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SEO On-Page: Técnicas para Decolar seu Ranking no Google

Você deseja melhorar seu Ranking no Google para ter mais acessos ao site de sua empresa e fazer BOMBAR suas vendas? Se é isso que você busca, fique atento a este post, pois irei apresentar de forma bem objetiva algumas técnicas de SEO On-page que tenho usado nos projetos de marketing digital que gerencio aqui na Primesoft.

seo on-page para aumentar buscar em seu site

Tentarei ser bem direto e trazer a maior quantidade de imagens que conseguir para que você mesmo (ou sua própria equipe) consiga melhorar o SEO On-page do seu site, sem precisar contratar uma agência ou especialista em SEO.

E se você achar algumas dessas técnicas interessantes para seu business, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais, mostrar este post para seu chefe e/ou colega de trabalho e curtir nossa perfil no Instagram, onde divulgaremos estratégias de sucesso em marketing digital.

Vamos Começar?
Não vejo a hora de transformar seu site numa máquina de vendas!!!

1- Resultados Conquistados com Técnicas de SEO On-Page

Antes mesmo de apresentar algumas das técnicas que temos utilizado aqui na Primesoft, gostaria que você entendesse melhor o poder que elas possuem. Sempre que compartilho meu trabalho com algum empresário local, dificilmente eles vislumbram o impacto positivo que um projeto de marketing digital pode trazer para sua empresa.

Vou exemplificar para facilitar sua compreensão. Imagine-se como dono de uma padaria de bairro. O que você acharia de um plano de marketing que conseguisse aumentar em 100x o número de clientes que frequentam seu estabelecimento? Bom, não é mesmo?

E na hipótese deste plano de marketing não demandar investimento em mídia paga, ficaria melhor? Seriam apenas clientes que organicamente optaram pelo seu estabelecimento, frente aos demais disponíveis na cidade. Muito melhor, correto? Pois então… Um projeto de SEO tem exatamente este objetivo, aumentar organicamente (sem investimento em mídias pagas) as visitas ao site de sua empresa, sendo o SEO on-page a melhor frente de melhoria, pois estão diretamente relacionadas a como seu site foi concebido e como você o gerencia.

Mas isso tudo é teoria e não vou desperdiçar seu tempo com novas ideias que ainda não foram testadas. As Técnicas de SEO On-Page que apresentaremos a seguir foram implementadas com sucesso em inúmeros clientes que temos atendido e os resultados foram surpreendentes. A seguir, trago o Case de um cliente de muito sucesso com nossa consultoria de SEO.

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Case do Curso Prova da Ordem

  • Sobre a empresa: O Curso Prova da Ordem foi fundado em 2012, visando a preparação de Bacharéis em Direito para Exame de Ordem em formato online. O site propõe o estudo através da resolução de provas anteriores na preparação para Exame da OAB.
  • Estatísticas de Acesso: O site do Curso Prova da Ordem possui um volume significativo de acessos. Em média, cerca de 27.000 bacharéis em direito acessam o site diariamente. Grande parte deste volume de acessos vem organicamente do Google, através das postagens diárias de conteúdo sobre o Exame de Ordem.
  • Atuação da Primesoft no Projeto: Em agosto de 2015 passamos a prestar serviços de marketing digital ao Portal Prova da Ordem, passando a produzir conteúdo, implementar melhorias de SEO, gerenciar as Redes Sociais da empresa e realizar campanhas de E-mail Marketing e Anúncios.

Desde então, consolidamos alguns importantes resultados: 

  • Conquista da 1ª colocação nos resultados de busca orgânica do Google para 600 diferentes termos.
  • Aumento de 780% o tráfego mensal orgânico ao site;
  • Ampliação da base de Leads em 800.000 contatos;
  • Aumento de 400% no faturamento da empresa!!

Agora que você visualizou como algumas técnicas de SEO On-Page podem revolucionar seu business, vamos apresentar o caminho do sucesso. Fique atento às técnicas utilizadas e prepare-se para conquistar resultados impactantes!!!


