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Tutorial para Criação de Landing Pages Otimizadas

landing pages
 
 
Há muito conhecimento de domínio público acerca de boas práticas para atrair visitantes ao seu site (publicações em blog, mídias sociais, e-mail marketing, SEO, dentre tantas outras formas). Apesar disso, ainda há um universo a ser explorado em termos de Conversão, algo essencial para mensurar o retorno sobre o investimento realizado em ações de Marketing Digital.
 
No presente artigo iremos tratar sobre Landing Pages, uma excelente ferramentas para melhorar suas conversões, embora tenha muitos outros tópicos a serem abordados sobre o tema, que passará a ser recorrente aqui no blog da Primesoft.
 
Em toda maratona, sempre há o primeiro passo!
 
Então, vamos lá…
 
 

O que são Landing Pages?

A tradução literal para Landing Pages são Páginas de Destino, ou seja, páginas de entrada de um site. Apesar disso, o mercado vem utilizando Landing Pages em formatos muito menos abrangentes, sendo essas páginas utilizadas com objetivo único de conversão, o que seria uma definição mais precisa para essa importante ferramenta para captação de Leads.
 
Páginas de objetivo único tendem a ser muito eficientes em seu propósito. Há diversas pesquisas no campo do comportamento humano que apontam a redução do número de opções como um facilitador do processo decisório de um indivíduo. Em marketing digital, isso pode ser traduzido em aumento do número de conversões.
 
Sites em geral possuem diversas opções de cliques. Esse universo de possibilidades não resultam em bons índices de conversão, motivo pelo qual as Landing Pages são criadas, apresentando um única opção ao visitante – CONVERSÃO!
 
 

Qual deve ser o objetivo de uma Landing Page?

O objetivo de uma Landing Page deve ser a conversão. Transformar o visitante em uma oportunidade de negócio, um lead. A definição mais genérica do termo conversão é “fazer o usuário do seu site cumprir uma determinada ação que tenha um valor mensurável para o seu negócio”.
 
Basicamente, existem dois tipos de possíveis Conversões em um site:

  • Direta: quando o visitante do site responde a uma oferta e realiza uma ação concreta em direção à compra.
  • Indireta: quando o visitante fornece algumas informações pessoais (nome, e-mail, telefone, empresa, etc.) em troca de uma oferta de conteúdo ou serviço gratuito.

 
No formato indireto de conversão, o visitante é atraído por um conteúdo relevante (uma isca digital) e aceita trocar seus dados de contato para ter acesso ao material distribuído gratuitamente. A seguir, apresentamos alguns formatos usuais de conteúdo a ser distribuído:

  • ebook
  • webinar
  • planilha
  • acesso experimental o um sistema
  • cupom de descontos
  • amostra grátis
  • diagnóstico gratuito
  • template gratuito
  • conteúdo de valor em geral (…)

 
 

O que seria um Lead?

Como mencionado no tópico anterior, Lead é uma oportunidade de negócio, ou seja, uma pessoa interessada nos produtos / serviços de sua empresa que tenha sido convertida indiretamente, registrando seus dados de contato e interesse por determinado assunto através de suas landing pages de captação.
 
Na maioria dos casos, um visitante é convertido indiretamente quando ainda está em fase de experimentação, buscando mais informações sobre seu produto / serviços antes de efetivamente comprá-lo. Ao converter um Lead, passa a ser objetivo da empresa a construção de um relacionamento com este indivíduo, visando ganhar sua confiança, construir posição de autoridade no assunto em questão antes de tentar realizar a venda. As fases de nutrição de um Lead funcionam como num relacionamento; no primeiro encontro você não propõe casamento, mas deve pegar os dados de contato para dar continuidade na relação.
 

funil de vendas - Converter Leads

 
 

Elementos de uma Landing Page

A criação de uma Landing Page focada em conversões exige a contemplação de 4 elementos básicos. São eles:

  • Cabeçalho: deve apresentar em linguagem objetiva e precisa o conteúdo da Landing Page, de forma a despertar a atenção do visitante. Utilizar palavras como Grátis / Gratuito auxiliam nesse processo. O cabeçalho de uma Landing Page deve evitar a estrutura de menu de seu site, visando manter o objetivo único na conversão, tema já tratado ao logo do presente artigo.
  • Informações do Produto: apresentar uma imagem do produto / serviço (mesmo que ilustrativa) e seu detalhamento em tópicos (de 3 a 5 itens apenas). Evitar adjetivos; usar linguagem objetiva e impessoal.
  • Ação de Conversão: o formulário de captação do Lead deve ser objetivo e o mais sucinto possível. Evite solicitar qualquer informação que não seja imprescindível ao seu processo de vendas, ou seja, se você não for ligar para seu lead nas horas seguintes ao preenchimento do formulário, não solicite tal informação. Cuidado ao solicitar informações que exijam muita reflexão por parte do visitante e evite pedir dados como Endereço e CPF, pois informações como estas repercutem de forma negativa em sua taxa de conversão.
  • Indicador de Confiabilidade: possivelmente o visitante ainda não conhece sua empresa. Em virtude disso, é interessante passar algumas informações que remetam confiança ao visitante, de forma a fazer com que ele preencha o formulário de captação sem receios. Alguns indicadores de confiança comumente utilizados: política de privacidade, depoimento de clientes, parceiros de sua empresa, logomarcas de entidades certificadoras, citações da sua empresa na mídia, dente outras possibilidades.

 

Elementos de uma Landing Page

 
 
 
Esse foi apenas uma introdução ao tema de conversões e Landing Pages. Ainda há muita informação a ser prolongada sobre o tema, como a Psicologia da Conversão, Implementação de Testes A/B, Nutrição de Leads, Pagamento Social, Jornada do Consumidor, enfim, uma infinidade de tópicos que pretendemos abordar nas próximas postagens, portanto, fique atento!
 
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