5 Tendências no Marketing de Conteúdo
Com o passar do tempo as coisas mudam naturalmente e com o Marketing de Conteúdo não é diferente. Ficar antenado às novidades, buscar sempre melhorar e inovar é essencial. O marketing digital vem crescendo muito nos últimos anos, marcando cada vez mais território, graças ao número de empresas que estão iniciando seus negócios no mundo virtual. Manter-se atualizado nas tendências desse importante mercado é nutrir seu negócio com as atuais abordagens de relacionamento digital com seu mercado-alvo. É sobre este tema que falaremos hoje, as principais Tendências no Marketing de Conteúdo para 2018.
Temos a consciência de que para conquistar a confiança de um potencial cliente somente o investimento em anúncios não é mais suficiente. O marketing tradicional já não supri as necessidades dos dias de hoje. É imprescindível a inovação constante, com geração de conteúdo com qualidade e transparência.
Esse ano, o mercado do Marketing Digital conta com alguns destaques no Marketing de Conteúdo. Aqui vão as principais coisas que você deve investir seu tempo e dedicação a fim de trazer sucesso para seu negócio.
→ IOT – Internet das Coisas
Você já leu ou ouviu falar sobre “Internet of Things (IoT)”? A “Internet das Coisas”, como chamamos, está presente em nossa vida já faz algum tempo. Mas ultimamente esse conceito cresceu tanto que nem nos demos conta. Num mundo cada vez mais conectado, o tema vem gerando alvoroço e está cada vez mais presente em nossa realidade. Desta forma, o Marketing de Conteúdo não poderia ficar de fora.
Pense comigo: Câmeras de segurança, videogames, televisões. Praticamente tudo está ligado a internet, até mesmo lâmpadas! Mas não para por aí, quanto mais os anos passam, mais conectados ficamos. É aí que está o conceito da IoT, ter cada vez mais objetos conectados a internet. Toda a conectividade serve para otimizar e tornar as coisas mais eficientes. Por que seria diferente com o Marketing de Conteúdo?
A Internet das Coisas é uma das Tendências no Marketing de Conteúdo, trazendo soluções e otimizando atividades cotidianas. Veja abaixo algumas das atividades que ela poderá otimizar:
- Gerenciar afazeres;
- Novos canais para comunicação (vídeos);
- Avaliar métricas;
- Prestar atendimento personalizado;
- Automatizar tarefas.
Além disso, você precisa adequar a geração de conteúdo de seu site a esta nova realidade, uma vez que os buscadores vêm inovando, ao disponibilizar conteúdo da internet em aparelhos não convencionais, como é o caso do Google Glass e o recente Minibox (parceria entre Amazon e Google).
O Mini Box é um assistente de voz e também, utilizado para automação de casas. Com ele você pode fazer pesquisas no Google de forma interativa. Nessas pesquisas, o Mini Box traz como resultado o primeiro colocado na busca orgânica do Google. Então mantenha a publicação de seus conteúdos de acordo com os critérios do Google, assim as chances de ter mais visualizações serão maiores.
→ Vídeos
Os vídeos estão sendo utilizados já faz algum tempo, mas nos últimos 2 anos tem sido uma explosão no mundo virtual. Quando antes eram meios de complementar posts, incrementar conteúdos e fazer algo diferente da maioria, hoje eles são levados a sério, fazendo visualizações em sites aumentarem e gerando MUITO engajamento. O YouTube deixou de ser apenas uma plataforma de entretenimento e transformou-se em uma forma de negócio.
É comprovado que, de 2016 para cá, está aumentando significativamente a quantidade de pessoas que preferem passar mais tempo em conteúdos que, além de textos, oferecem vídeo como complemento. Isso se deve ao fato de a preferência por assistir ser maior que a de ler. Para você ter noção, os vídeos do Facebook tem 135% mais alcance que imagens na busca orgânica.
Alguns dados que farão você utilizar vídeos em seu negócio:
- Nas Redes Sociais os vídeos têm 1200% mais compartilhamentos que imagens combinadas com texto;
- Sites que utilizam vídeos aumentaram suas conversões em 30%;
- Empresas aproveitam cerca de 41% melhor o tráfego na internet;
- Vídeos em Landing Pages aumentaram as conversões em 81%.
Não é a toa que o número de empresas que estão iniciando a criação de vídeos está crescendo cada vez mais. Os investimentos nessa modalidade de conteúdo está alto, a ponto de tornar-se um item essencial para quem quer aumentar o número de acessos ao site de sua empresa. Levando em consideração a necessidade da inserção de vídeo nos conteúdos, é importante lembrar que o Youtube não é a única forma para se fazer isso.
Transmissões ao vivo pelo Facebook e Instagram (streaming), e webinars também são excelentes formatos para alcançar seu público-alvo.
Vídeos ao vivo geram mais engajamento, pois transmitem o sentimento de “não querer perder” o conteúdo que está sendo apresentado. Então aqui vai um conselho: não tenha medo de investir seu tempo e conhecimento nessa modalidade, pois sem dúvidas, ela está entre as Tendências no Marketing de Conteúdo.