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2- Técnicas Básicas de SEO On-Page

Muitos empreendedores e analistas de marketing digital criam estratégias avançadas de marketing, mas esquecem do básico, que representa cerca de 80% do resultado. Diante disso, precisamos garantir que o básico esteja bem feito, para que você conquiste resultados sólidos com técnicas de SEO On-Page.

Tenha conteúdo de qualidade, atualizado e conectado ao seu business
O conteúdo é rei na internet e, se você deseja estar bem posicionado no Google, precisa garantir a qualidade do conteúdo do seu site. Além da qualidade, certifique-se que o conteúdo do seu site seja constantemente atualizado e esteja relacionado ao seu business, afinal, se sua empresa vende sapatos, não adianta fazer um post sobre a Gretchen só porque ela virou top trends no Google. Isso não irá ajudar de forma alguma seu posicionamento. Em relação ao tamanho de conteúdo por página, tente sempre ter páginas com 1.000 a 2.000 palavras. Para aprofundar seu conhecimento neste tópico, recomendo a leitura de nosso post sobre marketing de conteúdo.

Não esqueça das Tags de Hmtl de suas páginas
As Tags de Html são essenciais para um bom posicionamento no Google, por conta da melhoria no CTR (click through rate – taxa de clique) de suas páginas. As Tags Title e Meta Description são as principais, uma vez que representam justamente como determinada página do seu site é apresentada no resultado de busca orgânica do Google, vide imagem apresentada abaixo.

a) Title
Serve para definir o título de determinada página do seu site nos resultados de busca do Google. Deve representar uma prévia do conteúdo que o usuário encontrará nesta página do seu site. Para criar Titles chamativos, tente utilizar a palavra-chave em foco e algum adjetivo para despertar o interesse do usuário, como: “melhor”, “descubra”, “aprenda”, “saiba”, “o guia completo”, entre outras.

Vale ressaltar que você deve limitar seu Title aos 63 caracteres permitidos pelo Google e que não deve haver repetição de Titles em seu site, ou seja, cada página precisa de um Title único.

b) Description
Serve para descrever, com um pouco mais de detalhes, determinada página do seu site nos resultados de busca do Google. A description também deve representar uma prévia do conteúdo que o usuário encontrará nesta página do seu site.

Para criar descriptions chamativos, tente utilizar a palavra-chave em foco e junto a uma call to action (CTA), como: “clique para mais detalhes”, “clique e saiba mais”, entre outras. Vale ressaltar que você deve limitar sua description aos 320 caracteres permitidos pelo Google – isso mesmo, recentemente foi aumentado para 320 caracteres 😉

Utilize imagens e/ou vídeos no conteúdo de suas páginas
Imagens e vídeos são excelentes ferramentas para comunicar determinados assuntos e utilizá-los, sem excessos, pode ajudar no melhor posicionamento do seu site no Google. Em relação ao uso de imagens, em especial, você deve ter cuidado com alguns aspectos:

a) Nome do arquivo: tente utilizar imagens com nome de arquivo descritivo. Ex: “tags-html-seo-on-page.jpg”

b) Texto alternativo: tanto para deficientes visuais que utilizam leitores de tela, como para o Crawler do Google, apresentar um texto alternativo (atributo ALT) para cada imagem facilitará a navegação e entendimento sobre o conteúdo do seu site. No texto alternativo, tente descrever ao que corresponde a imagem em questão.

c) Tamanho do arquivo da imagem: evite utilizar imagens com tamanho igual ou superior a 400kb em seu site. Imagens muito pesadas aumentarão o tempo de carregamento do seu site e prejudicará seu posicionamento no Google. Utilize plataforma otimizadoras de imagens, como é o caso do TinyPNG.

d) Dimensões da imagem: evite utilizar uma imagem com dimensões muito superiores ao necessário. Caso a imagem seja apresentada em seu site com tamanho máximo de 300 x 300 px, você não precisa uplodar uma imagem de 1200 x 1200 px, correto?

Utilize os Headings do Html no conteúdo de suas páginas
No desenvolvimento do conteúdo entre as páginas do seu site é super indicado que você utilize a estrutura de Headings do Html.

