Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

Dicas de Usabilidade para melhorar a Conversão de seu Site ou Blog

No mundo digital ninguém gosta de perder tempo em sites ou blogs confusos, onde a informação é de difícil acesso e os links não levam a lugar algum. Usabilidade é justamente o contrário disto; é dispor as informações de forma simples e organizada, facilitando o acesso à informação e a navegação do usuário dentre os conteúdos disponíveis.

dicas de usabilidade - UX design

A usabilidade de um blog ou qualquer site deve caminhar em paralelo com o investimento em melhores práticas de SEO. Esta afirmação é uma das grandes verdades no mundo digital, pois todos querem converter seus acessos em leitores fiéis de seu site. Melhores práticas de SEO certamente irão aumentar os acessos de seu blog, mas está na usabilidade o segredo de satisfazê-los e convertê-los em leitores assíduos.

Então vamos começar a captar as dicas de usabilidade que vamos apresentar neste post:

DICA 01: Se o usuário não consegue navegar facilmente pelo conteúdo de seu site, ele não voltará novamente!

Ninguém se converterá em leitor de seu blog se não conseguir navegar pelo conteúdo disponível e encontrar facilmente a informação desejada. Para fazer com que o usuário fique satisfeito e retorne ao seu site, mantenha a navegação simples e consistente. Links quebrados podem gerar grandes frustrações, portanto evite-os a qualquer custo.

Para facilitar a navegação, é imprescindível que você coloque a TAG TITLE em todas as páginas, condizentes com o título do post ou do artigo. E quando fizer um link deste post em outra página do site, utilize o mesmo princípio, ou seja: mantenha a coerência entre o link e o título do post.

Informar a localização do usuário é outra grande premissa da usabilidade. O usuário que saber onde ele está e as páginas que percorreu para chegar ali (caso algum dia precise voltar ao conteúdo em questão). Para facilitar sua navegação, utilize a técnica de Navegação Estrutural (do inglês breadcrumb navigation), que consiste em um meio de localização na estrutura de seu site ou blog.

Exemplo Genérico: Home > Seção > Sub-seção
Exemplo Real: Home > Notícias > Converta acessos em seguidores de seu Blog

DICA 02: A importância da hierarquia visual em seu site!

Segundo os princípios da Programação Neuro Linguística, os usuários em geral têm maior percepção visual enquanto navegam no mundo digital. Dada a importância dos aspectos visuais em seu site ou blog, um dos principais fatores para simplificar uma página é mostrar com clareza as relações entre os elementos dela. Ou seja, quanto maior for a importância de um determinado tópico, maior deve ser sua visibilidade. Para melhorar a usabilidade de seu blog, agrupe tópicos semelhantes sob um cabeçalho em comum e mantenha áreas claramente definidas para cada seção.

DICA 03: Evidencie a porta de entrada do conteúdo desejado!

A porta de entrada do conteúdo desejado pode ser um campo de busca, o próprio menu de seu site ou o agrupamento de categorias existente dentre seus posts. Geralmente é através destas portas de entrada que um usuário encontra o conteúdo por ele desejado. Em virtude disto, deixe em evidência estas áreas para facilitar a navegação dos leitores de seu blog.

DICA 04: O segredo está em dispor de escolhas claras e simples!

Segundo Steve Krug, autor do Best-seller “Não me faça pensar”, o número de vezes que os usuários devem clicar é menos importante desde que cada clique seja uma escolha óbvia e os levem ao resultado esperado. Dispor de opções claras e simples dá maior segurança e facilidade de navegação ao usuário que visita seu blog.

DICA 05: Tudo o que for desnecessário não deve ser apresentado ao usuário!

Com o advento da internet é notável as mudanças nos hábitos de leitura dos usuários em geral. Em consequência ao bombardeio diário de informações, usuários não costumam gostar de perder seu preciso tempo lendo informações desnecessárias ou fora do contexto de sua pesquisa. Busque prover a seus usuários apenas informações coerentes com o desejado, provendo informações concisas e explicativas nas páginas de seu site ou blog.

Você já segue algumas destas dicas em seu site ou blog?
O que você achou destes post? Deixe seus comentários abaixo!

Ajude a divulgar estas informações…
Compartilhe o post nas Redes Sociais!

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.