→ Automação de Marketing
Diante da correria diária, é preciso ter organização e tentar otimizar ao máximo o pouco tempo que temos disponível. Por este motivo, a automação de Marketing torna-se um grande diferencial!
No marketing, costumamos utilizar, além de sites e blogs, as Redes Sociais. Com tantos veículos para manter atualizados, a automação é mais uma das Tendências no Marketing de Conteúdo que veio para facilitar a vida de quem precisa fazer a gestão de diferentes plataformas de comunicação.
Para ilustrar com exemplos práticos, aplicando este conceito em seu dia-a-dia, você poderia planejar as publicações semanais de sua FanPage deixando-as previamente agendadas. No caso do e-mail marketing, você poderia realizar o agendamento de algumas campanhas, ou, caso queira ir um pouco além, poderia criar um fluxo automatizado de nutrição após conversão em determinada landing page (ex: disparo de 5 e-mails com conteúdo específico).
Ou ainda, criar um alerta para seu time de vendas sempre que algum potencial cliente seja classificado como oportunidade de vendas através de uma ferramenta automatizada de Lead Scoring. Enfim, são muitas opções para otimizar seu tempo e você precisa estar antenado a essas facilidades para poder trazer escala ao seu trabalho.
Motivos para fazer Automação de Marketing
- Otimização do tempo;
- Nutrição de Leads;
- Envio de conteúdos personalizados;
- Métricas;
- Custo reduzido;
- Aumento da receita.
E-mails, Facebook, Instagram, Linkedin. São diversas opções com o mesmo propósito, transmitir informação a fim de atrair, engajar e reter clientes potenciais. Fazer a administração das mesmas não é uma tarefa tão simples quanto parece, até porque cada uma tem um tipo de conteúdo que gera mais engajamento. Portanto, a automação de marketing é uma das Tendências no Marketing de Conteúdo que será de grande ajuda para seu negócio.
→ Conteúdo Relevante e Original
Não precisamos de mais conteúdos, precisamos de conteúdos relevantes. Esse foi um assunto comentado por Ann Handley no RD Summit 2017. O ano de 2018 pede menos conteúdos superficiais e mais posts autênticos e de qualidade. O conteúdo é o combustível do negócio. Portanto, um material bem escrito, com informações relevantes e originalidade é o mínimo que devemos oferecer.
Conteúdos ricos ou personalizados tendem a aumentar mais as conversões, isso ocorre pois as pessoas tendem a sentir-se especiais quando um material é produzido pensando em em suas necessidade. A sensação de importância surge naturalmente e o cliente-alvo sente-se mais confortável para agir diante dessa ação.
Conteúdos que facilitam o entendimento sobre determinado assunto tem o poder de conquistar e reter clientes, além de aumentar o engajamento. Há diversas maneiras de tornar um conteúdo rico, como por exemplo, inserindo:
- Infográficos;
- Imagens;
- Vídeos;
- Ebooks;
- Webinars.
Aproveitando que o assunto é conteúdo, os conhecimentos necessários para os geradores de conteúdos está mudando. Com a elevação da competitividade neste mercado, é preciso adaptar-se às novas necessidades para conquistar e captar cada vez mais clientes. Aprender a trabalhar com diferentes tipos de mídias, como produção e/ou edição de vídeos e até design gráfico, serão importantes diferenciais para profissionais atuantes na geração de conteúdo.
→ UGC – Conteúdo Gerado por Usuários
Aproveitando o tópico abordado anteriormente, aqui vai mais uma das tendências no marketing de conteúdo para esse ano.O aproveitamento da participação dos usuários na geração de conteúdos. Mas como utilizar usuários?
É simples! Você já percebeu a quantidade de ideias para a criação de novos conteúdos que são dadas por leitores e clientes potenciais nas páginas de seu site ou blog? Pois então, com a ajuda desses leitores, através de comentários por exemplo, você pode tirar ideias para a produção de novas postagens.
Por que utilizar UGC?
- Redução do custo de produção;
- Diferentes pontos de vista e ideias;
- Aumento de compartilhamentos;
- Crescimento da aproximação com seus clientes potenciais.
O UGC poderá trazer bons frutos para seu negócio. Diferentes visões, opiniões e a participação de usuários poderão aumentar o engajamento e a visibilidade de sua empresa. Isso se dará através do compartilhamento dessas novas postagens, já que o conteúdo foi criado a partir da necessidade de um cliente potencial.
Lembre-se, o Marketing de Conteúdo é o combustível para seu negócio, então é bom manter o tanque cheio de novidades para conquistar cada vez mais clientes.
Meu nome é Jade, Assistente de Marketing aqui na Primesoft.
Espero que as Tendências no Marketing de Conteúdo acima possam contribuir para o crescimento de seu negócio.
Caso queira saber como melhorar sua colocação na busca orgânica do Google, acesse aqui!
Tem alguma dúvida ou sugestão para o próximo post? Entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo!
Bons negócios e até a próxima!
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