<h1> , <h2> , <h3> , <h4> , <h5> e <h6>

Essa prática contribuirá para melhor estruturação do conteúdo do seu site e será pontuado positivamente pelo Google. Esses elementos indicarão ao Crawler do Google a prioridade de tópicos no conteúdo das páginas do seu site, sendo priorizados de forma hierárquica, ou seja, do menor para o maior ( <h1> seria o tópico mais importante e assim por diante).

Para um melhor aproveitamento dos Headings, sugiro que você adicione a palavra-chave em foco sempre que possível. Este post inclusive segue essa técnica, afinal, a busca por um melhor posicionamento no Google é uma constante em nosso dia-a-dia.


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Configure uma OG image
A OG image seria a imagem a ser apresentada sempre que o link de alguma pagina do seu site seja divulgada nas Redes Sociais, como o Facebook. Recomenda-se que a OG Image siga o tamanho de 476 x 249 px para não haver cortes. Além da OG Image, você pode configurar a OG TitleOG URLOG Description, dentre outras. O Compartilhamento Social é um dos fatores analisados para posicionamento no ranking do Google e, caso você prepare seu site para o compartilhamento social, suas chances de melhorar neste quesito serão muito maiores.

Garanta que seu site utilize URL amigáveis
Tornar as URLs do seu site amigáveis é essencial para um bom posicionamento no Google. Para facilitar seu entendimento, vou utilizar exemplos:

Como não fazer
www.primesoft.com.br/blog.php
www.primesoft.com.br/blog.php?categoria-id=6
www.primesoft.com.br/blog.php?post-id=456

Exemplos de URLs amigáveis
www.primesoft.com.br/blog
www.primesoft.com.br/blog/categorias/marketing-digital
www.primesoft.com.br/blog/post/como-criar-urls-amigaveis

Seu site PRECISA ser multi plataformas
A partir de abril de 2017 o Google passou a descartar dos resultados de busca orgânica feitas a partir de dispositivos móveis, sites que não são não adaptam-se ao dispositivo utilizado para acessá-lo (celulares e tablets). Com a larga utilização de celulares para pesquisas rápidas no Google, não consigo entender empresas que ainda não reformaram seus sites para oferecer uma boa experiência a usuários que estejam acessando via dispositivos móveis. Se sua empresa encontra-se nessa situação, não perca mais tempo e leia nosso post sobre tecnologias para desenvolvimento de sites responsivos.

Linkagem interna
Linkar as páginas do seu site é fundamental para um bom posicionamento no Google. Essa prática ajuda bastante a melhorar a navegação entre conteúdos do seu site. Apesar disso, este não é o único benefício no emprego desta técnica. Quem trabalha há algum tempo com SEO já deve ter ouvido falar sobre Page Rank e Domain Authority, métricas criadas para tentar aproximar ao algoritmo de ranqueamento de sites do Google.

Para não alongar muito neste tópico, serei bem simplista na explicação. As páginas do seu site possuem diferentes pontuações para o ranking do Google, e uma forma de transmitir autoridade entre as páginas do seu site é através da linkagem interna. Caso você tenha interesse em aprofundar-se neste tema, não esqueça de deixar seu comentário ao final do post, para que eu possa fazer uma publicação abrangente sobre o assunto.

3- Técnicas mais sofisticadas de SEO On-Page

Habilite o HTTPS em seu site
Com o objetivo de tornar a experiência do usuário ainda mais segura, o Google privilegia sites com HTTPS nos resultados de busca orgânica. Além de ser fundamental para SEO, foi anunciado que a partir de outubro de 2018 o Chrome passará a identificar em destaque sites que não possuam HTTPS, ou seja, o fator credibilidade e segurança poderá ser melhor explorado ou não por sua empresa, portanto não dê mole!

Para seu melhor entendimento, SSL é um documento eletrônico emitido por uma Autoridade Certificadora (AC), que valida o domínio e a entidade detentora de um site, certificando que trata-se de uma página verdadeira. De forma prática, trata-se de um caminho criptografado (seguro) entre seu site e o servidor.

Esteja Conectado ao Search Console
Você ainda não utiliza o Search Console do Google? E espera colocar seu site na primeira página de resultados orgânicos como? Não há mágica nesse processo! Para trabalhar com SEO você precisa estar conectado ao Search Console (antigo Webmaster tools para quem já trabalha há algum tempo na área). A seguir vou apresentar três técnicas bem simples de serem seguidas e sua empresa começar a melhorar seus resultados. 

