Como Criar Excelentes Anúncios na Rede de Pesquisa do Google AdWords?
A Rede de Pesquisa do Google AdWords é o formato de campanha mais concorrido, onde os lances, em sua maioria, possuem valores mais elevados. Isso ocorre pois a ferramenta de busca do Google é líder de mercado, sendo a principal plataforma online onde potenciais compradores irão realizar uma pesquisa pelos produtos e/ou serviços de sua empresa.
Neste formato de campanha, os anúncios são sempre textuais, sendo apresentados na página de resultado de busca orgânica (SERP – Search Engine Results Page) nas primeiras e últimas posições da página (salvo quando a SERP apresente algum resultado do Google Shopping), vide imagem a seguir.
Ao criar um bom anúncio na Rede de Pesquisa, você poderá compensar um mau posicionamento orgânico do site de sua empresa, conquistado através de geração de conteúdo em conjunto estratégias avançadas de SEO.
Tutorial Rede de Pesquisa do Google AdWords
Para criar um bom anúncio para a Rede de Pesquisa do Google AdWords, você deverá ficar atento aos itens listados abaixo:
→ Título (linha 1 e 2): o título é a parte mais chamativa do anúncio e deve refletir a busca do usuário. Um limitador, entretanto, é a pouca quantidade de caracteres disponíveis, pois são apenas 30 para cada linha. Abaixo destacamos algumas dicas para criação de um bom título.
- Tente despertar curiosidade;
- Faça uma promessa (ex: aumente suas vendas com anúncios online);
- Seja provocador (ex: a crise pegou sua empresa?);
- Em seu título, utilize as letras iniciais das palavras em maiúsculo (ex: Compre Tênis Nike Online);
→ Descrição: o objetivo da descrição é atrair o clique de seu potencial cliente, utilizando apenas 80 caracteres. Um boa descrição é aquela que traz alguma argumentação relevante e uma chama para clique (CTA).
- Caso seja um anúncio de produto de maior valor agregado, foque nos benefícios do mesmo, não em suas características;
- Adicione um call to action;
→ Caminho: o caminho seria a URL de visualização do usuário, aquela que é apresentada logo abaixo do título de seu anúncio, em cor diferenciada (atualmente em verde). Uma boa URL de visualização é aquela que sintetiza o produto / serviço em oferta. Exemplo: para a um anúncio de um ebook sobre Adwords, poderíamos utilizar o seguinte caminho: www.primesoft.com.br/ebook/adwords
→ URL final: trata-se do endereço da página de destino de seu anúncio, ou seja, o endereço de seu site que o usuário será direcionado após clicar no anúncio. A URL é indiferente, pois não é apresentada ao usuário. O importante aqui é a qualidade da página de destino. Abaixo destacamos algumas boas práticas.
- A página de destino responde / resolve as dores do usuário prometidas no anúncio?
- É responsiva? Adapta-se bem a dispositivos móveis?
- Possui poucos links de saída?
- Possui formulário para captação do LEAD?
- A argumentação de venda foca nos benefícios ao invés das características de seus produtos / serviços?
→ Palavras-chaves: trata-se dos termos utilizados para realizar uma pesquisa no Google aos quais você gostaria de apresentar seu anúncio. Cada grupo de anúncios de suas campanhas deve possuir ao menos 30 palavras-chave, mas dependendo da estratégia, podem passar de mil palavras-chave. Para cada palavra-chave adicionada, você deverá optar por um dos tipos de correspondência especificados abaixo.
O vídeo acima é um tutorial do Google AdWords, que apresenta em 2 minutinhos as diferenças entre correspondências de palavras-chave e sua configuração no AdWords.
- Correspondência Ampla: nesse tipo de correspondência, seus anúncios serão exibidos em pesquisas que incluem erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes. Nesse sentido, caso sua palavra-chave seja “tênis feminino”, o usuário que pesquisar “comprar tênis para mulheres” poderá ver seu anúncio. Para utilizar esse tipo de correspondência, adicione a palavra-chave sem nenhum símbolo (ex: comprar calça jeans).
- Correspondência de Frase: ao utilizar esse tipo de correspondência em sua palavras-chave, os anúncios serão exibidos em pesquisas que correspondam a uma frase ou em variações aproximadas dela, com outras palavras antes ou depois. Apesar disso, os anúncios não serão exibidos caso haja um termo adicional no meio de sua palavra-chave ou se as palavras da frase estiverem dispostas em ordem distinta da que você utilizar em sua campanha. Nesse sentido, caso sua palavra-chave seja “tênis para homens”, o usuário que pesquisar “comprar tênis para homens online” poderá ver seu anúncio. Já se o usuário pesquisar por “tênis nike para homens”, seu anúncio não será exibido, dado que há um termo adicional no meio de sua palavra-chave. Para utilizar esse tipo de correspondência, adicione a palavra-chave entre aspas ( ex: “comprar calça jeans” ).
