8 erros cometidos por empresas nas Redes Sociais
Sabemos que as empresas costumam usar as Redes Sociais para divulgar seus produtos e serviços. Para fazer isso da maneira correta, são necessários alguns conhecimentos de como essas mídias funcionam e quais as melhores formas de utilizá-las. Neste post você conhecerá os 8 erros cometidos por empresas nas Redes Sociais.
As Redes Sociais são um caminho para alcançar e conquistar o maior número de clientes possíveis. Utilizá-las, requer conhecimentos sobre seu funcionamento e melhores tipos de postagens para o seu público-alvo, de acordo com a plataforma utilizada. E claro, saber o que NÃO fazer para ter sucesso nas redes sociais da sua empresa é essencial, não é mesmo?
Confira abaixo, os principais erros cometidos por empresas nas Redes Sociais.
Os 8 erros mais cometidos por empresas nas redes sociais
→ Frequência de postagens
Pense na seguinte situação: você está à procura de um produto e vai parar no perfil de uma empresa que tem exatamente o que você deseja. Mas, ao visitar o perfil dessa empresa nas redes sociais, percebe que o conteúdo não foi atualizado nos últimos 6 meses. Há poucas postagens e um longo intervalo de tempo sem atualizações. Isso influencia na sua decisão de compra, não é verdade? Esse tipo de situação pode transmitir uma imagem negativa de que a empresa em questão não existe mais ou perdeu o padrão de qualidade.
Para uma empresa conquistar novos clientes através das Redes Sociais, a parte visual também será muito importante, uma vez que será a primeira impressão de seu potencial cliente com sua marca. Nesse sentido, busque utilizar imagens bem tratadas, fotografias de qualidade, e, principalmente, com tratamento profissional. E, acima de tudo, é ESSENCIAL manter o perfil de sua empresa nas redes sociais sempre atualizados. Se não for para manter o conteúdo atualizado, é preferível não utilizar a plataforma. Escolha somente as Redes Sociais que sua equipe consiga manter atualizada.
→ Conteúdo Superficial
Outra situação a se analisar: De que adianta produzir um texto enorme sobre um determinado assunto, se no final da leitura sobrarão mais dúvidas que ao iniciar? Complicado, concorda? Sendo assim, para publicar um conteúdo nas Redes Sociais, precisa ter embasamento, ou seja, pesquisar MUITO sobre o assunto no qual você deseja apresentar.
Tome cuidado com as informações contidas no que será publicado. Tenha a consciência de que a divulgação de informações equivocadas pode resultar em péssima experiência para seus seguidores. Então, quando encontrar um tema que seja do interesse do seu público-alvo, inicie uma boa pesquisa sobre o assunto, buscando informações relevantes e confiáveis. Desta forma, você poderá encantar seus seguidores, posicionar sua marca como autoridade em determinado assunto e realizar novas vendas a partir disso.
→ Mistura de conteúdos
É muito comum empresas produzirem conteúdos abordando os mais variados assuntos ao invés de focar no em temáticas relacionadas ao seu mercado alvo. Não adianta querer abraçar o mundo, se isso não é relevante para seu negócio. Concorda?
Para atrair a atenção de um futuro cliente por meio da geração de conteúdos para as Redes Sociais, você precisa criar um material de qualidade e em sintonia com seu mercado alvo. Caso contrário, poderá atrair atenção das pessoas erradas, gerando retorno negativo para seu negócio. Produza conteúdos que sejam relevantes para seu público a fim de atrair as potenciais clientes ao seu negócio.
→ Focar exclusivamente em seguidores
Se você acredita que o número de seguidores é a métrica mais importante para as empresas nas redes sociais, você está muito enganado. Vou explicar melhor: claro que esta métrica significa algo, é sinal de que sua empresa está aumentando a base de potenciais clientes com que se relaciona, mas e o engajamento? Seus seguidores são engajados com suas publicações? Eles curtem seus post, fazem comentários, marcam amigos e/ou compartilham suas publicações? Engajamento é uma métrica ainda mais relevante nas Redes Sociais, pois influenciam no alcance orgânico de suas publicações.
Você deve estar confuso e se questionando “Mas seguidores e engajamento não são praticamente a mesma coisa?” A resposta é simples. Não são! Vejamos: Uma empresa que possui 10 mil seguidores em seu perfil no Facebook, mas sem engajamento nas publicações, reduz o alcance de seus posts a praticamente ZERO. Isso ocorre porque o Facebook passou a direcionar para o Feed de Notícias de seus usuários somente conteúdo de páginas que os mesmos possuem engajamento, fazendo com que essa métrica ganhe uma relevância muito maior que a base de seguidores.
