Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

Evite cópia para geração de conteúdo em Sites e Blogs

Você sabia que a cópia de conteúdo é extremamente negativa para seu site? Entenda as razões neste artigo preparado exclusivamente para tratar desse importante tema.

O roubo de conteúdo é uma das grandes dificuldades identificadas entre sites geradores de notícias e blogueiros em geral. Basta uma matéria / artigo / post ser postado na internet para que sistemas ou pessoas mal intencionadas repliquem a mesma informação, com ou sem a intenção de aproveitar do esforço empregado pelo autor.
 
Em virtude disto, elaboramos este post para que você possa mostrar às ferramentas de busca, em especial ao Google, que você é o autor de determinado conteúdo. E, a partir do momento em que você concebe a autoria de seus artigos, seu posicionamento nas buscas orgânicas será alavancado, haja vista que o Google penaliza conteúdos em duplicidade.
 
 

Sobre Mecanismos de Busca

O objetivo dos mecanismos de busca, em especial o do Google, é bem simples: juntar a informação presente na web e apresentá-la de forma simples e organizada. Para isto, o Google conta com um super-robô de busca, o Google bot, que processa o conteúdo presente na internet e o indexa, para posteriormente apresentá-los sempre que algum usuário faça uma nova busca. O que acontece é que este robô do Google identifica os mesmos conteúdos em diversos lugares, em sites que o desing são distintos, mas o conteúdo acaba sendo o mesmo.
 
Diante deste impasse, o Google criou uma série de algoritmos especificamente para tentar localizar a fonte original, ou seja, o verdadeiro autor do conteúdo. Através destes algoritmos utilizados pela principal ferramenta de busca existente na atualidade, busca-se apresentar aos usuários apenas os autores originais do conteúdo buscado, evitando assim a replicação de informações nos resultados de busca apresentados.
 
 

Como informar que sou o autor de determinado Conteúdo?

 
Para arquivos de RSS
Caso seu site ou blog utilize a plataforma WordPress fica mais fácil de você se apresentar ao Google como o verdadeiro autor de determinado conteúdo. Para isto, você irá precisar do plugin WordPress SEO. Este plugin irá adicionar uma linha em cada item do seu Feed RSS, referenciando o artigo do seu blog como original. Ou seja, com este plugin ativo, sempre que alguém ou algum sistema replicar o conteúdo acabará acrescentando um link para seu site / blog, na página que contenha o post original. Para as ferramentas de busca, quando um site referencia a outro em que o conteúdo é igual, identifica-se o site linkado como o autor do conteúdo.
 
Caso você não utilize a plataforma do WordPress, utilize o mesmo princípio e incremente seus arquivos de RSS publicando a fonte original do conteúdo (link à página do seu site / blog que contenha o post).
 
 
Proteção contra Ctrl+C Ctrl+V
Mesmo protegendo os arquivos RSS, sempre há um espertinho buscando conteúdo de fácil reprodução com um simples “Ctrl+C Ctrl+V”. Para proteger o conteúdo produzido pelo seu site ou blog você pode utilizar a ferramenta Tynt. O princípio da ferramenta é basicamente o mesmo, linkar a matéria copiada à página de origem.
 
 
Crie um arquivo de Sitemap.XML
Outra forma de informar às ferramentas de busca que você é o autor de determinado conteúdo é criando um arquivo de Sitemap.XML ao seu site ou blog. Ao criar um sitemap, você irá informar aos sites de busca todas as vezes que você publicar um conteúdo. Basicamente um sitemap consiste numa área que reúne links para todas as páginas do seu site
 
Em suma, estas são as principais e mais eficientes formas de indicar que você é o verdadeiro autor de determinado conteúdo. Utilize todas se possível e lembre-se de que se você for copiar algum artigo de outro site ou blog não se esqueça de identificar o autor!!
 
 
Espero ter lhe ajudado com estas dicas!
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Twitter.
 
Fazemos posts sempre que publicamos algo novo!
 

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.