Blog de Marketing Digital

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS POR E-EMAIL

Conheça mais sobre Cloud Computing!

Empresas como Amazon, Google e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa Nuvem de Informação, que especialistas consideram uma nova fronteira da era digital. O primeiro serviço na Internet a oferecer um ambiente operacional para os usuários foi criado por um estudante sueco chamado Fredrik Malmer e era antigamente disponibilizado através do endereço WEBOS.

Conheça mais sobre Cloud Computing

O conceito de Computação nas Nuvens (tradução do termo em inglês cloud computing) refere-se à utilização de recursos computacionais advindos de servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. O armazenamento e processamento de dados são feitos em serviços virtuais que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de nenhum programa específico.
 
 

Vantagens e desvantagens do Cloud Computing:

 

Vantagens:

  • Não há necessidade de adequação do sistema operacional e hardware utilizado em seu computador para utilizar um aplicativo “na nuvem”;
  • Atualizações dos softwares em Cloud Computing são feitas de forma automática, sem a necessidade de que o usuário fique sabendo ou tenha que fazer algum ajuste;
  • A tecnologia em Cloud Computing é muito vantajosa para trabalhos corporativos, uma vez que o compartilhamento de informações e arquivos se encontram no mesmo lugar, sem fazer com que usuários tenham que trabalhar em diferentes versões;
  • Os dados armazenados nos softwares nas nuvens podem ser acessados em qualquer lugar, bastando que haja acesso à Internet, evitando os riscos de perda de informações armazenadas localmente;
  • Menor custo de manutenção da infraestrutura física e de hardware de redes locais cliente/servidor.

 

Desvantagens:

  • Perda de conexão à internet impede a utilização dos softwares na nuvem;
  • Possível diminuição da velocidade de processamento, uma vez que o processamento e transito de dados ocorrerá pela internet.

 
 

Software as a Service (SaaS)

Junto ao Cloud Computing surge outro conceito bastante importante e interligado: Software as a Service (SaaS) ou, em bom português, Software como Serviço. O conceito do SaaS surgiu logo após a popularização do Cloud Computing e só foi possível graças a esta nova abordagem tecnológica. Nesta modalidade, os softwares desenvolvidos passam a ser comercializados na forma de assinaturas periódicas, sendo a precificação destas assinaturas baseada nos recursos utilizados e/ou no tempo de uso.
 
Para facilitar seu entendimento sobre esta nova abordagem da indústria de softwares, vamos lhe apresentar um exemplo. Vamos supor que a empresa na qual você trabalha precise de um software para controle de estoque. Existem diversos sistemas prontos no mercado, os quais você precisa pagar uma licença de uso para poder utilizá-lo, além de necessitar realizar um investimento em hardware para isto (aquisição de um servidor local e montagem de uma rede interna).
 
Caso um dos fornecedores disponíveis trabalhe com o modelo SaaS, você não precisaria realizar um investimento na sua infraestrutura e pagaria um valor mensal conforme o uso do sistema, a exemplo, por número de usuários que o utilizasse ou pelo tempo em que o software esteja sendo utilizado. Muitas vezes, o preço da licença de uso ou mesmo do investimento necessário em equipamentos pode gerar um custo alto e não compatível com a condição financeira de uma empresa de pequeno / médio porte.
 
Neste modelo de negócios, a empresa interessada paga um valor baixo pelo uso da aplicação, deixando custos de infraestrutura por conta do fornecedor. Outra grande vantagem é o tempo necessário entre a contratação do serviço e o início de sua utilização, algo extremamente baixo comparado ao de montar uma infraestrutura local.
 
 

Exemplos de aplicações em Cloud Computing

Existem diversos aplicativos na internet que você utiliza através da tecnologia de Cloud Computing, mesmo sem saber. O que caracteriza a tecnologia é a ausência da necessidade de instalação de algum aplicativo específico para processamento ou armazenamento de dados. Vamos facilitar seu entendimento apresentando alguns exemplos da utilização desta tecnologia:
 
Receber e enviar e-mails: dependendo da sua idade você deve ter conhecido o Outlook da Microsoft. O Software consiste em um gerenciador de e-mails desktop. Você instalava o software, realizava algumas configurações e, a partir de então, passava a enviar e receber e-mails que ficavam armazenados em seu computador. A versão Cloud Computing do Outlook já está disponível, assim como serviços similares, como Gmail e Yahoo mail que fazem a mesma coisa do que o aplicativo desktop da Microsoft, mas utilizam os recursos da nuvem para melhor atender seus clientes.
 
gmail
 
 
 
Ouvir música em seu computador: ouvir música no computador sempre foi uma das atividades mais comum da juventude digital. Você baixava ou comprava arquivos em mp3 (ou qualquer outro formato), instalava um player igual ou similar ao Winamp e começa a escutar suas músicas favoritas. Apesar disto, baixar suas músicas favoritas levava muito tempo e poderia ser muito caro dependendo da variedade de estilos e bandas desejados. Aplicativos na nuvem como o Deezer, o próprio Youtube e até o brasileiro Rádio UOL, entretanto, surgem como uma grande alternativa para liquidar com necessidade de baixar e armazenar uma infinidade de musicas e clips desejados. Com a tecnologia de Cloud Computing você precisa apenas acessar o site e escolher a música desejada.
 
deezer
 
 
 
Jogar Games no computador: outra grande descoberta foi a possibilidade de jogar games online. Isso mesmo, jogar games on-line sem a necessidade de instalação de nenhum aplicativo. Com o advento do Cloud Computing muitos games com menor sofisticação de gráficos migraram para a nuvem. A exemplo disso, citamos um dos maiores sucessos dentre os Tower Defense games, o famoso Kingdom Rush.
 
kingdomrush
 
 
 
Caso você tenha se interessado pelas inovações geradas pelo Cloud Computing e pelas vantagens que o modelo de negócios SaaS pode trazer a sua empresa, conheça os Serviços oferecidos pela Primesoft.
 
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
 

Você está curtindo este Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos e torne-se um membro da comunidade PRIME!
Informe o seu nome.
Informe o nome da empresa.
Informe um e-mail válido.