→ Falta de personalidade
Lembra o ditado “A primeira impressão é a que fica?”. Pois então… Sair por aí copiando outras empresas nas redes sociais não é nada legal, da mesma forma que utilizar imagens de outros perfis. Cada empresa precisa criar sua própria identidade visual. Desta forma, como o nome “identidade” sugere, o negócio será lembrado pelo visual diferente e exclusivo.
A identidade visual carrega a essência do negócio, é uma série de características que transmitem a personalidade de uma marca. Como o próprio desenho da logo, cartela de cores, tipografia, imagens. São os elementos que fixam a marca na memória.
Garanto que só com as formas e cores abaixo, você deve ter lembrado de alguma marca famosa, não é mesmo?
→ Não acompanhar métricas
As métricas são essenciais para saber se a sua estratégia de marketing social está atingindo o resultado esperado ou não. Se você não faz o acompanhamento dessas métricas, como saberá se está no caminho certo ou precisa realizar alguma mudança? Atualmente, grande maioria das redes sociais possuem Analytics, não havendo desculpas para não acompanhar seus resultados.
As empresas precisam manter-se atentas aos resultados gerados através do investimento feito nas Redes Sociais. Afinal, você pode estar investindo em alguma mídia que não gere retorno compatível ao seu investimento, seja por má gestão ou divergência de público. Analisar o engajamento em suas publicações, alcance dos posts, custo por envolvimento e demais métricas disponíveis, é essencial para aferição de resultados de sua estratégia de marketing social.
→ Perfil Incompleto
De nada adianta ter em sua página imagens e conteúdos de qualidade e em sintonia com seu mercado de atuação, se as informações sobre sua empresa não estão devidamente preenchidas. É natural o cliente buscar mais informações sobre as empresas nas Redes Sociais. Nesse sentido, ter um perfil completo e com informações atualizadas, faz TODA diferença.
Em algumas plataformas, como no Facebook por exemplo, você pode indicar o site de sua empresa, endereço completo, horários de funcionamento, telefone e e-mail de contato, prêmios recebidos, cardápio (no caso de restaurantes) ou até produtos comercializados por sua empresa (no caso de varejistas). Enfim, há inúmeras informações que você pode fornecer a seu público alvo através das redes sociais, com objetivo de atrair novos clientes e aumentar suas vendas.
→ Ignorar seus Potenciais Clientes
Não consigo entender empresas que possuem Perfil ativo nas Redes Sociais, mas não respondem comentários e mensagens inbox. Sem sombra de dúvidas, essa é uma forma rápida de afastar potenciais clientes. Estar disponível para atendimento a potenciais clientes é fundamental para que sua estratégia de marketing social gere o resultado esperado. Então, tire um tempo diário para dedicar-se a essa importante etapa.
Outro erro muito comum é ignorar as críticas e/ou sugestões vindas de seus clientes nas Redes Sociais. Muitas pessoas não aceitam críticas ou comentário negativos. Caso isso aconteça no perfil de sua empresa, tente contornar a situação com positivismo. Nem toda crítica deve ser levada tão “ao pé da letra”, mas muitas delas servirão para realizar melhorias em seu negócio. Ouça o que seus clientes dizem, seja cordial e agradeça pela oportunidade de poder melhorar.
Qual dos erros citados você considera o pior para ser cometido pelas empresas nas Redes Sociais?
Se você comete algum dos erros citados, espero que a partir daqui, busque mudanças e melhorias em suas estratégias de marketing social. Cuide das redes sociais que sua empresa utiliza, cada uma delas tem um conteúdo que gere mais resultado.
Caso pense que é muita coisa para dar conta, contrate uma agência especializada na Gestão de Redes Sociais para Empresas. Acredite em seu negócio e transmita isso a seus clientes.
Caso queira saber mais sobre o mundo do marketing digital, visite nosso Blog.
Meu nome é Jade Zart, Assistente de Marketing aqui na Primesoft.
Espero ter ajudado seu negócio com as dicas apresentadas!
Caso queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestão de novos conteúdos, entre em contato conosco, será um prazer lhe ajudar.
Bons negócios e até a próxima!
👍 Curtida não é uma boa métrica para Redes Sociais
Curtidas não pagam boletos e sua estratégia nas redes sociais precisa gerar resultados consistentes em termos de vendas para justificar todo esforço empregado nestes canais. O engajamento nas publicações do seu perfil é fundamental para o crescimento da sua audiência, todavia, as ações devem estar sempre voltadas para vendas, relacionamento e branding.
Para alcançar resultados expressivos em suas redes sociais, com melhor direcionamento dessa linha tênue entre engajamento e retorno sobre investimento (ROI), agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano de crescimento da sua audiência.