Analise o CTR de suas páginas: A análise do CTR (click through rate – taxa de clique) das páginas do seu site é essencial para saber se o Title e Description configurados estão despertando o interesse do usuário.

Basicamente você precisará analisar quantas impressões suas páginas estão recebendo (quantas vezes suas páginas são apresentadas nos resultados de busca orgânica) e os cliques que as mesmas recebem. A relação de cliques / impressões resulta no CTR da página.

A técnica de melhoria consiste em pegar páginas com uma quantidade elevada de impressões e baixo CTR e melhorar o Title e Description das mesmas, buscando aumentar o tráfego a estas páginas e, consequentemente, melhorando seu posicionamento no Google.

Para visualizar este relatório, acesse seu Search Console, selecione o Menu Tráfego de Pesquisa > Search Analytics e marque para apresentar Páginas, com comparativo de Cliques, Impressões e CTR, conforme apresento na imagem a seguir.

Google Search Console

Conquiste as primeiras posições do Google em temáticas temporais
Esta técnica pode não servir para todos os business, mas, caso sirva, pode fazer grande diferença para alcançar as primeiras posições do Google em temas temporais, desde que você seja rápido na produção de conteúdo.

Vou dar um exemplo para facilitar seu entendimento. Aqui na Primesoft atendemos um cliente que atua no mercado de Preparação para Concursos. Neste tipo de mercado, há diversas temáticas temporais, onde ser o primeiro site a lançar determinado conteúdo faz toda diferença. Vou dar alguns exemplos: 

  • Lista dos Aprovados em determinado Concurso
  • Análise do Edital do Concurso
  • Abertura de Inscrições para o Concurso
  • Questões anuladas na prova
  • Dentre outras…

Estar nas primeiras colocações do Google abrange uma série de fatores. Apesar disso, para temáticas temporais como estas, temos um hack muito eficiente. Para isso, você precisará coletar a informação em primeira mão. Em posse dessa informação inédita, seja ágil na geração de um post sobre o tema, publique no seu site e seja o primeiro a avisar o Google sobre este novo conteúdo.

A essa altura você precisa saber que o Crawler do Google demora um tempo para indexar novas páginas do seu site. Para publicações em caráter de urgência, você não precisa aguardar o tempo padrão que o Crawler demora para indexar novas páginas do seu site, pois há um recurso para solicitar indexação imediata.

Para solicitar a indexação imediata de alguma nova página em seu site, você precisa acessar o Search Console, acessar as opções Rastreamento > Buscar como Google, conforme imagem a seguir. Você então completa a URL com o endereço da nova página, pressiona o botão Buscar e Renderizar e depois no botão Solicitar Indexação.

Search Conole Google

→ Tenha um Sitemap.xml:
Seu site precisa ter um Sitemap.xml para aumentar o número de páginas indexadas pelo Google. O Sitemap.xml serve como um grande índice para o Crawler do Google indexar todas as páginas do seu site de forma mais rápida.

Caso seu site ainda não tenha um, vale lembrar que você pode utilizar sites para gerar automaticamente seu sitemap.xml, embora plataformas como o WordPress já façam isso automaticamente através de plugins. Outro detalhe bem importante é cadastrar seu Sitemap.xml no Search Console do Google, facilitando o acesso ao mesmo por parte do Crawler. A seguir apresentamos uma imagem para agilizar este cadastro.

Garanta que seu site seja carregado rapidamente
Aqui ocorre a maioria dos erros que percebo no mercado brasileiro: a contratação de servidores aquém da necessidade. Já é conhecimento de todos que seu site precisa ser carregado rapidamente para estar bem posicionado no Google.

Ultimamente este tem sido um fator muito considerado pelos buscadores, dada a larga utilização de smartphones nas pesquisas, que nem sempre contam com conexão wi-fi.

Se sua empresa busca resultados expressivos, não será a hospedagem de U$ 10 / mês que irá te levar até seu objetivo. Você precisa fazer diferente. Contrate um serviço focado na localização do seu mercado-alvo, ou seja, se o foco de atuação da sua empresa é no Brasil, porque seu site estará hospedado nos Estados Unidos?