- Correspondência Exata: nesse tipo de correspondência, seus anúncios serão exibidos em pesquisas que correspondam exatamente às palavras-chaves escolhidas em sua campanha, ou que sejam variações aproximadas delas. As variações aproximadas incluem outra ordem de termos da palavra-chave adicionada à campanha (desde que não altere seu significado) e a adição ou remoção de termos de função gramatical (ex: preposições, conjunções, artigos e outras que não afetem a intenção da pesquisa). Nesse sentido, caso sua palavra-chave seja “tênis para homens”, o usuário que pesquisar “tênis homens” poderá ver seu anúncio. Para utilizar esse tipo de correspondência, adicione a palavra-chave entre colchetes ( ex: [comprar calça jeans] ).
- Correspondência Negativa: Esse tipo de correspondência serve para evitar que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas com determinada palavra-chave. Nesse sentido, se você administra uma loja virtual de calçados que não comercializa produtos de marca Nike, você pode adicionar uma palavra-chave negativa para evitar pesquisas por estes produtos. Para utilizar esse tipo de correspondência, adicione a palavra-chave com sinal de subtração( ex: -nike ).
→ Extensões de Anúncio: uma maneira simples e eficaz de fazer mais usuários clicarem em seu anúncio, melhorando o CTR da campanha, é através das extensões de anúncio do Google Adwords. Além de aumentarem a visibilidade de seu anúncio, as extensões fornecem informações que podem ser úteis à pessoa que estiver fazendo uma busca no Google. E o melhor de tudo é que o próprio Google escolhe, de forma automatizada e otimizada, qual das extensões disponíveis irá apresentar para cada usuário. Abaixo apresentamos uma breve listagem com as extensões de anúncio disponíveis.
- Sitelink: links para páginas de seu site;
- Frase de destaque: frases curtas, onde é possível destacar benefícios do produto e/ou serviço anunciado, ou até mesmo slogan de uma campanha;
- Snippets estruturados: lista de destaques oferecidos, como marcas, serviços, modelos e cursos;
- Chamada: inclusão do telefone de sua empresa no anúncio, que na visualização em dispositivos móveis possibilita iniciar uma ligação diretamente pelo anúncio;
- Mensagem: possibilita ao usuário enviar uma mensagem de texto através do seu celular, com um conteúdo pré-determinado pelo anunciante;
- Local: permite incluir o endereço da empresa usando a conta do Google Meu Negócio, exibindo a distância em relação ao usuário;
- Local de afiliados: atualmente só está disponível para revendedores de automóveis e redes varejistas nos Estados Unidos e no Reino Unido;
- Preço: lista de produtos, serviços e até eventos, onde é possível incluir o preço e links específicos;
- Aplicativos: destaque para o aplicativo Android ou iOS no anúncio;
- Comentários: comentários de clientes e influenciadores (é necessário ter o comentário registrado em alguma página do site);
- Extensões automáticas: são criadas automaticamente pelo Google, quando prevê que podem melhorar o desempenho.
→ Políticas do Google: a empresa possui uma séria política editorial que restringe algumas práticas consideradas inapropriadas ou abusivas. A listagem completa dessas prática podem ser conferidas no link acima. Apesar disso, reunimos as principais diretrizes de forma bem resumida para você.
- Não utilizar palavras em letras maiúsculas;
- Uso excessivo de números, símbolos ou pontuação;
- Uso excessivo de palavras como Grátis;
- Anúncios muito genéricos, que contenham frases vagas, como “Compre produtos aqui”;
- Sites ou aplicativos que estão em construção ou que simplesmente não estejam funcionando;
- Sites que não são visíveis nos navegadores mais utilizados;
- Sites que desativaram o botão “Voltar” do navegador;
- Anúncios com utilização de linguagem imprópria;
- Anúncios com repetição de palavras;
- Uso de superlativos, ou seja, palavras que que enfatizam superioridade (ex: O melhor curso de todos os tempos”)
Já está mais confiante para criação de anúncios na Rede de Pesquisa do Google AdWords?
Sobre o Autor
Meu nome é Fernando Barcellos, Especialista em Marketing Digital aqui na Agência Primesoft.
Espero ter ajudado sua empresa com o conteúdo desta publicação!
Caso você queira esclarecer alguma dúvida ou tenha sugestões para novos posts, entre em contato conosco ou deixe um comentário. É sempre um prazer conversar com os leitores aqui do Blog.
Bons negócios e até a próxima!
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