WhatsApp Marketing

WhatsApp Marketing

Atualmente o WhatsApp é a Rede Social mais utilizada pelos brasileiros, com 91% de penetração na população que possui acesso à internet no país, segundo estudo CONECTAí Express, realizado pelo IBOPE. A Rede Social é consagrada por números incontestáveis: são mais de 42 bilhões de mensagens compartilhadas todos os dias e uma base de 1 bilhão de usuários no mundo.
 
De acordo com um estudo divulgado pelo App Annie, o brasileiro gasta em média 200 minutos diários em aplicativos conectados à internet, como apps de mensagens e redes sociais. Em termos gerais, os aplicativos de mensagem instantânea, redes sociais e serviços de streaming são os favoritos dos brasileiros.
 
Em janeiro de 2018, a Rede Social lançou o WhatsApp for Business e deu início ao que acreditamos ser uma revolução no relacionamento entre clientes e empresas. A plataforma é destinada ao uso comercial da Rede Social, possibilitando um contato direto entre empresas e clientes. Diferentemente do WhatsApp instalado nos celulares do grande público, o WhatsApp for Business possui alguns recursos adicionais.

WhatsApp for Business

Funcionalidades do WhatsApp for Business

  • Perfil Ampliado – para atender melhor a utilização comercial da rede social, foi disponibilizada novas informações para perfis comerciais.
    • – Breve Descrição da Empresa
    • – Endereço completo
    • – Ramo de atuação
    • – Horário de Funcionamento
    • – E-mail de Contato
    • – Site
  • Estatísticas de Utilização – com a utilização comercial da rede social, tornou-se necessário a abertura de algumas informações para mensurar a efetividade da ferramenta para relacionamento entre empresas e clientes.
    • – Mensagens Enviadas – mensagens enviadas por sua empresa.
    • – Mensagens Entregues – mensagens enviadas por sua empresa, que foram entregues ao destinatário.
    • – Mensagens Lidas- mensagens enviadas por sua empresa, que foram lidas pelo destinatário.
    • – Mensagens Recebidas – mensagens enviadas para sua empresa.
  • Mensagem de saudação – através do WhatsApp for Business você poderá configurar uma mensagem de saudação, podendo ser enviada sempre que alguém entrar em contato; somente para pessoas que não estejam em sua lista de contatos; ou ainda exclusivamente para grupos específicos.
  • Respostas rápidas – com o WhatsApp for Business você poderá cadastrar uma série de respostas rápidas, de forma a facilitar o atendimento de clientes em grande escala. Para utilizar as respostas rápidas, você precisará digitar “/” + o atalho cadastrado.
  • Mensagem de Ausência – através do WhatsApp for Business você poderá cadastrar uma mensagem de ausência, podendo deixar configurada para responder automaticamente quando seus clientes entrarem em contato fora do horário de atendimento definido.
WhatsApp for Business

ChatBot no WhatsApp já é uma realidade?

Ainda não existe ChatBot para WhatsApp, mas acreditamos que a inovação esteja bem próxima de ser implementada. O movimento em torno do WhatsApp for Business é um sério indício dessa impactante transformação. Atualmente, o ChatBot é realidade no Facebook e em muitas outras plataformas. Segundo um levantamento realizado pelo portal Business Insider, 67% das organizações que participaram da pesquisa já usavam o recurso no suporte ao cliente através do Facebook.
 
 

Como utilizar o WhatsApp na estratégia de Marketing Digital de minha empresa?

O WhatsApp desde muito já não é mais uma ferramenta exclusivamente de comunicação entre amigos e familiares. A Rede Social tem sido largamente utilizada no meio profissional para troca de mensagens, agendamentos e outros tipos de abordagens. Por ser uma ferramenta de comunicação que está sempre a mão, a taxa de abertura das mensagens é muito maior. Então, por que não utilizar a ferramenta em sua estratégia de Marketing Digital?
 
Muitos consumidores reduziram a utilização do e-mail por conta da praticidade do WhatsApp. Ao invés de bom e velho cartão de visitas, profissionais também estão optando apenas por adicionar o número de telefone do potencial cliente, o que já é suficiente para a troca de mensagens acontecer. Diante das mudanças nos hábitos dos indivíduos, precisamos fazer ajustes em nossas estratégias, com objetivo de fazer as ações promocionais alcançar nosso público-alvo.
 
Para fazer a divulgação de conteúdo promocional e informativo através do WhatsApp, sugerimos a utilização das listas de transmissão. Através do recurso, é possível realizar o envio de mensagens em massa para grupos de até 256 contatos, algo que tem dado bastante interação e geração de valor para nossos clientes. Mas tenha muita cautela para não “estressar sua base” enviando mensagens em excesso, ou até mesmo forçando a venda. Tenha em mente que você precisa criar um relacionamento com seus clientes para que a decisão de compra aconteça de forma natural, como uma consequência desse processo. E para que sua estratégia funcione no WhatsApp vale a mesma máxima do Marketing Digital: entregue conteúdo de valor.

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