Há uma série de estratégias que podem melhorar a performance do seu site, desde refactoring no código do seu site até mesmo serviços de content delivery network (CDN). Caso você deseje que este assunto seja melhor aprofundado, não esqueça de deixar seu comentário ao final do post, para que eu possa fazer uma nova publicação complementando este tópico, apresentando os serviços que temos utilizado.

→ Determine uma Focus-Keyword para as páginas do seu site
A produção estratégica de conteúdo sempre deve objetivar responder a dúvida de algum usuário que faz uma busca no Google. Como eu gosto de dar exemplos para facilitar seu entendimento, trago justamente o case dessa publicação que você lê.

Diariamente, várias pessoas fazem pesquisas no Google com o termo “SEO On-Page”. Pessoas que fazem buscas sobre este tema, geralmente trabalham em alguma empresa que demandam ou possuem projetos que envolvem marketing digital, justamente nosso mercado de atuação. Apesar disso, não tínhamos nenhum post ou página focado neste termo de busca aqui no site da Primesoft. Logo, surgiu o interesse em elaborar um conteúdo focado nesta temática, sendo definido o termo “SEO On-Page” como a focus-keyword do post.

A elaboração estratégica de conteúdo inicia-se pela definição de uma focus-keyword. Digo isso, pois não faz sentido algum produzir qualquer conteúdo sem ter um objetivo claro. Além disso, essa focus-keyword precisa estar presente em alguns elementos fundamentais do conteúdo a ser produzido, conforme apresentado nos tópicos a seguir. 

  • A focus-keyword deve aparecer no corpo do texto da página com relevância, ou seja, precisa constar repetidas vezes (densidade 1% em relação ao conteúdo da página);
  • A focus-keyword deve aparecer nos headers principais da página;
  • Evite utilizar “stop words” na Focus-Keyword (“a” / “de” / “o” / “um” / “e” …..);
  • A focus-keyword deve aparecer no primeiro parágrafo do conteúdo de sua página;
  • A focus-keyword deve aparecer na URL da página;
  • A focus-keyword precisa aparecer no Title da página ;
  • A focus-keywords deve aparecer na Description da página;
  • A focus-keywords precisa aparecer na tag ALT de pelo menos uma imagem da página.

4- Conclusões sobre SEO On-Page

Definitivamente, há uma série de técnicas para melhorar o SEO On-Page de um site. Devemos assumir que é um vasto campo de atuação e nunca conseguiríamos esgotar este assunto em um único post. Como você pode ver ao longo do post, tentamos trazer o que temos utilizado no dia-a-dia aqui da agência, com a experiência de quem já trabalha há 8 anos neste mercado, tendo atuado em projetos dos mais diversos segmentos de mercado.

Caso você deseje especializar-se no assunto, recomendo que você siga nossas Redes Sociais, onde constantemente postaremos novidades e novas estratégias que utilizamos para colocar nossos clientes na primeira posição da busca orgânica do Google. Apesar disso, se este não for seu foco de atuação, recomendo que você busque orientação profissional com quem entende do assunto. E nisso, com certeza poderemos ajudá-lo!!! 

“A única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se desespere. Assim como no amor, você saberá quando tiver encontrado.” (Steve Jobs)

Sobre o Autor

Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.

Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!

Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.

Bons negócios e até a próxima!

Fernando Barcellos - Gerente Projetos Marketing Digital

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Otimização de SEO - Agência Primesoft MarketingOtimização de SEO - Agência Primesoft Marketing

💸 Tráfego Orgânico é sempre mais Barato

Você gostaria de crescer o faturamento da sua empresa sem a necessidade de pagar por cliques em campanhas de anúncios? Caso esse questionamento faça sentido para o seu negócio, você PRECISA ampliar as ações em otimização de SEO. Como resultado do emprego desta estratégia, o site da sua empresa passará a receber tráfego orgânico qualificado, algo que pode fazer uma verdadeira revolução em suas vendas.

Ficou interessado? Agende uma mini consultoria gratuita com nosso gerente de projetos para montar um plano para melhorar o posicionamento do seu site em buscas orgânicas.

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