Viu? Simples e rápido, porém mentiroso.

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Follow for follow

Follow vem do inglês e significa “seguir”. Logo, follow for follow é o termo utilizado para “seguir e ser seguido”. Os fake influencers seguem diversas pessoas apenas para que elas os sigam de volta. Quando conseguem o que querem, deixam de seguir a pessoa.

Essa ação faz com que o número de seguidores cresça, porém sem manter a qualidade, sem serem pessoas realmente interessadas pelo que o influencer tem a oferecer.

Utilização de sorteios

Os sorteios em redes sociais são bem atrativos e geralmente movimentam um grande número de seguidores. Quanto maiores e melhores as premiações, maior é o número de pessoas que participam.

As regras geralmente incluem curtir a postagem, seguir o influenciador e mais uma dezena de outros perfis e marcar outras pessoas. Assim, os fake influencers se tornam muito maiores do que verdadeiramente são.

Compra de seguidores

A compra de seguidores talvez seja o truque mais antigo e mais comum entre os fake influencers. E é isso mesmo que você imagina: eles pagam por um número determinado de seguidores que serão adicionados as suas contas, mesmo sem as pessoas existirem. 

As compras movimentam 1, 5, 10 e até 20 mil seguidores em uma só aquisição. Aí o empreendedor olha o perfil e pensa: “nossa, que bacana, fulano tem 18 mil seguidores, vou propor uma parceria”. E, na verdade, acaba não tendo retorno, pois essas contas são irreais.

Como identificar os fake influencers?

  Para identificar os fake influencers não existe mágica. Você vai precisar tirar um tempo para acompanhar o perfil do influenciador que você está cogitando propor uma parceria. Entre no perfil todos os dias, acompanhe os conteúdos que a pessoa posta no feed e nos stories e faça uma análise com calma e precisão.

Uma boa dica é avaliar os comentários. Veja se o número bate com a quantidade de seguidores que a pessoa tem. Um influencer com 3,5 milhões de seguidores e apenas 10 mil comentários em uma publicação parece um pouco estranho, não é mesmo?

Antes de fechar negócio para que o influenciador divulgue a sua marca, verifique:

Se o público é real

Veja quais pessoas o influenciador segue, incluindo outros influenciadores, afinal pessoas deste ramo costumam ser amigas e trabalharem juntas em algumas parcerias. Entre nos perfis de alguns dos seguidores e veja se são realmente pessoas reais.

Comentários coerentes

Acompanhe os comentários das publicações e veja se são coerentes. Quando os robôs de simulação de engajamento são usados, os comentários dizem, geralmente, coisas aleatórias.

Alcance de público

Ao entrar no perfil do influenciador, abra a aba seguidores. Entre em alguns destes perfis e veja quantos seguidores essas pessoas têm. Indivíduos com mais de 1.500 seguidores dificilmente receberão a postagem do influenciador, pois suas contas não serão alcançadas pelo algoritmo.

Os fake influencers estão em toda a internet e identificá-los pode não ser uma tarefa tão simples assim. Mesmo que leve alguns dias, faça uma pesquisa e acompanhamento detalhados para não gastar o dinheiro da sua marca com um perfil que não entregará o resultado que você espera.

Gestão de Redes Sociais - Agência Primesoft MarketingGestão de Redes Sociais - Agência Primesoft Marketing

👍 Curtida não é uma boa métrica para Redes Sociais

Curtidas não pagam boletos e sua estratégia nas redes sociais precisa gerar resultados consistentes em termos de vendas para justificar todo esforço empregado nestes canais. O engajamento nas publicações do seu perfil é fundamental para o crescimento da sua audiência, todavia, as ações devem estar sempre voltadas para vendas, relacionamento e branding.

Para alcançar resultados expressivos em suas redes sociais, com melhor direcionamento dessa linha tênue entre engajamento e retorno sobre investimento (ROI), agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento da sua audiência.

Entre em contato conosco

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.